Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A formação política de Sergipe, bem como seu peso econômico, social e cultural, da emancipação aos dias atuais, acompanhou o compasso da história nacional. A respeito desses temas, julgue os itens a seguir.
A cultura na formação social sergipana é modesta, sendo o Estado apenas tributário dos movimentos intelectuais nordestinos como a Escola do Recife.No Brasil de hoje, convivem cerca de 120 etnias indígenas, cada qual com identidade própria, ao lado de uma imensa população formada por descendentes de povos africanos (daometanos, oirubás, gegês, kêtus, bantos, congoleses, angolanos e moçambicanos) e de um grupo expressivo de imigrantes e descendentes de povos de vários continentes. Em face dessa realidade, e considerando práticas culturais arraigadas, inclusive no ambiente escolar, assinale a opção incorreta.
A vida social brasileira é marcada pela diversidade, fruto de longo processo histórico marcado pela assimilação pacífica das diferenças entre os diversos grupos étnicos.
Nos períodos autoritários, como no Estado Novo de Vargas, a política oficial tendia a buscar uma homogeneidade cultural que identificasse a nação.
O mito da democracia racial brasileira gera, no povo, atitudes que dissimulam a realidade existente, ou seja, de negação do racismo, que, embora difuso, é efetivo no país.
Reverter um quadro de estigma e de intolerância, via educação, pressupõe o reconhecimento e a valorização de características específicas de regiões, etnias, escolas, além da individualidade de professores e alunos.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
O Brasil participou diretamente da Segunda Guerra Mundial e seus combatentes formaram a Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Um dos problemas ainda hoje verificados na condução da temática indígena, na escola, é o de que os avanços da pesquisa histórica e antropológica nem sempre são incorporados pelos livros didáticos, razão pela qual tendem a prevalecer, em sala de aula, formulações esquemáticas e reducionistas em relação aos povos indígenas. Para se superar o problema, seria conveniente
abandonar a noção genérica e homogênea de índio, concepção que ignora a diversidade que sempre existiu entre os numerosos grupos indígenas.
fixar o estudo dos índios no passado, centrando-se sua participação nos séculos iniciais da colonização portuguesa.
compreender que as culturas indígenas estão paralisadas no tempo, imunes a acontecimentos e a situações que as transformem.
fazer uso da intensa documentação escrita produzida pelos povos indígenas antes e depois da chegada dos portugueses ao Brasil.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
A criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), com a construção da usina siderúrgica de Volta Redonda, vinculase às circunstâncias geradas pela Segunda Guerra Mundial.
No Brasil, entre fins do período regencial e princípios do Segundo Império, o ensino da história estava voltado para a formação da nacionalidade brasileira, da própria identidade do Brasil. No século XX, durante a Era Vargas, essa tendência é retomada e aprofundada. No transcurso do regime militar, iniciado em 1964, ao lado do estudo da geografia, o estudo da história
passou a ser elemento central no currículo escolar, com carga horária superior à das demais disciplinas, com o claro objetivo de fazer desse conhecimento instrumento de apologia ao regime político autoritário vigente.
transformou o ambiente escolar, fazendo da sala de aula autêntico laboratório de pesquisa, livre de cerceamento à atuação dos docentes e dos alunos, aos quais eram abertas as fontes documentais produzidas pelo Estado.
desprezava os assuntos relativos ao país, voltando-se para o exame da denominada História Mundial e, mais enfaticamente, para a até então desconhecida História da América.
perdeu muito de sua autonomia no currículo escolar, visto que, ao ser reduzido a Estudos Sociais, perdeu o seu conceito de produção de conhecimento, por meio de métodos próprios, e a sua essência de questionamento crítico da realidade brasileira.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
Por ser ditador, o Vargas do Estado Novo levou o Brasil a alinhar-se com os países do Eixo.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) surgiram no contexto da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sancionada em dezembro de 1996, após longa e difícil tramitação no Congresso Nacional. Entre as competências e habilidades a serem desenvolvidas em história, assinale a opção que não se enquadra nas propostas formuladas pelos PCN.
Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa.
Relativizar as diversas concepções de tempo e formas de periodização cronológica.
Situar as diversas produções da cultura em seus respectivos contextos históricos.
Valorizar a memória social e eliminar o sujeito individual na construção do saber histórico.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos à História do Brasil Colonial.
Após o fracasso da mineração, a colonização do Brasil centrou-se na agroindústria açucareira.
No Brasil, historicamente, não são esporádicas manifestações do tipo "salve-se quem puder", "levar vantagem em tudo" ou "você sabe com quem está falando?". Ainda que a lei possa estar assentada sobre princípios eticamente inquestionáveis e moralmente justos, a prática cotidiana nem sempre a respeita. Nesse sentido, sob o ponto de vista ético, uma escola comprometida com a formação de alunos conscientes de sua historicidade e do valor insubstituível da dignidade humana estará atenta ao seguinte fundamento:
as regras existentes na escola devem ser elaboradas e estabelecidas pela direção, única responsável por sua implementação.
existem regras e leis que definem direitos e deveres na sociedade, cuja observância depende de decisão individual.
além de claras e conhecidas por todos, as regras existentes na escola voltam-se para a viabilização da convivência interna e com a comunidade.
as regras, tanto na escola quanto na comunidade, somente poderão ter êxito se atenderem aos interesses particulares de cada membro da comunidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...