Questões sobre História Geral

Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Sujeito por mais de meio século à jurisdição do bispado de Funchal, contando, nos subsequentes cem anos, com um único bispado – o da Bahia, - o Brasil colônia teria nos jesuítas os primeiros organizadores do seu catolicismo. A instituição do Padroado, anterior à descoberta, fazia da Coroa Portuguesa o patrono das missões católicas e instituições eclesiásticas na África, Ásia e, depois, no Brasil.”

(Souza, Laura de Mello e. O diabo e a Terra de Santa Cruz; feitiçarias e religiosidade popular no Brasil colonial. São Paulo; Companhia das Letras, 1986)


Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas proposições abaixo. Depois marque a alternativa com a sequência CORRETA.


I- Tratava-se de um instrumento jurídico tipicamente medieval, que possibilitava um domínio direto da coroa nos negócios religiosos.

II- Conjunto de privilégios concedidos pela Santa Sé aos reis de Portugal e Espanha.

III- Os aspectos religiosos não eram afetados.

IV- A união indissociável entre Igreja Católica e o Estado português marcou a ação colonizatória.

    A) V, V, F, V.

    B) V, F, V, F.

    C) F, F, V, V.

    D) F, V, V, V.

    E) F, F, F, F.

“A questão que se coloca, após a conquista da independência e a ruptura dos elos de dominação direta, é a de saber em que medida o colonialismo persiste e por quais metamorfoses passou a noção de império. (...) É forçoso reconhecer que o fim dos impérios coloniais dos séculos XIX e XX não resultou de uma decisão metropolitana ou do desejo de abdicação do poder, e sim da capacidade de revolta que é inerente ao oprimido. (...) Uma segunda questão diz respeito à possibilidade de terem os países recentemente libertados em alguns casos, aparentemente libertados da dominação colonialista direta, de escolher seu próprio caminho de afirmação política e de identidade cultural. (...) E, finalmente, uma terceira questão. Como enfrentar a batalha contra a fome, contra as desigualdades sociais internas, contra a ameaça constante de governos opressores e de ditaduras pseudomodernizantes, e, sobretudo, como dominar os males do subdesenvolvimento legados pelo colonialismo e aprofundados pelos novos mecanismos de dependência?”.
Sobre a Descolonização da Ásia e da África, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Na conferência de Bandung, reuniram-se dezenas de países da Ásia e da África. Esse encontro foi importante porque, pela primeira vez, afirmou-se oficialmente a existência do terceiro mundo.

    B) Na África do Sul havia a política do Apartheid. Por essa lei, os negros teriam que viver em áreas diferentes daquelas destinadas aos brancos. Essa política era fortemente apoiada pelo CNA.

    C) O congresso Pan-Africano, surgido formalmente em 1919, na França, ratificou a dominação europeia sobre o continente. Depois disso, o movimento estabeleceu-se nas principais capitais do mundo.

    D) A sociedade indiana era bastante coesa, não havendo diferenças significativas, o que facilitou a luta contra o imperialismo.

    E) Os processos de emancipação das colônias da Ásia e da África resultaram apenas de mudanças externas, ou seja, a fragilidade das potências europeias ao final da segunda guerra mundial.

“Embora o aspecto mais óbvio da Guerra Fria fosse o confronto militar e a cada vez mais frenética corrida armamentista no Ocidente, não foi esse o seu grande impacto. As armas nucleares não foram usadas. As potências nucleares se envolveram em três grandes Guerras (mas não umas contra as outras).” (Hobsbawm, Eric. Era dos Extremos – O breve século XX. Companhia das Letras. São Paulo: 1995)
Sobre esses conflitos, é CORRETO afirmar:

    A) Abalados pela vitória comunista na China, os EUA e seus aliados intervierem na Coréia em 1950.

    B) Os EUA se retiraram do Afeganistão em 1988, após oito anos nos quais forneceu ajuda militar ao governo.

    C) O material caro e de alta tecnologia da competição das superpotências revelou-se muito decisivo.

