Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne ao Brasil na segunda metade do século XX, julgue os itens subsecutivos.
A Constituição Federal de 1988 foi elaborada sob a influência de uma pluralidade de forças e de sujeitos políticos.
Atenção: As questões de números 34 e 35 devem ser respondidas com base nas figuras abaixo.
A partir de uma leitura crítica das Figuras 1 e 2 pode-se concluir que a
1 representa os grupos indígenas como selvagens, enquanto a 2 destaca as características culturais específicas dos índios.
1 exprime a forma de dominação imposta às populações indígenas, enquanto a 2 atribui característica de preguiça ao índio.
1 destaca a importância da obra missionária do trabalho de catequese, enquanto a 2 revela aspectos culturais europeus no índio.
1 usa a imagem para analisar as marcas culturais indígenas na sociedade, enquanto a 2 indica o caráter passivo do povo indígena.
1 procura retratar um ritual indígena de antropofagia, enquanto a 2 destaca o caráter imponente e guerreiro dos indígenas.
Atenção: As questões de números 34 e 35 devem ser respondidas com base nas figuras abaixo.
Segundo Circe Bittencourt (2001), no caso de uma análise das populações e culturas indígenas, o estudo das ilustrações das diferentes épocas em livros produzidos em diferentes períodos, além de rico material didático de apoio,
demonstra a importância da inexistência de conflitos e disputas com indígenas nas ocupações de terras para a plantação de cana.
serve para demonstrar que a ilustração nos livros didáticos prejudica a compreensão dos textos e a identificação do nível cultural dos indígenas.
transforma o livro em documento de época e possibilita, por intermédio do método do historiador, uma leitura crítica de imagens.
identifica o papel importante dos livros em representar os diferentes grupos indígenas na fase de conquista e colonização europeia.
incentiva a utilização de suportes tecnológicos mais sofisticados nas escolas e melhora as condições de trabalho docente na sala de aula.
No processo de emancipação política do Brasil, fizeram parte da conjuntura internacional, que o texto descreve, respectivamente,
a Revolta dos Emboabas e as Guerras Guaraníticas.
a Inconfidência Mineira e a Conjuração dos Alfaiates.
a Confederação do Equador e a Guerra dos Farrapos.
as Guerras Guaraníticas e a Revolução Pernambucana.
a Revolução Pernambucana e a Confederação do Equador.
O texto faz referência a um movimento social que
expressou reivindicações políticas sem conteúdo religioso.
dissociou elementos religiosos da carência da população.
combinou conteúdo religioso com reivindicação social.
agregou transformações sociais ao fanatismo religioso.
desprezou as carências religiosas e os problemas sociais.
Dentre os artifícios de persuasão e sedução mencionados pelo autor e frequentes na propaganda política associada à política de massas, podemos citar:
a construção da imagem carismática do líder mediante a ampla utilização dos meios de comunicação.
a utilização de linguagem rebuscada e erudita, voltada especialmente para cativar a população letrada.
a transparência na difusão da política estatal e a difusão das vantagens dos princípios econômicos liberais, para o progresso do país.
o combate às representações religiosas e militares e a defesa de valores racionais baseados nos direitos universais do homem.
a concessão de benefícios, autonomia e liberdade de expressão aos trabalhadores e sindicatos.
Segundo o autor, a política a que o texto faz referência teve por objetivos principais
atender às reivindicações dos patrões e dos operários e ampliar a participação das associações de classes na elaboração da legislação trabalhista.
legalizar as organizações de trabalhadores urbanos e atribuir ao operariado o papel de controlador da vida sindical, sem intervenção do Estado.
estabelecer o princípio de pluralidade sindical reivindicado pelos trabalhadores urbanos e tornar os sindicatos mais independentes do Estado.
acabar com a resistência do empresariado em reconhecer os direitos dos trabalhadores e obrigar os operários a apoiar o governo.
reprimir os esforços organizatórios da classe trabalhadora urbana fora do controle do Estado e atraí-la para o apoio difuso ao governo.
Juscelino Kubitschek, com seu Programa de Metas, esperava que, com a intensa industrialização e desenvolvimento da nação, a democracia no Brasil se consolidasse, diminuindo as diferenças entre ricos e pobres. É correto afirmar que esse projeto desenvolvimentista, ao envolver diversas classes sociais, legitimou o seu governo e
rearticulou as forças políticas do país e o operariado a fim de governar com plenos poderes.
implementou uma política nacionalista nas relações comerciais com os norte-americanos.
aglutinou segmentos sociais descontentes e a elite defensora da democracia popular.
criou um novo pacto populista entre as massas trabalhadoras e o chefe de Estado.
transformou o Exército no principal agente impulsionador do desenvolvimento do país.
O primeiro ato das reformas de Jango marcou o começo do fim de seu governo. (Boris Fausto. História do Brasil)
A frase permite concluir que as Reformas de Base do governo se constituíram, no Brasil, em um dos principais fatores responsáveis
pela queda do regime ditatorial.
pela democratização do país.
pelo Golpe de 1964.
pelo insucesso do Plano Trienal.
pela adoção do parlamentarismo.
Atenção: Considere a citação a seguir para responder às questões de números 51 e 52.
Um tema fundamental da História do Brasil que pode ser trabalhado em sala de aula para a compreensão desse apoio a que o autor se refere é
o ultranacionalismo e sua imposição pelo governo do I Reinado.
o racismo e sua relação com o enraizamento social do sistema escravista.
o antiimperialismo e o sucesso da política desenvolvimentista do governo JK.
a democracia e a difusão do positivismo nas escolas, durante a Nova República.
o republicanismo e sua irradiação pela comunidade de Canudos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...