Questões sobre História do Brasil

Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O discurso acima, de um deputado do período Regencial brasileiro, refere-se à

  • A.

    revoltas sociais ocorridas nesse período, mais precisamente a Farroupilha, que representou um movimento social das camadas mais pobres da população dos pampas e a sua luta contra o autoritarismo da Regência.

  • B.

    várias revoluções ocorridas no período do Império brasileiro, dentre elas a Cabanagem, que inquietaram a aristocracia escravista, por ter nas suas lideranças grandes contingentes de escravos negros que aspiravam à abolição, e a necessidade de combatê-las, para colocar um fim na desordem que elas representavam.

  • C.

    anarquia representada pelas inúmeras revoltas ocorridas nesse período, como a Cabanagem, a Farroupilha, a Sabinada e a Balaiada e a necessidade de derrotá-las, de modo a consolidarem a monarquia e o princípio conservador, que norteava os princípios defendidos pelos regressistas.

  • D.

    necessidade de desenvolver uma política de conciliação em relação as revoltas desenvolvidas pelas camadas populares, ao longo de todo século XIX, de modo a impedir que o país entrasse em um caos anárquico que destruiria o Império brasileiro.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Essa intervenção do Estado Varguista se faz, no cenário brasileiro, principalmente por duas razões:

  • A.

    organizar o nascente movimento operário e assegurar os direitos trabalhistas a mulheres e crianças.

  • B.

    conter o avanço do movimento dos trabalhadores e criar mercado para setores da indústria nascente.

  • C.

    dissolver os sindicatos anarquistas existentes no movimento operário e organizar as caixas de pecúlio.

  • D.

    destituir os operários de alguns direitos trabalhistas conseguidos ao longo das primeiras décadas do XX e conter as greves nas indústrias têxteis.

A participação do cosmonauta brasileiro Marcos Pontes em um vôo tripulado que o levou à estação espacial internacional tornou-se objeto de uma série de debates acerca do programa espacial brasileiro. Sobre a expedição, suas polêmicas e a exploração do espaço de uma forma geral, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • A. Para vários críticos do projeto, o dinheiro gasto com uma viagem tripulada ao espaço seria melhor empregado no programa espacial brasileiro que tem, segundo eles, outras prioridades.
  • B. Para muitos cientistas brasileiros, essa expedição teve um valor simbólico muito grande, colocando o Brasil entre os poucos países que participam de projetos arrojados, como o da estação espacial internacional
  • C. A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) vetou a presença de astronautas latino-americanos em seu programa espacial. Dessa forma, o governo brasileiro se integrou ao projeto espacial russo.
  • D. Um dos principais objetivos do programa espacial brasileiro envolve o envio de satélites ao espaço. Esse tipo de tecnologia é muito importante para questões meteorológicas, comunicação e estudos dos mais diversos tipos
  • E. O sonho de viajar ao espaço, presente em muitos livros de ficção no passado, apenas se tornou realidade na segunda metade do século XX. Soviéticos e norte-americanos foram os líderes dessa exploração que continua a ampliar-se até a atualidade

O extinto Colégio Eleitoral elegeu Tancredo Neves - após o grande movimento das "Diretas Já", presidente da República, porém o mesmo não chegou a tomar posse face a evolução fatal da sua enfermidade, frustrando a população brasileira, ávidos pelo voto direto, sendo decretado o óbito domesmo no dia:

  • A.

    15 de janeiro de 1985;

  • B.

    22 de julho de 1985;

  • C.

    21 de abril de 1985;

  • D.

    15 de abril de 1985.

"A política trabalhista no Estado Novo pode ser vista sob dois aspectos: o das iniciativas materiais e o da criação da imagem de Getúlio Vargas como protetor dos trabalhadores. [...] A construção da imagem de Getúlio como protetor dos trabalhadores ganhou forma pelo recurso a várias cerimônias e ao emprego intensivo dos meios de comunicação. Dentre as cerimônias, destacam-se as comemorações de 1º de Maio, realizadas a partir de 1939 no Estádio do Vasco da Gama. [...] Nesses encontros, que reuniam grande massa de operários e o povo em geral. Getúlio iniciava seu discurso com o famoso 'Trabalhadores do Brasil' e anunciava alguma medida muito aguardada de alcance social".

Fonte: Fausto, B. História do Brasil. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo: 1997. 5 ed. p. 373-375.

O Estado Novo foi um regime com características:

  • A.

    Do parlamentarismo inglês.

  • B.

    Do monarquismo japonês.

  • C.

    Do socialismo cubano.

  • D.

    Do comunismo russo.

  • E.

    Do fascismo italiano.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a formação social brasileira, é correto afirmar:

  • A.

    A constituição de uma sociedade mestiça no Brasil foi atenuada pelo fluxo imigratório europeu, de fins do século XIX e início do XX, fazendo com que o Brasil viesse a ser um país de população branca com minorias étnicas negras e índias.

  • B.

