Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A partir da leitura do documento acima e dos estudos históricos que se têm sobre a borracha na Amazônia, podemos afirmar corretamente que:
a borracha, assim como outros produtos econômicos brasileiros, o açúcar na Colônia e o café no Império e República, se caracterizaram por uma prosperidade e fausto passageiros. No caso da borracha, esta permaneceu na região através da suntuosidade das construções públicas e privadas que atendiam à elite gomífera.
o sistema de produção e trocas que vinha desde o período colonial na Amazônia foi a base em que se assentou a produção gomífera. Esse sistema, conhecido como aviamento, constituía-se em um sistema de créditos, caracterizado pelas trocas que eram feitas entre as casas aviadoras e responsáveis pelo abastecimento dos seringais e as casas exportadoras da borracha.
a Amazônia, entre a primeira metade do século XIX e início do XX, viveu um breve período de expansão da produção do látex, mas isso lhe deu status para participar do comércio internacional, o que trouxe para a região muitos excedentes de capitais que se materializaram em obras de infra-estrutura para uma indústria nascente.
a partir dos finais do século XIX, até a Segunda Guerra Mundial, a Amazônia foi a maior produtora de látex e esse fato lhe trouxe um grande desenvolvimento devido à criação das "casas aviadoras", o que inaugurava na região o sistema de fornecer mercadorias a crédito.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Dentre os grandes projetos implantados na Amazônia nas décadas de 70 e início de 80, temos a Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Sobre ela é correto afirmar que:
foi construída no final da ditadura militar e a sua grande finalidade seria o aproveitamento do rio Tapajós, no sudeste do Pará, de modo a contribuir para integrar a região Amazônica ao Sul do país, dento de um plano de desenvolvimento regional que tinha como meta a implantação de indústrias que necessitavam desse potencial hídrico.
sua construção se deu no período da ditadura militar e foi sustentada pelo discurso de progresso para a região, a partir do aproveitamento da sua bacia hidrográfica, em vista do seu potencial hidrelétrico, de modo a viabilizar a implantação de projetos minero-metalúrgicos, como o da Albrás e o Grande Carajás, especialmente em um momento em que ocorria a crise internacional de petróleo.
sua efetivação se deu nos momentos finais do período da ditadura militar, mas fazia parte dos planos do desenvolvimento regional desde o início dos anos 70, pois garantiria energia elétrica para Belém e Manaus, ao mesmo tempo em que integraria a região Amazônica às regiões Nordeste e Sudeste.
a construção dessa hidrelétrica trouxe profundas alterações para o espaço amazônico, pois, para a formação do reservatório hidráulico, alguns municípios paraenses foram totalmente inundados. Em contrapartida, a Eletrobrás, responsável por sua construção, ergueu vários núcleos urbanos em seu entorno, absorvendo, assim, a população dos municípios que haviam submergidos.
Segundo o Historiador Eric Hobsbawm.
I. "A destruição do passado, ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX."
II. "Os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, com grande relação orgânica com o passado público da época em que vivem, originando uma geração saudosista."
III. "Ser membro da consciência humana é situar-se com relação a seu passado, passado este que é uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável das instituições, valores e padrões da sociedade."
IV. "Os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio."
Estão corretas
somente I e III.
somente II e IV.
somente I, II e IV
somente I, III e IV.
I, II, III e IV.
O Plano Real pôs fim a uma longa e dolorosa escalada da inflação no Brasil, iniciada com o ciclo de governos militares (1964-1985). Desde então, o país experimentou uma série de planos de estabilização, em geral baseados em políticas monetárias heterodoxas como congelamento de preços e confisco de poupança. O presidente brasileiro e o ministro da Fazenda que implantaram o Plano e Real foram, RESPECTIVAMENTE:
Fernando Collor de Melo e Zélia Cardoso de Melo.
Fernando Collor de Melo e Luis Carlos Bresser Pereira.
Luís Inácio Lula da Silva e Guido Mantega.
Itamar Franco e Pedro Sampaio Malan.
Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.
