Questões sobre História do Brasil

Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Costuma-se apontar a inspiração fascista das iniciativas educacionais do Governo Vargas, Fausto (2002), entretanto, ressalta que, mesmo no curso da ditadura do Estado Novo (1937-1945), a educação esteve impregnada de uma mistura de valores hierárquicos, de um conservadorismo católico, mas sem tomar a forma de uma doutrinação fascista. A política educacional getulista ficou essencialmente nas mãos de jovens políticos mineiros, como os ministros:

  • A. Darcy Ribeiro e Roberto Lira
  • B. Nei Braga e Jarbas Passarinho
  • C. Francisco Campos e Gustavo Capanema
  • D. Darcy Ribeiro e Gustavo Capanema
  • E. Carlos Drummond de Andrade e Francisco Campos

A respeito da escravidão no Brasil e sua abolição, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. Os escravos viviam nas piores condições possíveis, o que culminou em revoltas nas fazendas, com a fuga de grupos de escravos que formavam os quilombos. Os quilombos eram comunidades organizadas, onde os negros podiam praticar sua cultura, falar sua língua e exercer seus rituais religiosos. O mais famoso foi o Quilombo de Palmares, comandado por Zumbi.
  • B. A necessidade de aumentar o mercado consumidor para seus produtos fez a Inglaterra aprovar a Lei Bill Aberdeen em 1845, que proibia o tráfico de escravos, dando o poder aos ingleses de abordarem e aprisionarem navios de países que faziam essa prática. Como as relações anglo-brasileiras eram muito boas e o Brasil já estava pendente à abolição da escravatura, imediatamente aderiu à lei inglesa e proibiu o tráfico de escravos.
  • C. Algumas leis restringiram gradativamente a escravidão: em 1871, a Lei do Ventre Livre dava liberdade aos filhos de escravos nascidos após sua vigência e, em 1885, a Lei dos Sexagenários garantia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade. Mas a escravidão somente foi abolida no Brasil em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel.
  • D. A lei deu a liberdade jurídica aos escravos, mas a realidade foi cruel com eles. Sem moradia, condições econômicas e assistência do Estado, os negros não conseguiam empregos, sofriam preconceito e discriminação racial.

Com relação à história colonial brasileira, julgue os itens que se seguem. No período colonial brasileiro, o principal propósito das bandeiras paulistas era a descoberta de metais preciosos. O aprisionamento de indígenas foi praticado como forma de minimizar os eventuais prejuízos da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à história colonial brasileira, julgue os itens que se seguem. A descoberta do ouro nos sertões mineiros foi recebida pela Coroa portuguesa com grande apreensão. Não havia um projeto de colonização definido a priori. A tarefa de controlar a multidão de aventureiros que se dirigiria àqueles sertões parecia algo grande demais para os poucos recursos lusos. Por fim, existia a possibilidade da descoberta daquela riqueza despertar a cobiça das demais nações europeias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à história colonial brasileira, julgue os itens que se seguem. A produção de açúcar, em Pernambuco, foi controlada pelos colonos batavos logo após o início do governo de Nassau. A Companhia de Comércio das Índias Ocidentais havia confiscado e vendido a holandeses e judeus os engenhos abandonados por proprietários que haviam fugido para Bahia e Rio de Janeiro. Tal controle da produção manteve-se até o início da insurreição restauradora, em 1645.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à história colonial brasileira, julgue os itens que se seguem. A oposição dos dirigentes da Companhia de Comércio das Índias Ocidentais ao uso da mão de obra escrava foi um dos principais fatores de desgaste nas relações entre a Companhia e os tradicionais senhores de engenho pernambucanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à história colonial brasileira, julgue os itens que se seguem. A possibilidade de ascensão social na América portuguesa esteve limitada pelos estatutos de limpeza de sangue, pelos quais os descendentes de judeus, mouros, ciganos, ameríndios e africanos estiveram excluídos da ocupação de altos postos eclesiásticos e civis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ida da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, julgue os itens subsecutivos. A abertura dos portos da América portuguesa às potências amigas foi um dos primeiros atos de D. João VI ao chegar ao Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ida da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, julgue os itens subsecutivos. Para muitos historiadores, o fim do período colonial brasileiro ocorreu em 1808, quando da chegada da família real ao Rio de Janeiro. No entanto, a opção pela independência formal do Brasil passou a ser abertamente discutida apenas em 1820, com a Revolução do Porto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ida da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, julgue os itens subsecutivos. A transferência da Corte para a América portuguesa foi aventada em diferentes crises anteriores à de 1808, como estratégia para manutenção da soberania do pequeno reino ibérico frente às potências europeias.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...