Questões sobre História do Brasil

Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O debate historiográfico tem sido intenso, com abordagens diversas sobre antigos temas e inclusão de novos objetos que constituem as múltiplas facetas da produção humana e que se sustentam em uma pluralidade de fundamentos teóricos e metodológicos. Assinale a alternativa CORRETA acerca do Ensino da História:

  • A. A história social e cultural tem se imposto de maneira a rearticular a história econômica e a política, possibilitando o surgimento de vozes de grupos e de classes sociais antessilenciados. Mulheres, crianças, grupos étnicos diversos têm sido objeto de estudos que redimensionam a compreensão do cotidiano em suas esferas privadas e políticas, a ação e o papel dos indivíduos, rearticulando a subjetividade ao fato de serem produto de determinado tempo histórico no qual as conjunturas e as estruturas estão presentes.
  • B. A investigação histórica passou a considerar somente a importância da utilização de fontes documentais oficiais.
  • C. A aproximação entre a Antropologia e a História tem sido importante, dando origem a abordagens históricas que consideram a cultura apenas em suas manifestações artísticas, e, não nos ritos e festas, como era abordada outrora.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Outro tema comumente abordado no Brasil refere-se a censura, em especial no período entre 1964 - 1985. Na história escolar, os documentos têm servido como material de aprendizagem em livros, provas e vestibulares. Em especial em temas de história contemporânea. Assinale a alternativa que condiz aos textos jornalísticos:

  • A. O importante no uso de textos jornalísticos é considerar a notícia como um discurso que é neutro e imparcial.
  • B. O Jornal pode ser entendido como fonte histórica muito importante, por retratar a veracidade dos fatos históricos.
  • C. O importante no uso de textos jornalísticos é considerar a notícia como um discurso que jamais é neutro ou imparcial. Isso é necessário para que se possa realizar uma crítica referente aos limites do texto e aos interesses de poder implícitos nele.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Na história os termos sucessivos se substituem uns aos outros ao longo do tempo, tornando a historicidade uma sucessão de fatos, estudados através da sincronia, o entendimento das estruturas. Assinale a alterntiva CORRETA acerca da temporalidade histórica:

  • A. A temporalidade, como produção humana, é uma ferramenta da história, mais visível como referência expressa em calendários e cronologias, demarcando os anos e séculos, situando acontecimentos, ajudando a organizar as narrativas históricas para facilitar o entendimento da passagem do homem pelo tempo. Desse modo, atemporalidade, na História, pode ser entendida como percepção da passagem do tempo, demonstra uma dimensão que reconfigura os fatos.
  • B. A sucessão de fatos como medida, originou, na historiografia, a temporalidade linear, a crença que a narrativa histórica precisa ter um início e um final, a qual se tornaria predominante no Ocidente, em oposição ao tempo cíclico mais comumente adotado no Oriente. Atualmente a temporalidade linear é a mais utilizada pelos historiadores.
  • C. Dentro da concepção cíclica, há um início para a história.
  • D. Nenhuma das alternativas.

A História da República Brasileira iniciou-se em 1889 com a Proclamação da República e acompanhou todo o período posterior, até o século XXI. A difusão dos ideais republicanos remonta ao período colonial. Assinale a alternativa CORRETA a respeito das fases da República brasileira:

  • A. A outorgação da Constituição em 1934 e a abertura de um processo democrático selaram o acordo entre as várias frações da classe dominante nacional. Porém, não puderam conter a insatisfação dos setores populares. É nesse sentido que se pode entender o surgimento do Partido Comunista Brasileiro e a tentativa de derrubar o governo de Vargas, através do que ficou conhecido como Intentona Comunista de 1935.
  • B. O fato de a República nascer como uma aceitação das elites e ter sido realizada através da espada do exército brasileiro, conformou um caráter autoritário e excludente do Estado brasileiro, garantindo os privilégios das classes dominantes e a negação de direitos às classes exploradas durante muito tempo. A participação do exército na vida política nacional foi também uma constante da história republicana do país.
  • C. A Nova República foi marcada pela eleição direta do primeiro presidente eleito democraticamente desde 1960, José Sarney, em 1989, e em seguida Fernando Collor de Mello. Porém, os escândalos de corrupção o fizeram renunciar. A partir dessa renúncia, marcaram a história política da República os mandatos de dois governantes. O primeiro foi Fernando Henrique Cardoso que com o Plano Real pôde garantir a estabilidade econômica necessária aos investimentos estrangeiros. Esses investimentos foram possíveis em decorrência das privatizações realizadas em setores específicos da econômica, como telecomunicações, mineração e siderurgia. Por outro lado, tais medidas representaram o enxugamento das funções do Estado brasileiro, marcando o período do neoliberalismo no Brasil.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Assinale a alternativa CORRETA a respeito dos fatos ocorridos durante o período conhecido como Primeiro Reinado no Brasil:

