Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As reproduções acima são apenas duas das muitas que poderiam ser escolhidas para representar a fabricação – para usar a expressão do historiador Peter Burke – de uma imagem específica para o rei Luís XIV, da França. Sobre essas imagens e o contexto de sua produção, analise as afirmativas a seguir.
I – A primeira reprodução destaca o vínculo de Luis XIV com o conhecimento científico do período, distinguindo-o dos demais reis da época, cujas representações enfatizavam seus vínculos com a Igreja católica ou protestante.
II – Um tema recorrente dessa fabricação, não contemplado nas reproduções acima, era a identificação do monarca com personagens reais ou mitológicos da Antiguidade clássica.
III – A tolerância do rei também estava entre os atributos destacados em grande parte das representações produzidas na época, em função, sobretudo, da assinatura do Édito de Nantes.
IV – A segunda reprodução confere relevo à habilidade do rei como guerreiro, virtude ainda muito valorizada pela nobreza, símbolo de suas tradições e de sua importância nas hierarquias do Antigo Regime.
São corretas as afirmativas
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Considerando a leitura do texto acima, conclui-se que a crise geral do século XVII foi
política, tendo sido gerada pelo crescimento desordenado da corte absolutista e pelo distanciamento entre seus interesses e os da sociedade.
resultado do caráter único e inovador da Guerra Civil Inglesa de 1642 e especialmente da Revolução Gloriosa de 1688.
resultado do caráter único e inovador da Guerra Civil Inglesa de 1642 e especialmente da Revolução Gloriosa de 1688.
causa única para a decadência econômica da Espanha, evidenciando a incompetência e a irracionalidade que caracterizaram a corte espanhola.
efeito do equilíbrio dinâmico entre a corte absolutista e o restante da sociedade, estabelecido desde o século anterior.
O diagnóstico sobre o sentido da colonização, de acordo com o texto acima, esteve associado à
crítica da desorganização do aparato administrativo colonial.
caracterização do uso inadequado do trabalho escravo de indígenas e africanos.
análise das atividades econômicas implementadas pelos colonizadores europeus.
denúncia das hierarquias raciais instituídas ao longo do processo de colonização.
valorização de rupturas entre a sociedade colonial e a sociedade imperial brasileira.
A partir da leitura do texto acima, conclui-se que o autor se refere à
linha interpretativa dos Annales que busca apontar novos significados e explicações para a Revolução Francesa.
historiografia marxista que se preocupa em encontrar na Revolução Francesa elementos que anteciparam a Revolução Bolchevique na Rússia.
visão positivista de História que se interessa pelas características políticas, militares e administrativas de movimentos como a Revolução Francesa.
tradição historiográfica liberal que se concentra em criticar os aspectos autoritários dos principais movimentos revolucionários da História.
interpretação da Revolução Russa proposta por historiadores que pretenderam associá-la aos significados das lutas de classe na Revolução Francesa.
Comparando as ideias socialistas que circularam nas sociedades europeias, ao longo do século XIX, conclui-se que as(o)
ideias socialistas foram contraditórias, pois oscilaram entre a defesa das liberdades individuais e a crença no utilitarismo.
comunismo questionou o racionalismo universalista ilustrado, discordando dos utópicos.
socialismo utópico denunciou a questão social causada pelo desenvolvimento capitalista por meio da defesa da luta de classes.
socialismo marxista promoveu uma reunião de ideias desenvolvidas por pensadores anteriores.
socialismo científico assimilou elementos do pensamento iluminista e do socialismo utópico.
A partir das colocações acima, analise as afirmativas abaixo.
I – No contexto da Contrarreforma, a repressão da Igreja católica às práticas pagãs – algumas das quais denunciadas como demoníacas –, contribuiu para o recrudescimento do medo em relação à bruxaria.
II – Os Estados totalitários do século XX, por meio de aparelhos repressivos violentos e mais eficientes do que quaisquer outros anteriormente criados, instituíram o medo como instrumento de controle sistemático sobre as massas.
