Questões sobre História Geral

Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Cisma do Oriente, ocorrido em 1054 d.C. dividiu a Igreja Cristã em duas partes, a Igreja Católica Apostólica Romana, chefiada pelo Papa em Roma. O outro seguimento cristão e sua sede eram:

    A) A Igreja Cristã Protestante, no Império Prussiano.

    B) A Igreja Cristã Anglicana, em Londres.

    C) A Igreja Messiânica Cristã Iconoclasta, em Ravena.

    D) A Igreja Cristã Ortodoxa Grega, em Constantinopla.

As invasões germânicas no Império Romano foi um dos fatores que contribuiu para sua queda no século V. Os povos germanos foram duramente pressionados por povos nômades que vinham da Ásia. Este povo, dedicado à caça e a rapinagem eram os:

    A) Lombardos.

    B) Hunos.

    C) Francos.

    D) Gauleses.

No período Monárquico romano, isto é, antes da República e do Império, a escravidão já era utilizada amplamente como forma de trabalho e produção. As pessoas escravizadas eram decorrentes:

    A) De buscas por sociedades em crise, especialmente na África e na Ásia.

    B) Da divisão social por castas, que mantinha certa parcela sempre na qualidade de cativa.

    C) Do aprisionamento de delinquentes e criminosos, que segundo a lei deveriam ser convertidos em escravos.

    D) De pessoas capturadas em guerras ou reduzidas à escravidão por dívidas.

O conflito que reuniu as cidades-estados gregas de Atenas, Esparta e Tebas em uma aliança contra o poderoso Império Persa foi chamado de:

    A) Guerras Médicas

    B) Guerra do Peloponeso.

    C) Guerras Púnicas.

    D) Guerra dos deuses

. Leia sobre o trabalho com fontes e ensino de história e responda
“O trabalho com o documento (...) escrito, arqueológico, figurativo, oral, que é interrogar os silêncios da História (...) algo que nos foi dado intencionalmente, ele é o produto de certa orientação da História, de que devemos fazer crítica, não só segundo as regras do método positivista, que obviamente continuam necessárias a certo nível, mas também de uma maneira que eu qualificaria de quase ideológica. Tem um caráter mais ou menos fabricado.” (Adaptado)
O trecho demonstra aspectos da documentação histórica que devem ser trabalhados em sala de aula. É importante explicar ao aluno:

    A) Que o documento responde a diversas circunstâncias e relações de poder, e não apresenta necessariamente a verdade.

    B) Que a documentação permite recuperar fielmente as impressões do passado conforme os registros apresentam.

    C) Que é importante desconfiar de toda documentação, esta sempre tem algo falseado por seus atores, que deve ser buscado em toda pesquisa.

    D) Que a documentação histórica é essencial a toda pesquisa, não há história sem fontes escritas, e estas são sempre parciais.

A escola dos Annales, entre os anos 1960 e 1970, realizou um movimento nos fundamentos teóricos da história que ficou conhecido pela expressão “do porão ao sótão”, que resumidamente quer dizer:

    A) Dar visibilidade aos aspectos culturais das sociedades.

    B) Dar atenção às estruturas econômicas que regulam as relações sociais.

    C) Dar voz aos derrotados pela história.

    D) Dar destaque aos processos estruturais de curta, média e longa duração.

No tocante à Pré-história, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O período Neolítico antecedeu o Paleolítico. II – No período Neolítico começou a ser desenvolvida as primeiras formas de agricultura. III – É pacífico na literatura que o período Neolítico ocorreu em todas as partes do mundo ao mesmo tempo.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

No tocante ao Renascimento, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Foi dividido em Trecento, Quatrocento e Cinquecento. II – No campo científico destacam-se figuras como Giordano Bruno, Galileu Galilei e Nicolau Copérnico. III – O período do Renascimento não tem relação alguma com a burguesia.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Nenhum dos itens é verdadeiro.

No que tange às Grandes Navegações, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A primeira grande conquista portuguesa foi a cidade de Ceuta, ocorrida em 1415. II – Portugal favoreceu-se devido à proximidade geográfica ao continente africano. III – A Escola de Sagres fora fundada pelo infante Dom Antônio.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do imperador japonês no período da Segunda Guerra Mundial.

    A) Sakemoto.

    B) Togo.

    C) Hirohito.

    D) Hashida Uzi.

    E) Tieko Massei.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...