  • A. A Constituição de 1824 foi Primeira Constituição Brasileira, tendo como características a formação da Assembleia Constituinte, Constituição Promulgada, voto censitário, Poder Moderador entre outros.
  • B. Valendo-se da autonomia concedida pelo Poder Moderador, o monarca autorizou enormes gastos com a Guerra da Cisplatina, contribuindo para aumentar o descontentamento e a oposição ao governo de D.Pedro I. Entre 1825 e 1828, o Brasil se envolveu na Guerra da Cisplatina, conflito pelo qual esta província brasileira reivindicava a independência. A guerra gerou muitas mortes e gastos financeiros para o império. Mesmo diante dos gastos e das perdas humanas, o governo brasileiro vence a guerra.
  • C. Em 1823, as ideias republicanas dominavam o nordeste e se acentuaram em face das ameaças do Imperador que, com a Constituição de 1824, impôs ao país um estado unitário. Pernambuco não aceitou essa Constituição e em 2 de julho de 1824, seu presidente Manuel de Carvalho Pais de Andrade proclamou a Confederação do Equador (movimento republicano e separatista que uniu Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte). No início a Constituição adotada foi a Colombiana. O objetivo era formar um novo estado completamente separado do Império, cujas bases eram um governo representativo e republicano, garantindo a autonomia das províncias confederadas.
  • D. Nenhuma das alternativas.

“Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais braços dados ou não, nas escolas, nas ruas, campos, construções...vem vamos embora que esperar não é saber quem sabe faz a hora não espera acontecer”. Essa música de Geraldo Vandré “Prá não dizer que não falei das flores” ´foi emblemática no que diz respeito ao movimento estudantil no Brasil da década de 60. Sobre esse movimento social podemos afirmar, EXCETO:

  • A. O movimento estudantil brasileiro emergiu no período da ditadura militar e teve uma expressiva força no sentido de mobilizar grandes contingentes de estudantes para participação na vida política do país.
  • B. As maiores reivindicações políticas dos estudantes consistiam na defesa das liberdades democráticas, no fim das prisões e torturas e anistia ampla geral e irrestrita. Em busca dessas bandeiras de luta eles realizaram grandes manifestações de protesto e passeatas públicas escrevendo uma marcante história na cena nacional.
  • C. Apesar de toda a combatividade dos estudantes no enfrentamento ao golpe militar, esse segmento não foi atingido pelos golpistas, o movimento sempre permaneceu estruturado com plena autonomia sem ruptura alguma.
  • D. A expansão do movimento estudantil está diretamente relacionada ao período desenvolvimentista, uma vez que naquele momento (décadas de 50 e 60), houve um crescimento do ensino superior público no Brasil.
  • E. O crescente número de estudantes que aderiram ao movimento foi inspirado pela divulgação e consolidação de novos paradigmas políticos no meio universitário. Esses novos paradigmas foram influenciados pelo marxismo, por isso que o movimento estudantil das décadas de 60 e 70 do século XX defendia um projeto socialista de transformação social.

A memória musical do movimento estudantil do passado foi reacendida pelos estudantes da educação básica de escolas públicas paulistas. Ao som de Geraldo Vandré e Chico Buarque, esses estudantes em novembro de 2015 não se calaram diante da precariedade da educação pública paulista. Esse momento histórico representou:

I) Uma negação do sentimento patriótico nacional, uma vez que esses estudantes agiram como baderneiros movidos exclusivamente por seus interesses individuais.

II) Um momento de recuperação da soberania e do exercício da cidadania, tendo em vista o alto nível de mobilização desses estudantes, ao ocuparem 19 escolas em São Paulo, indo de encontro a uma gestão totalmente descompromissada com a educação.

III) Um gesto de desrespeito ao gestor estadual Geraldo Alckmin que estava sendo obrigado a fechar algumas escolas em consequência da crise econômica.

IV) Uma retomada da força juvenil no combate aos desmandos políticos e uma afirmação do senso de coletividade que durante muitas décadas estava anestesiado.

V) A denúncia de políticas estaduais desmontadoras do sistema público educacional paulista, por meio da defesa de duas bandeiras de luta: o acesso e a qualidade da educação. Esse empoderamento dos jovens estudantes foi um exemplo histórico para os brasileiros de todas as gerações.