III – O desconhecimento e uma série de narrativas referentes à existência de seres fantásticos e monstruosos contribuíram para que o oceano fosse percebido com temor por grande parte dos europeus do início do século XV.
IV – No início da Revolução Francesa, o movimento conhecido como Grande Medo difundiu um pânico generalizado entre os senhores de terras, uma vez que se tratou de ações violentas e coordenadas do campesinato contra a grande propriedade.
São corretas as afirmativas
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Levando em consideração a análise da obra A estrada de ferro, o objetivo declarado do pintor e o contexto histórico de sua produção, conclui-se que
Manet, na realização de A estrada de ferro, conseguiu captar o fascínio em relação ao trem, um dos maiores símbolos do progresso do século XIX.
Manet, por meio do quadro, criticou o papel periférico a que a mulher fora relegada pela sociedade burguesa, retratando a monotonia de suas vidas.
a pintura representou a principal mudança na vida da população pobre da Europa, que passou a usufruir das grandes inovações do século XIX.
o quadro foi elaborado como uma crítica ao mundo moderno, centrado em seus avanços tecnológicos e nas transformações no cotidiano.
o ritmo acelerado da modernidade capitalista, simbolizado pelo uso das máquinas a vapor, é apresentado com ironia por Manet.
Acerca da relação entre o Dadaísmo e a I Guerra Mundial (1914-1918), pode-se afirmar que aquele movimento artístico
I – evidenciou a desilusão dos europeus em relação à sua civilização diante dos horrores do conflito;
II – representou nas artes a visão dos combatentes referente à irracionalidade intrínseca daquela guerra;
III – tentou convencer o lado adversário da falta de lógica em seguir na luta mesmo sem esperança de vitória; I
V – demonstrou, como mesmo em momentos de transformação social, as sensibilidades artísticas permanecem semelhantes.
Estão corretas APENAS as afirmativas
I e II.
I e IV.
II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Considerando as transformações nas sociedades europeias, no século XIX, verifica-se que o texto
reforça a identificação entre classes pobres e classes perigosas, uma visão preconceituosa que foi defendida por teorias científicas e aceita pelas elites europeias durante todo o século XIX.
torna evidente a novidade da Londres do século XIX que era a determinação, promovida pelas autoridades administrativas de espaços para cada grupo social, prática, até então, inexistente nas áreas urbanas europeias.
demonstra, como Conan Doyle provou, que ricos e pobres tinham a mesma tendência a cometer crimes e atos violentos, e, por isso, ele estava à frente dos outros escritores de sua época.
apresenta um tipo de ocupação do espaço urbano que, no século XIX, se verificou em cidades europeias transformadas pela intensificação do processo de industrialização.
caracteriza o romance policial e sua dimensão ficcional de forma a percebê-la como irreal quanto aos problemas sociais da cidade de Londres.
Sobre o colapso de valores e instituições da civilização liberal mencionado no texto, analise as justificativas a seguir.
I – A I Guerra Mundial produziu um grande abalo nas crenças liberais, pois demonstrou que a intervenção direta do Estado, em setores da economia, poderia ser necessário e mais eficiente do que a vigência plena das leis de mercado.
II – Adolf Hitler acusou o sistema político liberal de promover o egoísmo entre os membros da sociedade civil, criticando a supremacia dos direitos individuais sobre o bem da nação, objetivo supremo das ações estatais, segundo o nazismo.
III – Os Estados fascistas realizaram inúmeros eventos, investindo fortemente na propaganda e na política de massas, procurando convencer a população, em larga medida, com sucesso, das contradições da democracia liberal.
IV – O crescimento econômico da URSS nos anos 1930, enquanto muitos países sofriam as consequências da Crise de 1929, contribuiu para o desgaste do modelo econômico liberal e influenciou ações estatais intervencionistas no Ocidente capitalista.
São corretas as justificativas
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...