Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ensino de História é muitas vezes criticado por ser excessivamente preso aos "fatos, grandes personagens e datas". Entretanto, muito se tem inovado na abordagem e tratamento dos conteúdos históricos, sendo a discussão sobre o tempo aspecto fundamental dessa renovação. Nos dias de hoje, são propostas significativas para o trabalho com a dimensão de tempo no ensino de História, EXCETO:
o abandono da dimensão do tempo cronológico.
a percepção da dimensão do tempo como duração.
a identificação da continuidade e descontinuidade da vida coletiva.
a abordagem dos diferentes ritmos presentes nas ações individuais e sociais.
A relação entre História e Memória tem sido bastante discutida entre os histo-riadores. Na situação descrita abaixo, há uma manifestação concreta dessa relação. Leia-a atentamente.
Assinale a alternativa que estabelece a relação História e Memória expressa na situação acima descrita:
A História é um segmento da memória que possui uma esfera de atuação e uma influência social relativamente limitadas.
Os historiadores, produtores de memória, preocupam-se mais em agradar ao seu público e, muitas vezes, distorcem o passado.
A história nega a memória na medida em que se utiliza da erudição e pro-cedimentos científicos, que apagam a espontaneidade da memória coletiva.
A história, fixando o que deve ser lembrado e esquecido, participa das relações de poder inscritas na sociedade, ao promover a manipulação da memória coletiva.
"As novas gerações de alunos habituaram-se à presença das novas tecnolo-gias de comunicação, especialmente o rádio e a televisão, que se expandiram como importantes canais de informação e de formação cultural. Entrava palas portas das escolas uma realidade que não poderia ser mais ignorada." (Parâ-metros Curriculares Nacionais: História. p. 27)
Diante dessa nova realidade, os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem que os professores de História:
confirmem a autoridade do livro didático como fonte objetiva e segura de informações sobre o passado.
orientem os alunos no sentido de diminuírem o tempo em que se dedicam à televisão para poderem se ocupar mais com os estudos.
questionem as informações extraídas dos meios de comunicação para revelar a falsificação da realidade nelas existentes.
utilizem dessas diferentes fontes de informação como recurso didático para revelar tradições e discursos variados sobre um mesmo tema.
No quadro da administração colonial portuguesa, era o órgão de poder consti-tuído de membros da sociedade. Sobretudo até meados do século XVII, passa a ser controlado pela classe dominante dos proprietários rurais expressando seus interesses. Graças ao seu enraizamento na sociedade, foi o único órgão que sobreviveu por inteiro e até se reforçou, após a Independência.
Esse órgão da administração colonial portuguesa no Brasil foi:
o Governo Geral.
a Ouvidoria.
a Câmara Municipal.
o Governo das Capitanias.
O escravo negro foi, fundamentalmente, a mão-de-obra predominante da eco-nomia brasileira entre os séculos XVI e XIX. São aspectos que caracterizam a escravidão de origem africana, no Brasil, EXCETO:
a condição de mercadoria do escravo, que fazia com que seu preço osci-lasse conforme a idade, sexo e habilidade para o trabalho.
as condições de exploração e violência a que eram submetidos os escra-vos, o que leva a Igreja Católica a condenar a escravidão africana.
a diversidade cultural existente entre os escravos em função de muitos se originarem de diferentes regiões, tribos e reinos africanos.
as diferentes formas de reação construídas pelo escravo, como fugas in-dividuais ou em massa, agressões a senhores e feitores e formação de quilombos.
Na América Latina de colonização espanhola, no século XIX, "o Estado que começava a se organizar depois de atingida a independência, assumiu como tarefa destruir a velha ordem colonial." (PRADO, Maria Lígia. A formação das nações latino-americanas. p.17)
Dentre as iniciativas implementada pelos Estados das novas nações latino-americanas visando alcançar o objetivo expresso na citação acima, encon-tram-se, EXCETO:
a destruição do regime de monopólios, restrições e privilégios comerciais.
a supressão dos favores econômicos e políticos anteriormente concedi-dos aos espanhóis
a separação entre Igreja e Estado, subordinando a primeira ao poder maior do Estado laico.
a superação da exclusão política e econômica antes impostas aos índios e camponeses.
Durante os primeiros anos do Império brasileiro, no século XIX, organizou-se o Estado Nacional que, como afirma Roberto Da Matta, realizou uma "combina-ção curiosa (...) entre o igualitarismo individualista cívico importado, combina-do a uma organização social personalista e hierárquica."
Na organização do Estado Nacional brasileiro, no período mencionado, ex-pressa a combinação descrita acima:
a afirmação de um Estado leigo ao lado da persistência do Padroado e Beneplácito que conferiam poder político à Igreja Católica.
Na citação acima, o golpe militar de 1964 é visto como diferente de outras in-tervenções militares na política brasileira. Assinale a alternativa que NÃO con-tém uma dessas intervenções militares.
Dentre os legados da Grécia Antiga, destaca-se a Democracia ateniense que tinha como uma de suas características:
estender o direito de cidadania a toda a população livre, inclusive mulheres e estrangeiros.
negar ao escravo, cujo trabalho era a base econômica da sociedade, qualquer direito político.
espalhar-se pelas demais cidades-estados gregas, atingindo a plenitude em Esparta.
excluir setores médios da sociedade de participarem do sistema eleitoral.
Leia atentamente a citação abaixo, que traz parte de material de propaganda utilizado em importante episódio da história recente do Brasil.
Assinale a alternativa que indica corretamente o episódio para o qual essa propaganda foi utilizada.
O plebiscito de janeiro de 1963 no qual a população se definiu entre o Presidencialismo e o Parlamentarismo.
A campanha das Diretas-Já, realizada em 1984, na qual a população exi-gia o direito de escolher o Presidente.
A campanha pelo "impeachment" do Presidente Collor, em 1992, acusado de corrupção no exercício de suas funções.
O plebiscito realizado em 1993 no qual a população se posicionou entre a Monarquia e a República, e entre o Parlamentarismo e o Presidencialis-mo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...