Questões sobre História do Brasil

Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir da leitura do documento acima e dos estudos históricos que se têm sobre a borracha na Amazônia, podemos afirmar corretamente que:

  • A.

    a borracha, assim como outros produtos econômicos brasileiros, o açúcar na Colônia e o café no Império e República, se caracterizaram por uma prosperidade e fausto passageiros. No caso da borracha, esta permaneceu na região através da suntuosidade das construções públicas e privadas que atendiam à elite gomífera.

  • B.

    o sistema de produção e trocas que vinha desde o período colonial na Amazônia foi a base em que se assentou a produção gomífera. Esse sistema, conhecido como aviamento, constituía-se em um sistema de créditos, caracterizado pelas trocas que eram feitas entre as casas aviadoras e responsáveis pelo abastecimento dos seringais e as casas exportadoras da borracha.

  • C.

    a Amazônia, entre a primeira metade do século XIX e início do XX, viveu um breve período de expansão da produção do látex, mas isso lhe deu status para participar do comércio internacional, o que trouxe para a região muitos excedentes de capitais que se materializaram em obras de infra-estrutura para uma indústria nascente.

  • D.

    a partir dos finais do século XIX, até a Segunda Guerra Mundial, a Amazônia foi a maior produtora de látex e esse fato lhe trouxe um grande desenvolvimento devido à criação das "casas aviadoras", o que inaugurava na região o sistema de fornecer mercadorias a crédito.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Dentre os grandes projetos implantados na Amazônia nas décadas de 70 e início de 80, temos a Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Sobre ela é correto afirmar que:

  • A.

    foi construída no final da ditadura militar e a sua grande finalidade seria o aproveitamento do rio Tapajós, no sudeste do Pará, de modo a contribuir para integrar a região Amazônica ao Sul do país, dento de um plano de desenvolvimento regional que tinha como meta a implantação de indústrias que necessitavam desse potencial hídrico.

  • B.

    sua construção se deu no período da ditadura militar e foi sustentada pelo discurso de progresso para a região, a partir do aproveitamento da sua bacia hidrográfica, em vista do seu potencial hidrelétrico, de modo a viabilizar a implantação de projetos minero-metalúrgicos, como o da Albrás e o Grande Carajás, especialmente em um momento em que ocorria a crise internacional de petróleo.

  • C.

    sua efetivação se deu nos momentos finais do período da ditadura militar, mas fazia parte dos planos do desenvolvimento regional desde o início dos anos 70, pois garantiria energia elétrica para Belém e Manaus, ao mesmo tempo em que integraria a região Amazônica às regiões Nordeste e Sudeste.

  • D.

    a construção dessa hidrelétrica trouxe profundas alterações para o espaço amazônico, pois, para a formação do reservatório hidráulico, alguns municípios paraenses foram totalmente inundados. Em contrapartida, a Eletrobrás, responsável por sua construção, ergueu vários núcleos urbanos em seu entorno, absorvendo, assim, a população dos municípios que haviam submergidos.

Segundo o Historiador Eric Hobsbawm.

I. "A destruição do passado, ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX."

II. "Os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, com grande relação orgânica com o passado público da época em que vivem, originando uma geração saudosista."

III. "Ser membro da consciência humana é situar-se com relação a seu passado, passado este que é uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável das instituições, valores e padrões da sociedade."

IV. "Os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio."

Estão corretas

  • A.

    somente I e III.

  • B.

    somente II e IV.

  • C.

    somente I, II e IV

  • D.

    somente I, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

O Plano Real pôs fim a uma longa e dolorosa escalada da inflação no Brasil, iniciada com o ciclo de governos militares (1964-1985). Desde então, o país experimentou uma série de planos de estabilização, em geral baseados em políticas monetárias heterodoxas como congelamento de preços e confisco de poupança. O presidente brasileiro e o ministro da Fazenda que implantaram o Plano e Real foram, RESPECTIVAMENTE:

  • A.

    Fernando Collor de Melo e Zélia Cardoso de Melo.

  • B.

    Fernando Collor de Melo e Luis Carlos Bresser Pereira.

  • C.

    Luís Inácio Lula da Silva e Guido Mantega.

  • D.

    Itamar Franco e Pedro Sampaio Malan.

  • E.

    Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

Sobre o processo que instituiu a República no Brasil, considere as seguintes proposições:

I. A questão religiosa e a questão militar contribuíram para aumentar os desgaste da monarquia;

II. O Partido Republicano convivia com as contradições da sociedade brasileira de época e tinha entre seus membros, muitos proprietários de escravos;

III Dentro do Partido Republicano havia divergências. Os setores ligados às camadas médias urbanas, com núcleo do Rio de Janeiro, defendiam a radicalização da luta e o estabelecimento da república por meio de uma revolução popular;

IV. Os positivistas, adeptos da monarquia, eram contrários a qualquer mudança no governo.

Estão corretas as proposições

  • A.

