Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre os anos de 1821 e 1823 ocorreram vários conflitos armados na Bahia, especialmente em Salvador, resultando em muitos mortos e feridos. Esses conflitos tiveram como causa
a revolta popular encabeçada por Maria Quitéria de Jesus Medeiros contra esquadras inglesas que invadiram Salvador para tentar garantir o controle de Portugal sobre a região.
a chamada conjuração baiana, momento em que a população humilde e a classe média se insurgiram, lideradas por Cipriano Barata, para reivindicar o fim da dominação de Portugal sobre o Brasil.
o movimento republicano e abolicionista, alimentado pelo partido republicano baiano que conquistara o apoio de marinheiros e soldados para enfrentar as tropas da Corte Portuguesa.
a luta dos chamados "patriotas", setores da sociedade e do governo baiano favoráveis à independência, contra forças portuguesas lideradas por Inácio Luís Madeira de Melo, concentradas em Salvador.
As oligarquias que dominaram os Estados brasileiros na Primeira República eram
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico brasileiro do período colonial ao século XIX, julgue os itens de 51 a 61.
No segundo parágrafo do texto, o autor sugere ter sido instituído no Brasil o Pacto Colonial, próprio do mercantilismo, caracterizado pelas relações de subordinação e dependência da colônia em relação à metrópole.
Considere as afirmativas abaixo a respeito da abolição da escravatura no Brasil.
I. Resultou de um processo gradual, durante o período do Império, com a promulgação de várias leis e medidas que conferiram liberdade a parcelas restritas da população escrava.
II. Abalou profundamente a economia canavieira, gerando problemas políticos entre o Imperador e a elite nordestina, o que provocou a transferência da capital, até então situada em Salvador, para o Rio de Janeiro.
III. Ocorreu tardiamente, em comparação com outras nações, devido às pressões políticas da Inglaterra, cujo governo progressista defendia o respeito aos direitos humanos e a Proclamação da República.
IV. Provocou uma grande migração de ex-escravos para os centros urbanos, onde muitos passaram a executar serviços em troca de qualquer tipo de remuneração, para garantir a sobrevivência.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
I e IV.
III e IV.
Leia atentamente o texto abaixo, que se refere à situação das fábricas denunciada pelo jornal O Combate em 1917:
Da leitura desse fragmento, infere-se que
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico brasileiro do período colonial ao século XIX, julgue os itens de 51 a 61.
Em decorrência do rápido esgotamento da mineração, adotou-se, na colônia, a agricultura intensiva voltada para o mercado externo, a cana-de-açúcar, produzida prioritariamente em São Vicente e, em escala menor, no Nordeste brasileiro.
A prática do "coronelismo" pode ser considerada uma marca profunda na vida política brasileira, principalmente no meio rural, e foi intensa nas primeiras décadas após a Proclamação da República. São estratégias relacionadas ao coronelismo, no período em questão:
o voto secreto, o clientelismo e a prática da corrupção em todos os níveis da sociedade.
a troca de favores, o apadrinhamento e a ampla distribuição de riquezas aos pobres.
a fraude eleitoral, o apoio incondicional ao banditismo social e aos líderes messiânicos.
o voto de cabresto, o abuso de poder e a articulação de redes de influência.
a experiência militar, o pagamento de altos salários aos subordinados e as disputas entre famílias.
Leia os versos abaixo, que revelam o que significavam as leis trabalhistas para o trabalhador do campo:
Da leitura desses versos, encontrados na década de 40 do século XX, no sertão pernambucano, depreende-se que
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico brasileiro do período colonial ao século XIX, julgue os itens de 51 a 61.
No texto, sugere-se que, salvo algumas exceções, as populações nativas do Brasil que os portugueses encontraram equiparavam-se culturalmente aos incas e aos maias.
A chamada Revolução de 1930, considerada um marco na história brasileira, deu início ao governo de Getúlio Vargas inicialmente chamado de "provisório", que
inaugurou a política de imigração, trazendo ao Brasil milhares de europeus para as lavouras de café, e decretou uma nova constituição que assegurava amplos direitos trabalhistas.
sucedeu à "política do café-com-leite", pela qual as oligarquias de Minas Gerais e São Paulo detinham, até então, grande poder político e econômico junto ao governo federal.
combateu os monarquistas e consolidou a "Primeira República", além de estimular o crescimento do café na região sudeste, a construção de ferrovias e o início da industrialização no país.
estabeleceu o Estado Novo, por meio do qual fortaleceu o poder do presidente, decretou leis protecionistas e nacionalizou grandes indústrias e recursos naturais, como os minérios e o petróleo.
fundou a Aliança Liberal, unindo lideranças políticas da Bahia, da Paraíba, do Rio de Janeiro e de vários outros estados, conquistando sólido apoio para seu governo, que reformulou o Estado brasileiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...