Estão corretas as alternativas:

  • A. I e III, apenas.
  • B. I e V, apenas.
  • C. I, IV e V, apenas.
  • D. II, IV e V, apenas.
  • E. I, II, III, IV e V.

O atual momento histórico vivenciado no cenário nacional nos convidou a um processo de alfabetização política, bem como a um aprendizado contínuo do exercício de cidadania. O impeachment da presidente Dilma e todo o processo que gerou a sua culminância nos faz avaliar como cidadãos que, EXCETO:

  • A. Há uma absoluta similiaridade com o processo de impeachment do ex presidente Fernando Colllor de Melo, inclusive no que diz respeito aos estudantes universitários que foram às ruas.
  • B. A política de imagem tramada pelas mídias dominantes nos manipulam com uma força simbólica tão profunda que chega a ameaçar a nossa cidadania e o nosso senso crítico.
  • C. Os grupos políticos dominantes no nosso país ainda são as velhas oligarquias conservadoras que se reinventam apresentando na cena pública uma máscara do novo.
  • D. O exercício da cidadania não se encerra nas urnas, mas é um gesto contínuo e coletivo de exercício da criticidade e da soberania, manifestando suas insatisfações por meio de atos públicos, ocupando as ruas da cidade, do estado e do país.
  • E. A ameaça à democracia tem sido um fantasma histórico no território brasileiro, uma vez que os interesses econômicos de alguns grupos dominantes atropelam toda a memória de luta e do processo de redemocratização do Brasil.

O Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo, o Rio de Janeiro fevereiro e março. Alô, Alô Realengo, aquele abraço...Alô, alô Teresinha aquele abraço, alô torcida do Flamengo, aquele abraço...Essa música, assim como a Garota de Ipanema e mais 25 canções de grande compositores brasileiros cantam a alma carioca com muita propriedade. Essa alma carioca radiante e contagiante representava até a década de 60 do século XX, a alma de todos os brasileiros. A perda do título de capital do Brasil por parte dos cariocas foi uma mudança paradigmática na nossa identidade nacional, isso foi consequência de:

I) Um processo histórico provocado pelos interesses do populista Getúlio Vargas.

II) Uma ambição narcisista e extremamente ousada do presidente Juscelino Kubistchek na sua administração emblemática dos 50 anos em 5.

III) Uma negação do imaginário brasileiro do passado e a invenção de um novo Brasil planejado, uniforme, moderno e silenciador das diferenças e dos contrastes sociais.

IV) Uma experiência recorrente na história do nosso país, intitulada de mobilidade das capitais, isso se deu sempre em função dos interesses políticos e econômicos de grupos oligárquicos que estavam no poder e queriam imprimir suas marcas narcísicas.

V) Uma consulta democrática direcionada a toda à população brasileira, portanto, Brasília como capital foi a expressão de um desejo coletivo nacional em um cenário republicano.

Estão INCORRETAS apenas as alternativas:

  • A. III, IV e V.
  • B. I, II e V.
  • C. I e III.
  • D. I e V.
  • E. II, III e IV.

As cidades brasileiras vitrines, geométricas e espetaculares como Brasília escondem em seus escombros as outras cidades, as cidades dos excluídos, as experiências urbanas capitalistas dos que fazem a cidade com seu sangue, suor e lágrimas. Em se tratando de narrar a história da construção de Brasília, dentro de uma proposta metodológica da história vista de baixo, daremos visibilidade a outras experiências citadinas como:

I) A experiência dos movimentos estudantis.

II) As atitudes de justiça e generosidade do gestor Juscelino Kubistchek para com os trabalhadores que construíram a cidade de Brasília. III) Os movimentos dos operários das fábricas.

IV) Essa obra fantástica foi construída pelos nordestinos, chamados de candangos, na esperança de melhorar de vida, esses homens assumiram um cotidiano de trabalho árduo e incessante para concluir a grande obra desenvolvimentista de JK.

V) A geometria urbana dos populares foi desenhada e materializada pelos candangos ao ocuparem o entorno de Brasília, a cidade vitrine, criando assim, as chamadas cidades satélites, já que os construtores de Brasília não eram considerados dignos dessa obra fantástica moderna, pelo idealizador da nova capital.

Estão corretas apenas as alternativas:

  • A. I, II.
  • B. II,IV e V.
  • C. IV e V.
  • D. III e IV.
  • E. I,III e V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...