    I, II e III somente.

  • B.

    I, II e IV somente.

  • C.

    I, III e IV somente.

  • D.

    II, III e IV somente

  • E.

    I, II, III e IV

O Partido Operário foi criado em 1890 e em 1892, houve a realização do Iº Congresso Operário Brasileiro. Sobre o operariado brasileiro do final do século XIX, não é correto afirmar.

  • A.

    A classe operária no Brasil organizou-se em torno de sindicatos e de correntes políticas, muitas vezes opositores entre si.

  • B.

    Nos anos iniciais da república, eram os socialistas que detinham a hegemonia do movimento operário.

  • C.

    Os operários imigrantes tiveram participação expressiva na organização política do movimento operário e na criação dos jornais que circulavam, defendendo idéias anarquistas e socialistas.

  • D. A maior parte do operariado brasileiro concentrava-se na região Nordeste, onde também se encontrava o movimento político mais organizado e atuante da classe operária.
  • E.

    A Lei Adolfo Gordo facilitava a expulsão de lideranças operárias de origem estrangeira.

Sobre a história de Olinda e Recife, considere as seguintes proposições:

I. Durante a invasão holandesa, a cidade de Olinda foi incendiada e praticamente precisou ser reconstruída.

II. Em 1710, uma Carta Régia criou a Vila de Recife, mas a aristocracia rural de Olinda não gostou da medida e mandou suas milícias invadirem essa Vila, derrubarem seu pelourinho, que era símbolo da autonomia do Recife.

III. A Guerra dos Mascastes foi um enfrentamento entre os habitantes de Olinda e de Recife, para definir qual das duas cidades seria a mais importante da Capitania de Pernambuco.

IV. Bernardo Vieira de Melo tentou, em Olinda, transformar Pernambuco numa República Independente. Estão corretas as proposições

  • A.

    I e III somente.

  • B.

    II e IV somente.

  • C.

    III e IV somente.

  • D.

    I, II e III somente

  • E.

    I, II, III e IV

Analise as proposições abaixo.

I. A classe social dominante em Pernambuco desde o período colonial era formada pelos senhores de engenho, pelos proprietários de grandes fazendas e pelos comerciantes abastados.

II. Implantada sob o signo da escravidão, a sociedade colonial criou diferenças sociais difíceis de transpor, como os preconceitos marcantes contra o trabalho manual.

III. Nem todo o clero aceitava ou justificava a existência da escravidão, mas, como instituição, a Igreja Católica fechou os olhos para a violência e os maus-tratos contra os escravos, favorecendo a implantação da escravidão nas colônias da América.

IV. O Patriarcalismo conferia ao senhor de engenho privilégios de mando e riqueza sobre os demais membros da sociedade. Estão corretas as proposições

  • A.

    I, II e III somente.

  • B.

    I, II e IV somente.

  • C.

    II e IV somente.

  • D.

    II, III e IV somente

  • E.

    I, II, III e IV.

"Durante a ditadura militar, muitos artistas e intelectuais procuravam denunciar, dentro do possível, as arbitrariedades do governo". Sobre esse movimento de resistência, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Na música, Geraldo Vandré, Edu Lobo, Gilberto Gil, Chico Buarque e outros compositores criaram canções de protesto de grande sucesso popular.

  • B.

    Janete Clair e Mazzaropi escreveram peças que satirizavam duramente o governo militar.

  • C.

    No teatro, foram apresentadas peças como: "Liberdade, liberdade"; "se correr o bucho pega, se ficar o bucho come"; "Arena contra Zumbi" e "O rei da vela", todas criticando o governo militar.

  • D.

    Apesar da censura, surgiu o movimento tropicalista, com a participação, dentre outros, de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Júlio Medáglia, causando impacto renovador na MPB.

  • E.

    Tiveram repercussões significativas as peças-protestos de autores, como: Oduvaldo Viana Filho, Ferreira Gullar, Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri.

Dentre as correntes políticas que influenciaram o movimento operário brasileiro, destacam-se:

  • A.

    O Ludismo e o Stalinismo

  • B.

    O Anarquismo e anarcossindicalismo.

  • C.

    O Cartismo e o Falangismo.

  • D.

    O Tenentismo e a Coluna Prestes.

  • E.

    A campanha civilista e o Queremismo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...