Questões sobre História do Brasil

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O golpe militar de 1964 resultou da aliança entre importantes líderes da sociedade civil e das Forças Armadas. Nesse contexto, os militares tentaram tornar legal a ação golpista, ao

  • A. reprimir todas as manifestações populares, como a Marcha da Família em São Paulo, por considerálas incentivadoras da desobediência civil.
  • B. estabelecer uma aliança com a União Democrática Nacional UDN), partido conhecido por sua posição antipopulista e por sua avidez de poder.
  • C. extinguir todos os partidos políticos, por considerá-los de tendência comunista ou de orientação maoísta.
  • D.

    decretar o impeachment de Goulart, por vislumbrarem um tempo apocalíptico na política, pondo em risco a governabilidade do país.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico brasileiro do período colonial ao século XIX, julgue os itens de 51 a 61.

O emprego de mão-de-obra escrava africana foi preponderante ao longo do período colonial, e sua abolição formal somente se deu no ocaso do regime monárquico, em fins do século XIX.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao longo do período em que vigorou o regime militar no Brasil (1964-1985), foram decretados Atos Institucionais que contribuíram para aprofundar o caráter autoritário do governo, ao determinarem

  • A.

    a proibição da existência de partidos, as eleições indiretas e a censura aos meios de comunicação.

  • B.

    o voto censitário, o fim das organizações operárias e estudantis e a proibição de se realizar manifestações públicas.

  • C.

    a suspensão do direito de habeas corpus aos cidadãos, o bipartidarismo e a organização do aparelho repressivo.

  • D.

    a guerrilha contra o movimento camponês, a proibição da livre circulação no país e o combate à Igreja Católica.

  • E.

    a obrigatoriedade do ensino cívico nas escolas, a anulação da Constituição e a estatização de todas as empresas lucrativas.

Em 1966, o Partido Comunista do Brasil PC do B) planejou um movimento armado como proposta de resistência à ditadura militar. Esse movimento, conhecido por Guerrilha do Araguaia, caracterizou-se por ser

  • A. inspirado estrategicamente no maoísmo e no foquismo; deveria representar a etapa inicial da construção de um Estado Nacional Popular.
  • B. de orientação marxista-trotkista; acreditava que somente com o apoio dos povos da floresta seria possível derrubar a ditadura militar.
  • C. organizado por Che Guevara, que havia treinado jovens revolucionários brasileiros na tática de guerrilha para a resistência ao governo de Castelo Branco.
  • D. inspirado no fascismo, que acreditava que os camponeses seriam a base política e social da construção da resistência aos militares no poder.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico brasileiro do período colonial ao século XIX, julgue os itens de 51 a 61.

Infere-se do texto que a Lei Áurea, por si só, não representou resposta ao desafio de incorporar à cidadania brasileira o expressivo contingente de libertos africanos e afrodescendentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na etapa de preparação das Forças Guerrilheiras do Araguaia, os guerrilheiros foram estimulados a

  • A. plantar grãos para a sua subsistência, visto que não poderiam contar com a colaboração das populações locais, que os consideravam espiões do governo.
  • B. estabelecer uma relação com os membros tanto da Igreja Católica como da Pentecostal, pois esta era uma estratégia para confundi-los com os missionários catequistas.
  • C. criar todas as estratégias de luta armada envolvendo a população local em treinamento de guerrilha, como forma de obrigar os camponeses a participar dos combates na selva.
  • D. ter vida simples e a ser solidários com os moradores locais, defendendo o direito do camponês à propriedade da terra e a terra dos índios.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico brasileiro do período colonial ao século XIX, julgue os itens de 51 a 61.

Na atualidade, a adoção das chamadas políticas afirmativas em relação aos negros brasileiros, ainda que não aceita consensualmente, busca ser uma tentativa de reparação da histórica exclusão de que esse segmento foi vítima.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos mais expressivos movimentos pela redemocratização do país, com seu slogan "Eu quero votar para Presidente", foi a campanha pelo (a)

  • A.

    eleição do mineiro Tancredo Neves, numa composição de chapa com um militar da "linha moderada", o que agradava muito a oposição política e o status quo.

  • B. eleição direta para presidente, capitaneada pelo PMDB e endossada pelo clero católico, marcada por inúmeros comícios regionais, como o de São Paulo, que reuniu um milhão de pessoas.
  • C. fim do governo de Geisel, que era considerado um dos mais rigorosos da chamada "linha dura" do Exército e que não admitia a volta do governo aos civis.
  • D. nomeação de Paulo Maluf, político de São Paulo, para assumir a presidência após o governo do general Figueiredo.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico brasileiro do período colonial ao século XIX, julgue os itens de 51 a 61.

Pelo destaque dado no texto à preponderância portuguesa na formação étnico-cultural brasileira, conclui-se que o autor desconsidera o fato de o idioma falado no país resultar de influências maiores dos indígenas e dos africanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A campanha pelas eleições diretas para presidente da República teve início em 1983 com a apresentação de um (uma)

  • A.

    proposta ao Congresso Nacional pelo jornal Folha de S.Paulo que exigia a participação de um político paulista na sucessão presidencial.

  • B. emenda substitutiva à Constituição pela ARENA, que desejava participar das eleições diretas para presidente com um candidato mineiro.
  • C. emenda constitucional ao Congresso Nacional, por um jovem deputado do PMDB, Dante de Oliveira.
  • D. ato constitucional pelos partidários de Ulysses Guimarães, que desejavam vê-lo como presidente eleito diretamente pelo Congresso Nacional.
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