    D) A ameaça constante de guerra nuclear, não foi capaz de produzir uma mobilização pela paz.

    E)

    Os movimentos pelo desarmamento nuclear foram decisivos para o apaziguamento entre as potências nucleares nos anos seguintes, não havendo grandes episódios de conflitos diretos ou indiretos.



Acordo de Mussolini, com a Igreja Católica que fez surgir o Estado do Vaticano:

    A) Pacto Anti-Kominterm.

    B) Tratado de Brest-Litovski.

    C) Tratado de não agressão.

    D) Tratado de Latrão.

    E) Tratado de Madrid.

Sobre a Crise de 1929, analise os itens abaixo:
I. Com o grande desenvolvimento da economia nos anos 1920, seguiu-se um grande controle e planejamento da produção, o que levou a crise. II. Grande parte dos trabalhadores vivia em grande dificuldade. Moravam em cortiços ou favelas e ganhavam muito mal. III. A política do “New Deal” criou leis sociais que protegiam os trabalhadores e os desempregados, porém, sem abandonar a política econômica, ou seja, o Liberalismo. IV. Outra medida do New Deal foi controlar a superprodução e estimular os agricultores a não produzirem além da queima de produtos.
Estão INCORRETOS os itens:

    A) I e II.

    B) II e IV.

    C) I e IV.

    D) Apenas o III.

    E) I e III.

Nos séculos XV e XVI surgiram ideias que contestavam a visão de mundo medieval. Homens e mulheres europeus passaram a valorizar a experiência e a observação, o estudo da natureza e da vida humana na Terra. Esse período de renovação de ideias foi denominado de Renascimento. Teve início na Itália e depois se espalhou pela Europa.
Sobre o Renascimento, analise as proposições a seguir:
I. A visão de mundo renascentista era caracterizada pelo antropocentrismo, que considerava os homens mais importantes que Deus. Valorizava-se o homem como ser individual; II. A mentalidade renascentista era subordinada a Igreja. Representava, portanto, o mundo da cidade e da burguesia em ascensão; III. No renascimento, a vida cultural foi secularizada. Os homens e mulheres desse período voltavam mais atenção para o mundo dos seres humanos, à vida na Terra; IV. Dante Alighiere na sua famosa obra “Os ensaios”, conclui que neste mundo existe uma porção de opiniões diferentes e que ninguém pode ser considerado o dono de uma verdade absoluta. V. O mais influente humanista foi o holandês Erasmo de Roterdã, que em sua obra “O elogio da loucura” em que ironiza a ignorância e a desonestidade intelectual; VI. O pensamento que une a mentalidade medieval e a renascentista é a escolástica, especialmente nas ideias do grego Aristóteles.
Marque a quantidade de itens CORRETOS:

    A) 1

    B) 2

    C) 3

    D) 4

    E) 5

“Uma leitura atenta dos textos da Alta idade Média, permitiu concluir que a peste fora virulenta na Europa e em torno da bacia mediterrânica entre os séculos VI e VIII, com uma espécie de periodicidade dos surtos epidêmicos, cujos picos se situavam a cada nove ou doze anos. Depois ela pareceu desaparecer no século IX, mas para ressurgir brutalmente em 1346 nas margens do mar de Azov... Durante todo o resto do século XIV e ao menos até o começo do século XVI, a peste reapareceu quase a cada ano em um lugar ou outro da Europa ocidental. Em 1359, ei-la na Bélgica e na Alsácia; em 1360- 1361, na Inglaterra e na França... Um cronista de Orviedo anotava; “A primeira Peste geral ocorreu em 1348 e foi a mais forte”. Depois acrescentava; “Segunda peste em, 1363...”. Seja ainda o caso de Châlons-sur-Marne. As datas de epidemias na cidade parecem obedecer a um ritmo e salienta-se um ataque por décadas.”. (Delemau, Jean. História do medo no Ocidente1300-1800. Uma cidade sitiada; tradução Maria lucia Machado, tradução das notas Heloisa Jahn- São Paulo; Companhina das letras)
O texto acima fala sobre a peste negra na Idade Média. Agora leia as alternativas seguintes e marque a única CORRETA:

    A) A concepção teológica da Igreja Católica na época facilitou o tratamento da doença.

