Questões sobre História Geral

Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As reproduções acima são apenas duas das muitas que poderiam ser escolhidas para representar a fabricação – para usar a expressão do historiador Peter Burke – de uma imagem específica para o rei Luís XIV, da França. Sobre essas imagens e o contexto de sua produção, analise as afirmativas a seguir.

I – A primeira reprodução destaca o vínculo de Luis XIV com o conhecimento científico do período, distinguindo-o dos demais reis da época, cujas representações enfatizavam seus vínculos com a Igreja católica ou protestante.

II – Um tema recorrente dessa fabricação, não contemplado nas reproduções acima, era a identificação do monarca com personagens reais ou mitológicos da Antiguidade clássica.

III – A tolerância do rei também estava entre os atributos destacados em grande parte das representações produzidas na época, em função, sobretudo, da assinatura do Édito de Nantes.

IV – A segunda reprodução confere relevo à habilidade do rei como guerreiro, virtude ainda muito valorizada pela nobreza, símbolo de suas tradições e de sua importância nas hierarquias do Antigo Regime.

São corretas as afirmativas

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Considerando a leitura do texto acima, conclui-se que a crise geral do século XVII foi

  • A.

    política, tendo sido gerada pelo crescimento desordenado da corte absolutista e pelo distanciamento entre seus interesses e os da sociedade.

  • B.

    resultado do caráter único e inovador da Guerra Civil Inglesa de 1642 e especialmente da Revolução Gloriosa de 1688.

  • C.

    resultado do caráter único e inovador da Guerra Civil Inglesa de 1642 e especialmente da Revolução Gloriosa de 1688.

  • D.

    causa única para a decadência econômica da Espanha, evidenciando a incompetência e a irracionalidade que caracterizaram a corte espanhola.

  • E.

    efeito do equilíbrio dinâmico entre a corte absolutista e o restante da sociedade, estabelecido desde o século anterior.

O diagnóstico sobre o sentido da colonização, de acordo com o texto acima, esteve associado à

  • A.

    crítica da desorganização do aparato administrativo colonial.

  • B.

    caracterização do uso inadequado do trabalho escravo de indígenas e africanos.

  • C.

    análise das atividades econômicas implementadas pelos colonizadores europeus.

  • D.

    denúncia das hierarquias raciais instituídas ao longo do processo de colonização.

  • E.

    valorização de rupturas entre a sociedade colonial e a sociedade imperial brasileira.

A partir da leitura do texto acima, conclui-se que o autor se refere à

  • A.

    linha interpretativa dos Annales que busca apontar novos significados e explicações para a Revolução Francesa.

  • B.

    historiografia marxista que se preocupa em encontrar na Revolução Francesa elementos que anteciparam a Revolução Bolchevique na Rússia.

  • C.

    visão positivista de História que se interessa pelas características políticas, militares e administrativas de movimentos como a Revolução Francesa.

  • D.

    tradição historiográfica liberal que se concentra em criticar os aspectos autoritários dos principais movimentos revolucionários da História.

  • E.

    interpretação da Revolução Russa proposta por historiadores que pretenderam associá-la aos significados das lutas de classe na Revolução Francesa.

Comparando as ideias socialistas que circularam nas sociedades europeias, ao longo do século XIX, conclui-se que as(o)

  • A.

    ideias socialistas foram contraditórias, pois oscilaram entre a defesa das liberdades individuais e a crença no utilitarismo.

  • B.

    comunismo questionou o racionalismo universalista ilustrado, discordando dos utópicos.

  • C.

    socialismo utópico denunciou a questão social causada pelo desenvolvimento capitalista por meio da defesa da luta de classes.

  • D.

    socialismo marxista promoveu uma reunião de ideias desenvolvidas por pensadores anteriores.

  • E.

    socialismo científico assimilou elementos do pensamento iluminista e do socialismo utópico.

A partir das colocações acima, analise as afirmativas abaixo.

I – No contexto da Contrarreforma, a repressão da Igreja católica às práticas pagãs – algumas das quais denunciadas como demoníacas –, contribuiu para o recrudescimento do medo em relação à bruxaria.

