Questões sobre História do Brasil

Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do regime civil-militar (1964-1985), julgue (C ou E) os itens subsequentes. A política educacional do regime civil-militar (1964-1985) promoveu a massificação do ensino público fundamental e médio, o incentivo ao ensino privado e a criação de um sistema nacional de apoio à pós-graduação e à pesquisa nas universidades, como evidencia o fato de, nos anos 70, a pósgraduação ser o nível educacional que mais crescera, seguido do ensino universitário, do ensino médio e, por último, do ensino fundamental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do regime civil-militar (1964-1985), julgue (C ou E) os itens subsequentes. Pela Lei de Anistia, promulgada em agosto de 1979, prescreveram os crimes políticos cometidos pelos opositores do regime e pelos agentes das forças de segurança entre 1964 e 1979, o que possibilitou a anistia de políticos e servidores civis e militares condenados pela prática de crimes de tortura, terrorismo, assalto, sequestro e atentado pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do regime civil-militar (1964-1985), julgue (C ou E) os itens subsequentes. A Constituição de 1967 incorporou a doutrina de segurança nacional à medida que inseriu, em seu texto, as principais determinações dos atos institucionais e dos atos complementares anteriores, atribuindo à União a organização das forças armadas e o planejamento e a garantia da segurança nacional, sendo esta também de responsabilidade de todos os cidadãos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O governo de Juscelino Kubistchek caracterizou-se por uma firme associação entre o capital nacional e o estrangeiro, com concessões de grandes facilidades ao capital internacional, sob a justificativa de que o país precisa decolar rapidamente sua economia, por meio de maior integração com a economia mundial. A política econômica do Período JK ficou conhecida, nos círculos históricos e econômicos, pelo nome de:

  • A. substituição de importações
  • B. nova política econômica
  • C. nacionalismo conservador
  • D. nacional-desenvolvimentismo
  • E. nacional-socialismo

Acerca do regime civil-militar (1964-1985), julgue (C ou E) os itens subsequentes. No período do denominado milagre econômico brasileiro, em que o crescimento econômico estava associado aos índices relativamente baixos de inflação, as elevadas taxas de crescimento foram possíveis graças à redução de importações e exportações, ao aumento dos investimentos privados nacionais e à contenção do crédito público.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do contexto da denominada Revolução Gloriosa (1688- 1689), julgue (C ou E) os itens a seguir. A Revolução Gloriosa marcou o início de uma nova etapa da relação entre os monarcas ingleses e o Parlamento, cimentada pelo Bill of Rights (Declaração de Direitos), em 1689, na qual se estabeleceu que os reis, a partir daquele momento, necessitariam do aval dos representantes políticos para implementar medidas que afetassem áreas importantes da vida no reino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Alencastro (2000), a variável de longa duração que apreende a formação do Brasil nos seus prolongamentos internos e externos (de 1550 a 1930) é que o mercado de trabalho brasileiro está desterriatorializado, ou seja, o contingente principal da mão de obra nasce e cresce fora do território colonial e nacional. Uma das implicações dessa variável relacionada aos aspectos políticos da nação brasileira é:

  • A. A longa história da nação brasileira está vinculada a interesses inteiramente voltados para a política interna.
  • B. O Brasil é uma nação que se constitui e unifi ca cedo graças à mestiçagem.
  • C. A cidadania no Brasil tem como traço característico a tolerância racial.
  • D. O Brasil, econômica e politicamente, é um prolongamento da história européia.
  • E. A história do mercado brasileiro é longa, mas a história da nação brasileira é curta.

O capítulo 5 “O Homem Cordial” da obra Raízes do Brasil (Holanda, 1990) é, sem dúvida, um dos mais discutidos do clássico livro da historiografia brasileira. É nele que o autor destaca uma característica cultural, própria dos brasileiros, como a tendência a não achar agradáveis as relações impessoais, típicas das ações do Estado, procurando reduzi-las ao padrão pessoal, familiar e afetivo. Esta tendência do “homem cordial” a comportamentos de aparência afetiva, dificulta a formação no Brasil de uma sociedade urbana de tipo moderno. Um importante conceito, derivado das reflexões de Max Weber, que o referido autor utiliza para ressaltar a tendência brasileira de aceitar quando não, promover, certa promiscuidade entre interesses pessoais e familiares e as instituições do Estado é o conceito de:

  • A. patrimonialismo
  • B. gerencialismo
  • C. coronelismo
  • D. racionalidade
  • E. legitimação

Ao desenvolver um estudo comparativo entre a Lei de Terras no Brasil (1850) e o Homestead Act (1862), dos EUA, (Costa 1987) destaca que a política de terras de cada uma desses nações reflete, respectivamente, a postura de cada uma diante da mão de obra e demonstra como o desenvolvimento do capitalismo assumiu formas diferentes nos EUA e no Brasil, conduzindo a políticas opostas. Em síntese, o objetivo central da política de Terras do Brasil no período mencionado foi:

  • A. garantir a transição para o trabalho assalariado
  • B. estimular o desenvolvimento da pequena propriedade
  • C. impedir o crescimento do imperialismo norte-americano
  • D. assegurar o sucesso da economia do tipo plantation
  • E. garantir acesso à terra para os negros alforriados

Com relação à Independência do Brasil (1822), apesar de já ser informalmente reconhecida pela Inglaterra, interessada em garantir ordem na antiga colônia portuguesa, o primeiro país que a reconheceu oficialmente foram os Estados Unidos. Segundo Fausto (2002), o motivo do retardamento no reconhecimento oficial inglês foi:

  • A. a forte influência da França e da Áustria nos negócios internos do país, devido à influência dos Orleans e Bragança
  • B. a tentativa dos ingleses de conseguir do Brasil a imediata extinção do tráfico de escravos
  • C. as pressões angolanas para que o Brasil se mantivesse como colônia portuguesa
  • D. o relativo desinteresse da Inglaterra no Brasil como país independente e sem o escravismo colonial
  • E. a pressão dos uruguaios sobre os ingleses e o interesse uruguaio de se manter unido ao Brasil independente
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...