    B) As condições de higiene, alimentação e moradia precárias facilitou o rápido contágio em várias regiões da Europa.

    C) O animal vetor de transmissão da peste negra era o pombo animal muito utilizado na alimentação dos europeus.

    D) A Peste provocava úlceras, derrame cerebral e parada cardíaca.

    E) Era uma doença de fácil tratamento e por isso foi rapidamente contida na Europa, espalhando-se somente pela Ásia.

“O Islã ou religião islâmica, é a mais recente das grandes religiões mundiais e foi fundada pelo próprio Deus e divulgada por Muhammad ibn Abdalla..., seu último mensageiro, que nasceu em Meca, na Arábia, no final do século VI da era cristã, por volta de 570 d.C. Maomé nasceu em uma das principais famílias da cidade, sendo descendente de Ismael, que é filho de Abraão com a escrava Agar, que tiveram que ir para o deserto por pressão de Sara. Maomé ficou órfão ainda criança. Um de seus tios Abu Talib, cuidou dele e o sustentou...”
(Altoé, Adailton. O Islã e os mulçumanos. Petrópolies, RJ; Vozes, 2003)
Essa nova religião passa a se propagar em toda a região e mais tarde atinge até a Península Ibérica, na Europa. Sobre essa religião é possível afirmar:

    A) Maomé é considerado o último dos mensageiros, profetas enviados por Deus para imortalizar sua eterna mensagem à humanidade.

    B) A palavra Jihad é símbolo da superioridade do Islamismo sobre outras religiões.

    C) A Hégira é a denominação dada a fuga de Maomé pra Medina antes denominada Meca.

    D) Os Califas eram apenas os chefes religiosos do Império Islâmico.

    E) O Suna é o livro sagrado do Islamismo.

“Na Roma arcaica, a organização social de base era os gens, isto é, a comunidade dos descendentes...” de um ancestral comum. Essa associação de famílias patriarcais possuía em comum um território, gozava de autonomia jurídica em seus problemas internos, tendia a autossuficiência econômica... “A gens não era uma organização social desprovida de desigualdades e contradições internas...”. (Maestri Filho, Mario José. O escravismo antigo – 12 ed. rev. atual. - São Paulo; Atual, 1994).
Sobre esta organização social, analise os itens abaixo em (V) verdadeiros e (F) falsos, depois marque a alternativa CORRETA.
( ) O pai tinha direito de vida e de morte sobre os familiares e todos aqueles que vivessem sob seu teto; ( ) O cliens era um membro que se ligava à família patrícia; ( ) Se o cliente desrespeitasse os compromissos assumidos com o patrono, estaria protegido pelas regras sociais; ( ) O cliente assumia obrigações econômicas – obsequium (submissão) e opera (trabalho); ( ) Os plebeus eram livres e possuíam direitos políticos.

    A) V,V,V,V,V.

    B) V,V,V,F,F.

    C) V,V,F,V,F.

    D) F,F,F,F,F.

    E) F,F,V,V,V.

Todos sabem que o berço da democracia foi a cidade de Atenas, na Grécia, porém, nem sempre esta cidade grega foi organizada politicamente com a participação do cidadão. Antes, Atenas esteve organizada em uma monarquia. Com o desenvolvimento político, devido a lutas internas contra a escravidão por dívidas, entre outros motivos, os cidadãos gregos puderam participar das decisões políticas, sendo-lhes assegurados três direitos essenciais. Marque alternativa que possui um deles.

    A) Participar dos conselhos de anciãos, a Gerúsia.

    B) Ingressar no exército como hoplitas.

    C) Fazer parte dos espartanos, principal gurpo social e elite militar.

    D) Igualdade perante a lei.

    E) Garantia da participação feminina na política.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...