Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A vinda de D. João Vl para o Brasil em 1808 teve como uma de suas conseqüências
O término da influência inglesa na economia brasileira.
Com o seu governo, aconteceu o chamado "Milagre Econômico" e o Brasil conquistou o tricampeonato mundial de futebol no México. Esse presidente que assumiu o poder em 30/10/1969 chama-se
O nome completo de Duque de Caxias, patrono do exército brasileiro, é
Os americanos decidiram financiar a siderurgia nacional, e a usina de Volta Redonda foi inaugurada em 1946. Em troca, o Brasil permitiu a instalação de uma base militar dos Estados Unidos na cidade
O principal produto agrícola brasileiro, durante o período colonial, foi
No século XIX, a História buscou afirmar-se como saber científico e, para tanto:
confirmou seu vínculo com a Filosofia, tida como necessária à análise crí-tica dos acontecimentos.
procurou afastar-se da Filosofia com o objetivo de banir a subjetividade e a metafísica do conhecimento.
estreitou seus laços com a Filosofia Iluminista, considerada suporte para a elaboração do método crítico.
rejeitou os princípios abstratos da Filosofia e, com êxito, eliminou a inter-ferência do sujeito na produção do conhecimento.
"Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas, ao contrário, é o seu ser social que determina sua consciência."(MARX, Karl. Prefácio de Para a crítica da Economia Política)
Nessa afirmativa, Karl Marx condensa um princípio fundamental de seu pen-samento. Assinale a alternativa que melhor traduz esse princípio expresso na citação.
A adoção de um ponto de vista materialista para a compreensão da vida em sociedade.
A definição da ideologia como forma de expressão abstrata e distorcida das relações sociais de produção.
A compreensão, extraída da filosofia de Hegel, do papel determinante da consciência sobre o ser social.
A perspectiva dialética para compreensão da dinâmica existente no interi-or da superestrutura.
Segundo José Carlos Reis, "a mudança substancial que o programa dos An-nales realizou pode ser chamada de revolução científica (...)". (REIS, J. C. A História, entre a filosofia e a ciência, p. 63)
Essa "revolução científica" promovida pelos Annales, no momento de sua fun-dação, é verificada:
na mudança dos objetos de pesquisa que passam a priorizar temas da história política e militar.
na aproximação da história com as "ciências auxiliares" para averiguação da autenticidade documental.
na mudança do conceito de tempo histórico, que consiste na superação estrutural do evento.
na abolição do realismo historiográfico pela crença na impossibilidade da compreensão objetiva do passado.
Nos últimos anos do século XX, afirmou-se uma concepção irracionalista do conhecimento histórico que reproduz traços e características da chamada "so-ciedade pós-moderna". Nessa visão pós-moderna, as fontes históricas:
são valorizadas como prova do passado e garantia da objetividade do co-nhecimento.
são tomadas como necessárias a uma análise quantitativa das realidades passadas.
são interpretadas como textos e representações sobre as experiências do passado.
ampliam-se em função da maior capacidade de arquivamento de dados pelos computadores.
O ensino e o ensino de História em particular têm sofrido significativas trans-formações, redefinido seus objetos, conteúdos e métodos. Dentre essas trans-formações, destacam-se, EXCETO:
a tentativa de superação da passividade do aluno diante do conhecimento, estimulando sua autonomia e reflexão.
a busca do abandono de práticas empiristas baseadas na simples trans-missão e memorização de conteúdos.
a utilização da pesquisa como princípio educativo, valorizando-se os conteúdos como instrumentais para a solução de questões propostas.
a transmissão do saber acadêmico para o currículo escolar anulando-se as diferenças entre o conhecimento universitário e o saber escolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...