    A diversidade dos grupos formadores da sociedade brasileira, ao longo do período colonial, deixou de existir com a independência, dado o isolamento das nações indígenas e a extinção do tráfico negreiro, sendo ingressos no Brasil apenas brancos europeus.

  • C.

    A constituição da sociedade brasileira por diversos grupos formadores favoreceu a sua natureza multiétnica, ainda que de forma desigual: o Norte essencialmente índio e caboclo; o Sul Branco e europeizado; o Nordeste, Negro e africanizado.

  • D.

    A constituição de uma sociedade brasileira mestiça e multiétnica foi resultado das relações estabelecidas entre índios, africanos e brancos e, posteriormente, asiáticos, ao longo da história do Brasil.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre as frentes de expansão e estratégias de ocupação e defesa do território do atual Brasil, é correto dizer que:

  • A.

    a conquista e colonização portuguesa das terras baixas da América do Sul, atual Brasil, iniciouse pelo litoral atlântico, no sentido norte-sul, sendo Belém do Pará um dos primeiros núcleos coloniais fundados pelos portugueses.

  • B.

    a expansão da conquista e colonização portuguesa pelas terras baixas da América do Sul se fez de forma desigual e diferenciada, ao longo do período colonial, constituindo-se duas Américas Portuguesas: o Estado do Brasil e o Estado do Maranhão e Grão-Pará, depois Estado do Grão- Pará e Maranhão.

  • C.

    a necessidade de defesa do território, diante das investidas comerciais e militares de outras nações européias sobre as terras do atual Brasil, fez com que os conquistadores portugueses privilegiassem o estabelecimento de feitorias e fortins, no litoral atlântico brasileiro, ao invés de ocupação efetiva do mesmo.

  • D.

    a colonização portuguesa do Nordeste e Norte, do atual Brasil, incorporou aos domínios da Coroa portuguesa as colônias holandesas de Pernambuco e Bahia e a colônia francesa do Maranhão, uma vez que eram colonos de fé católica e dispostos a aceitar a condição de súditos de Portugal.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre o processo de construção de identidade nacional e formação da nação brasileira, é correto dizer que:

  • A.

    o sentimento de pertencimento à nacionalidade brasileira já estava dado desde o período colonial, quando tem início o processo de formação da sociedade nacional, daí a luta nativista e nacionalista dos luso-brasileiros contra os invasores holandeses, ou franceses, e a defesa do território brasileiro.

  • B.

    o sentimento de nacionalidade brasileira surgiu a partir da lutas de independência contra o domínio da metrópole portuguesa, nas primeiras décadas do século XIX, resultando na independência do Brasil e sua constituição autônoma como nação distinta de Portugal.

  • C.

    a construção da identidade nacional não surge, necessariamente, com a independência brasileira, em 7 de setembro de 1822, mas ao longo da primeira metade do século XIX, sendo a Guerra do Paraguai um momento importante de florescimento do sentimento de nacionalidade por parte dos brasileiros.

  • D.

    a construção da identidade nacional no Brasil, embora já constituído como nação desde as primeiras décadas do século XIX, somente foi possível a partir da década de 1960, durante o Regime Militar, com a exaltação da cultura nacional e rejeição dos valores europeus ou estrangeiros.

Os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao litoral do atual estado do Espírito Santo em 1635. O início do povoamento ocorreu em Vila Velha. Vitória foi fundada a seguir, após combates entre portugueses e indígenas da região. A presença de religiosos europeus, como jesuítas e franciscanos, foi marcante na colonização desse território.

 O povoamento do Espírito Santo ocorreu de forma gradual, no litoral sul. Por mais de três séculos, a cana-de-açúcar comandou a economia local, substituída pelo café em meados do século XIX, com o Brasil já independente. A atração exercida pelo café, especialmente junto a fluminenses e mineiros, possibilitou a ocupação do interior, do sul para o norte.

A partir dessas informações e considerando também aspectos marcantes da história do Espírito Santo, julgue os itens que se seguem.

O Espírito Santo começou a ser colonizado a partir do momento em que o ouro das Minas Gerais entrou em declínio.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em 1936, por indicação de Mário de Andrade e de Manuel Bandeira, o Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, convidou Rodrigo Melo Franco de Andrade para organizar e dirigir o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Considerando que a proteção dos bens patrimoniais passou a ser a atividade principal dessa instituição, é correto afirmar que a:

  • A.

    implantação do Serviço do Patrimônio exigiu o cumprimento de diferentes tarefas, como a redação de uma legislação específica, necessária à preservação dos bens culturais do país.

  • B.

    introdução da figura do tombamento na legislação patrimonial gerou inúmeras disputas judiciais, permanecendo, por isso, fora dos debates do IPHAN até a década de 1980.

  • C.

    luta pela sobrevivência do IPHAN e a busca de uma consciência de preservação, no Brasil e no Exterior, foram os itens mais importantes nas duas primeiras décadas da instituição.

  • D.

    preparação de trabalhos e técnicos na área da preservação lançou mão de pesquisadores restritos à área da arquitetura e engenharia, pela falta de profissionais habilitados no campo da história, conservação e do restaurado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...