Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do regime civil-militar (1964-1985), julgue (C ou E) os itens subsequentes. A política educacional do regime civil-militar (1964-1985) promoveu a massificação do ensino público fundamental e médio, o incentivo ao ensino privado e a criação de um sistema nacional de apoio à pós-graduação e à pesquisa nas universidades, como evidencia o fato de, nos anos 70, a pósgraduação ser o nível educacional que mais crescera, seguido do ensino universitário, do ensino médio e, por último, do ensino fundamental.
Acerca do regime civil-militar (1964-1985), julgue (C ou E) os itens subsequentes. Pela Lei de Anistia, promulgada em agosto de 1979, prescreveram os crimes políticos cometidos pelos opositores do regime e pelos agentes das forças de segurança entre 1964 e 1979, o que possibilitou a anistia de políticos e servidores civis e militares condenados pela prática de crimes de tortura, terrorismo, assalto, sequestro e atentado pessoal.
Acerca do regime civil-militar (1964-1985), julgue (C ou E) os itens subsequentes. A Constituição de 1967 incorporou a doutrina de segurança nacional à medida que inseriu, em seu texto, as principais determinações dos atos institucionais e dos atos complementares anteriores, atribuindo à União a organização das forças armadas e o planejamento e a garantia da segurança nacional, sendo esta também de responsabilidade de todos os cidadãos.
História - História do Brasil - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
O governo de Juscelino Kubistchek caracterizou-se por uma firme associação entre o capital nacional e o estrangeiro, com concessões de grandes facilidades ao capital internacional, sob a justificativa de que o país precisa decolar rapidamente sua economia, por meio de maior integração com a economia mundial. A política econômica do Período JK ficou conhecida, nos círculos históricos e econômicos, pelo nome de:
Acerca do regime civil-militar (1964-1985), julgue (C ou E) os itens subsequentes. No período do denominado milagre econômico brasileiro, em que o crescimento econômico estava associado aos índices relativamente baixos de inflação, as elevadas taxas de crescimento foram possíveis graças à redução de importações e exportações, ao aumento dos investimentos privados nacionais e à contenção do crédito público.
A respeito do contexto da denominada Revolução Gloriosa (1688- 1689), julgue (C ou E) os itens a seguir. A Revolução Gloriosa marcou o início de uma nova etapa da relação entre os monarcas ingleses e o Parlamento, cimentada pelo Bill of Rights (Declaração de Direitos), em 1689, na qual se estabeleceu que os reis, a partir daquele momento, necessitariam do aval dos representantes políticos para implementar medidas que afetassem áreas importantes da vida no reino.
História - História do Brasil - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Segundo Alencastro (2000), a variável de longa duração que apreende a formação do Brasil nos seus prolongamentos internos e externos (de 1550 a 1930) é que o mercado de trabalho brasileiro está desterriatorializado, ou seja, o contingente principal da mão de obra nasce e cresce fora do território colonial e nacional. Uma das implicações dessa variável relacionada aos aspectos políticos da nação brasileira é:
História - História do Brasil - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
O capítulo 5 O Homem Cordial da obra Raízes do Brasil (Holanda, 1990) é, sem dúvida, um dos mais discutidos do clássico livro da historiografia brasileira. É nele que o autor destaca uma característica cultural, própria dos brasileiros, como a tendência a não achar agradáveis as relações impessoais, típicas das ações do Estado, procurando reduzi-las ao padrão pessoal, familiar e afetivo. Esta tendência do homem cordial a comportamentos de aparência afetiva, dificulta a formação no Brasil de uma sociedade urbana de tipo moderno. Um importante conceito, derivado das reflexões de Max Weber, que o referido autor utiliza para ressaltar a tendência brasileira de aceitar quando não, promover, certa promiscuidade entre interesses pessoais e familiares e as instituições do Estado é o conceito de:
História - História do Brasil - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Ao desenvolver um estudo comparativo entre a Lei de Terras no Brasil (1850) e o Homestead Act (1862), dos EUA, (Costa 1987) destaca que a política de terras de cada uma desses nações reflete, respectivamente, a postura de cada uma diante da mão de obra e demonstra como o desenvolvimento do capitalismo assumiu formas diferentes nos EUA e no Brasil, conduzindo a políticas opostas. Em síntese, o objetivo central da política de Terras do Brasil no período mencionado foi:
História - História do Brasil - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Com relação à Independência do Brasil (1822), apesar de já ser informalmente reconhecida pela Inglaterra, interessada em garantir ordem na antiga colônia portuguesa, o primeiro país que a reconheceu oficialmente foram os Estados Unidos. Segundo Fausto (2002), o motivo do retardamento no reconhecimento oficial inglês foi:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...