Questões sobre História do Brasil

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Tendo as informações do texto 15A1CCC como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial e do Brasil, julgue os itens a seguir.

Embora claramente oligárquica, a Primeira República brasileira também se caracterizou pela expansão do sistema educacional público, pela significativa ampliação do número de eleitores e por uma avançada legislação de proteção ao mundo do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo as informações do texto 15A1CCC como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial e do Brasil, julgue os itens a seguir.

Ao romper com as instituições da República Velha, a Era Vargas, a partir de 1930, dá início ao processo de modernização econômica do país e de consolidação da cidadania, com a prevalência dos direitos civis, políticos e sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado



As denúncias sobre as violências praticadas contra algumas sociedades indígenas revelam que o assassinato e as crueldades produzidas contra esses povos são eventos recentes na história do Brasil que não guardam semelhanças com as ações ocorridas durante o período colonial brasileiro ou americano.

  • C. Certo
  • E. Errado

das as afirmativas acerca do governo de Juscelino Kubitschek,

I. Seu programa de governo tinha como proposta 50 anos de progresso em 5 anos.

II. Seu Plano de Metas consistia em 31 objetivos.

III. O Plano de Metas mencionava cinco setores básicos, sendo alimentação e educação os setores com maior investimento.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

No Brasil, a tese relatada no texto pressupunha que

  • A. a miscigenação combateria o preconceito existente no país, diminuindo os conflitos internos, a desigualdade social e ampliando o desenvolvimento nacional.
  • B. apenas os brasileiros de fenótipo branco poderiam ocupar cargos públicos, o que gerou revoltas populares entre os grupos de negros, indígenas e mestiços.
  • C. os europeus que imigrassem para o país não deveriam se miscigenar com brasileiros negros, índios ou mestiços, como uma forma de preservar o fenótipo branco.
  • D. C) os europeus que imigrassem para o país não deveriam se miscigenar com brasileiros negros, índios ou mestiços, como uma forma de preservar o fenótipo branco.
  • E. o extermínio de grupos não desejados deveria ser colocado em prática pelo governo, utilizando técnicas de esterilização masculina e feminina como a única maneira de garantir a superioridade numérica dos brancos.

O conflito entre Brasil e Bolívia, descrito no texto, foi resolvido com

  • A. a reordenação do espaço amazônico, que deu a Bolívia o monopólio do comércio da borracha e, ao Brasil, o da produção.
  • B. o acordo de La Paz, que assegurou ao Brasil uma rota de transporte pelo território boliviano até o oceano pacífico.
  • C. a sujeição do Brasil aos interesses bolivianos, que dominavam o mercado mundial de borracha.
  • D. o estabelecimento de uma pesada multa aos bolivianos e a devolução do estado de Roraima ao Brasil.
  • E. a anexação do Acre ao território brasileiro, o que culminou com a assinatura do tratado de Petrópolis.

Dadas as afirmativas sobre a Lei Adolfo Gordo, de 1907,

I. Propunha a expulsão de estrangeiros envolvidos em greves.

II. Foi uma resposta do Congresso às greves de 1907, que lutavam pela jornada de trabalho de 8 horas.

III. Defendia que estrangeiros casados com brasileiras ou viúvos com filhos brasileiros não poderiam ser expulsos.

IV. O Adolfo Gordo era Ministro chefe da Casa Civil e criou a Lei para expulsar os anarquistas do país.

verifica-se que estão corretas

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.


O texto destaca a revolta conhecida como

  • A. Balaiada.
  • B. Sabinada.
  • C. Cabanagem.
  • D. Revolta dos Malês.
  • E. Guerra dos Farrapos.

O grupo mais radical da convenção, liderado por Marat e Danton, ficou conhecido como

  • A. planície.
  • B. jacobinos.
  • C. cordeliers.
  • D. girondinos.
  • E. sans-culottes.

Acerca da resistência dos escravos à escravatura no Brasil colonial, assinale a opção correta.

  • A. A fuga foi, dado o amplo conhecimento do território, a forma de resistência mais adotada pelos índios, que, por razões espirituais, evitavam o suicídio.
  • B. O envenenamento de senhores, o aborto e o suicídio consistiram formas comuns de resistência dos escravos, que desconsideravam a prática de sabotagem dos engenhos de açúcar, pela grande vigilância que sofriam.
  • C. O quilombo de Palmares não apenas simbolizou a resistência negra à escravatura como representou uma possibilidade real de organização social alternativa.
  • D. Os quilombos não apresentavam real ameaça ao sistema colonial, o que tornou desnecessária a intervenção da Coroa para sua contenção.
  • E. Os índios pouco se rebelaram contra a escravidão, em virtude das alianças mantidas com os portugueses na luta contra tribos inimigas.
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