Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
O Tratado de Versalhes, assinado pela Alemanha ao final da Grande Guerra, trouxe paz e estabilidade para a Europa.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
È possível afirmar que o tratado de paz, assinado em Versalhes em 1919, trazia em si as sementes da Segunda Guerra Mundial. Esta afirmação se confirma porque este tratado:
considerou a Alemanha culpada pela Primeira Guerra Mundial e impôs sanções e indenizações pesadas a este país, criando um clima mundial de tensão constante e de continuidade de ódios pátrios e nacionalismos exagerados.
homologava o domínio dos EUA sobre o resto do mundo, impondo o dólar como moeda básica para medir o câmbio mundial e criando a ONU, sob a guarda dos norte-americanos, para impor a vontade capitalista sobre as demais comunistas e socialistas.
criava uma zona de livre comércio na Europa, o que fortalecia países vinculados a ela, como a Inglaterra e a França, e enfraquecia outros como a Alemanha nazista, a qual, desrespeitada neste acordo, iniciou um processo de revanchismo que levou à 2ª Guerra Mundial.
impôs aos perdedores da Primeira Guerra Mundial uma série de penalidades, como a devolução de colônias na África e Ásia, bem como a divisão do território alemão em duas partes (uma comunista e outra socialista – Alemanha Oriental e Ocidental).
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
O texto afirma que a Primeira Guerra Mundial foi mais intensa, violenta e duradoura que a Segunda.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
1981, 1991. Trata-se de uma década fundamental para o cenário político internacional no Ocidente. Se os anos de 1980 nasceram marcados pela volta de uma dura corrida armamentista mundial, o início da década de 1990 foi marcado pelos acordos internacionais de desarmamento nuclear, assinados pelos EUA e pela antiga URSS. Este movimento, de uma década, sinalizou o fim de uma era iniciada depois da 2ª Guerra Mundial e conhecida como:
era Reagan, em que o presidente norte-americano fortaleceu os pactos com a URSS e intensificou a corrida pela paz mundial e a abertura política no bloco soviético (Perestroika).
Glasnost, ou o movimento mundial, pela abertura econômica, com o fim da economia de mercado e o estabelecimento da paz mundial com a expansão capitalista contemporânea e neoliberal.
época da Guerra Fria, quando os EUA e a antiga URSS dividiram o mundo em dois blocos políticos e econômicos e a corrida armamentista era alimentada pelo ódio entre estes dois blocos e seus aliados.
momento da Guerra Fria, quando os presidentes dos EUA e da Rússia assinaram vários tratados de livre comércio de armas e de munições, o que aumentou a produção bélica mundial, incentivando guerras e guerrilhas no 3º mundo (África e Ásia).
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
Fascismo e nazismo surgem em meio à crise generalizada do pós-Primeira Guerra Mundial.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em cidades-estados como Atenas e Esparta havia lugares destinados a homenagens a heróis e deuses, que faziam parte do panteon mítico grego. Contudo, estes deuses e seus templos não podem ser considerados antigas igrejas, com cultos e devoções religiosas, como as que conheceríamos no Ocidente depois do cristianismo. O mito entre os gregos se diferenciava da religião cristã porque:
não tinha dogmas ou bíblia. Contados de pais para filhos, neles os deuses e heróis conviviam com os homens em meio às forças da natureza.
pressupunha a leitura de livros sagrados, como a Ilíada e a Odisséia, impondo a seus seguidores a sua representação teatral em lugares sagrados, como o Partenon.
para os cristãos existe um único deus e seus santos e santas e para os gregos existia Zeus, mas ele não possuía séqüito.
se, para a religião cristã, o culto deve ser privado, acontecendo em igrejas e capelas, para os gregos ele era público e ocorria nas praças e ruas, durante o exercício das atividades democráticas atenienses.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
Criado e conduzido por Mussolini, o III Reich pretendia fazer da Alemanha a grande potência mundial.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Na Idade Média o poder da Igreja Católica não se restringia ao mundo espiritual. Afirmar esta ampliação dos poderes do papado, sobre servos e senhores feudais, significa compreender que o (a):
Igreja católica tornou-se, na Idade Média, o grande centro da cultura letrada, cimentando valores da subordinação dos homens e de suas práticas sociais.
papado dominava politicamente os servos e senhores feudais, impondo-lhes duros tributos conhecidos como corvéia, talha e banalidade.
Igreja católica administrava um rico império de castelos e feudos, subordinando seus vassalos e controlando a moral religiosa e social dos seus subordinados, independentemente de sua condição social e credo.
catolicismo medieval marcava-se por um domínio absoluto dos senhores feudais sobre os servos. Estes senhores, todos padres e servos do Papa, dominavam as atividades comerciais e religiosas no mundo medieval.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
Militarismo, expansionismo e totalitarismo foram algumas das principais características do regime nazista.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O texto acima é um dos muitos escritos por vários autores da época: portugueses, franceses e holandeses. Esses escritos se constituem em fontes de pesquisa e estudo para:
o conhecimento da dinâmica do fabrico do açúcar em um engenho colonial.
se compreender a dinâmica das relações de trabalho dentro de um engenho de açúcar.
se estabelecer uma comparação entre o fabrico do açúcar e a produção do café.
se identificar que em um engenho de açúcar havia trabalhadores livres.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...