II – Os Estados totalitários do século XX, por meio de aparelhos repressivos violentos e mais eficientes do que quaisquer outros anteriormente criados, instituíram o medo como instrumento de controle sistemático sobre as massas.

III – O desconhecimento e uma série de narrativas referentes à existência de seres fantásticos e monstruosos contribuíram para que o oceano fosse percebido com temor por grande parte dos europeus do início do século XV.

IV – No início da Revolução Francesa, o movimento conhecido como Grande Medo difundiu um pânico generalizado entre os senhores de terras, uma vez que se tratou de ações violentas e coordenadas do campesinato contra a grande propriedade.

São corretas as afirmativas

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Levando em consideração a análise da obra A estrada de ferro, o objetivo declarado do pintor e o contexto histórico de sua produção, conclui-se que

  • A.

    Manet, na realização de A estrada de ferro, conseguiu captar o fascínio em relação ao trem, um dos maiores símbolos do progresso do século XIX.

  • B.

    Manet, por meio do quadro, criticou o papel periférico a que a mulher fora relegada pela sociedade burguesa, retratando a monotonia de suas vidas.

  • C.

    a pintura representou a principal mudança na vida da população pobre da Europa, que passou a usufruir das grandes inovações do século XIX.

  • D.

    o quadro foi elaborado como uma crítica ao mundo moderno, centrado em seus avanços tecnológicos e nas transformações no cotidiano.

  • E.

    o ritmo acelerado da modernidade capitalista, simbolizado pelo uso das máquinas a vapor, é apresentado com ironia por Manet.

Acerca da relação entre o Dadaísmo e a I Guerra Mundial (1914-1918), pode-se afirmar que aquele movimento artístico

I – evidenciou a desilusão dos europeus em relação à sua civilização diante dos horrores do conflito;

II – representou nas artes a visão dos combatentes referente à irracionalidade intrínseca daquela guerra;

III – tentou convencer o lado adversário da falta de lógica em seguir na luta mesmo sem esperança de vitória; I

V – demonstrou, como mesmo em momentos de transformação social, as sensibilidades artísticas permanecem semelhantes.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Considerando as transformações nas sociedades europeias, no século XIX, verifica-se que o texto

  • A.

    reforça a identificação entre classes pobres e classes perigosas, uma visão preconceituosa que foi defendida por teorias científicas e aceita pelas elites europeias durante todo o século XIX.

  • B.

    torna evidente a novidade da Londres do século XIX que era a determinação, promovida pelas autoridades administrativas de espaços para cada grupo social, prática, até então, inexistente nas áreas urbanas europeias.

  • C.

    demonstra, como Conan Doyle provou, que ricos e pobres tinham a mesma tendência a cometer crimes e atos violentos, e, por isso, ele estava à frente dos outros escritores de sua época.

  • D.

    apresenta um tipo de ocupação do espaço urbano que, no século XIX, se verificou em cidades europeias transformadas pela intensificação do processo de industrialização.

  • E.

    caracteriza o romance policial e sua dimensão ficcional de forma a percebê-la como irreal quanto aos problemas sociais da cidade de Londres.

Sobre o colapso de valores e instituições da civilização liberal mencionado no texto, analise as justificativas a seguir.

I – A I Guerra Mundial produziu um grande abalo nas crenças liberais, pois demonstrou que a intervenção direta do Estado, em setores da economia, poderia ser necessário e mais eficiente do que a vigência plena das leis de mercado.

II – Adolf Hitler acusou o sistema político liberal de promover o egoísmo entre os membros da sociedade civil, criticando a supremacia dos direitos individuais sobre o bem da nação, objetivo supremo das ações estatais, segundo o nazismo.

III – Os Estados fascistas realizaram inúmeros eventos, investindo fortemente na propaganda e na política de massas, procurando convencer a população, em larga medida, com sucesso, das contradições da democracia liberal.

IV – O crescimento econômico da URSS nos anos 1930, enquanto muitos países sofriam as consequências da Crise de 1929, contribuiu para o desgaste do modelo econômico liberal e influenciou ações estatais intervencionistas no Ocidente capitalista.

São corretas as justificativas

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    III e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...