Sobre o processo que instituiu a República no Brasil, considere as seguintes proposições:
I. A questão religiosa e a questão militar contribuíram para aumentar os desgaste da monarquia;
II. O Partido Republicano convivia com as contradições da sociedade brasileira de época e tinha entre seus membros, muitos proprietários de escravos;
III Dentro do Partido Republicano havia divergências. Os setores ligados às camadas médias urbanas, com núcleo do Rio de Janeiro, defendiam a radicalização da luta e o estabelecimento da república por meio de uma revolução popular;
IV. Os positivistas, adeptos da monarquia, eram contrários a qualquer mudança no governo.
Estão corretas as proposições
I, II e III somente.
I, II e IV somente.
I, III e IV somente.
II, III e IV somente
I, II, III e IV
O Partido Operário foi criado em 1890 e em 1892, houve a realização do Iº Congresso Operário Brasileiro. Sobre o operariado brasileiro do final do século XIX, não é correto afirmar.
A classe operária no Brasil organizou-se em torno de sindicatos e de correntes políticas, muitas vezes opositores entre si.
Nos anos iniciais da república, eram os socialistas que detinham a hegemonia do movimento operário.
Os operários imigrantes tiveram participação expressiva na organização política do movimento operário e na criação dos jornais que circulavam, defendendo idéias anarquistas e socialistas.
A Lei Adolfo Gordo facilitava a expulsão de lideranças operárias de origem estrangeira.
Sobre a história de Olinda e Recife, considere as seguintes proposições:
I. Durante a invasão holandesa, a cidade de Olinda foi incendiada e praticamente precisou ser reconstruída.
II. Em 1710, uma Carta Régia criou a Vila de Recife, mas a aristocracia rural de Olinda não gostou da medida e mandou suas milícias invadirem essa Vila, derrubarem seu pelourinho, que era símbolo da autonomia do Recife.
III. A Guerra dos Mascastes foi um enfrentamento entre os habitantes de Olinda e de Recife, para definir qual das duas cidades seria a mais importante da Capitania de Pernambuco.
IV. Bernardo Vieira de Melo tentou, em Olinda, transformar Pernambuco numa República Independente. Estão corretas as proposições
I e III somente.
II e IV somente.
III e IV somente.
I, II e III somente
I, II, III e IV
Analise as proposições abaixo.
I. A classe social dominante em Pernambuco desde o período colonial era formada pelos senhores de engenho, pelos proprietários de grandes fazendas e pelos comerciantes abastados.
II. Implantada sob o signo da escravidão, a sociedade colonial criou diferenças sociais difíceis de transpor, como os preconceitos marcantes contra o trabalho manual.
III. Nem todo o clero aceitava ou justificava a existência da escravidão, mas, como instituição, a Igreja Católica fechou os olhos para a violência e os maus-tratos contra os escravos, favorecendo a implantação da escravidão nas colônias da América.
IV. O Patriarcalismo conferia ao senhor de engenho privilégios de mando e riqueza sobre os demais membros da sociedade. Estão corretas as proposições
I, II e III somente.
I, II e IV somente.
II e IV somente.
II, III e IV somente
I, II, III e IV.
"Durante a ditadura militar, muitos artistas e intelectuais procuravam denunciar, dentro do possível, as arbitrariedades do governo". Sobre esse movimento de resistência, assinale a alternativa incorreta.
Na música, Geraldo Vandré, Edu Lobo, Gilberto Gil, Chico Buarque e outros compositores criaram canções de protesto de grande sucesso popular.
Janete Clair e Mazzaropi escreveram peças que satirizavam duramente o governo militar.
No teatro, foram apresentadas peças como: "Liberdade, liberdade"; "se correr o bucho pega, se ficar o bucho come"; "Arena contra Zumbi" e "O rei da vela", todas criticando o governo militar.
Apesar da censura, surgiu o movimento tropicalista, com a participação, dentre outros, de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Júlio Medáglia, causando impacto renovador na MPB.
Tiveram repercussões significativas as peças-protestos de autores, como: Oduvaldo Viana Filho, Ferreira Gullar, Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri.
Dentre as correntes políticas que influenciaram o movimento operário brasileiro, destacam-se:
O Ludismo e o Stalinismo
O Anarquismo e anarcossindicalismo.
O Cartismo e o Falangismo.
O Tenentismo e a Coluna Prestes.
A campanha civilista e o Queremismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...