Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir do final da Segunda Guerra Mundial , uma série de autores passaram a reinterpretar o fenômeno do subdesenvolvimento, não o considerando mais uma etapa do processo de desenvolvimento capitalista em direção ao pleno desenvolvimento, mas uma condição permanente. Entre esses autores, destacam-se os estruturalistas latino-americanos, também conhecidos como cepalinos, que desenvolveram os seguintes aparatos teóricos:
teoria pós-keynesiana da inflação;
Paradoxo de Leontief;
teoria da deterioração dos termos de intercâmbio;
Consenso de Washington;
modelo de promoção das exportações.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Historiadores da arte, a exemplo do italiano Giulio Carlo Argan (1909-1992), consideram a arte contemporânea um desdobramento da crise da arte enquanto ciência européia. Considerando os problemas teóricos e conceituais da arte ocidental é correto afirmar que o (os):
conceitos e categorias da história da arte ocidental foram produzidos a partir de uma releitura do campo analítico oriental, especialmente do Egito, China e Mesopotâmia, num logo processo de tradução cultural.
Mediterrâneo grego, fenício e egípcio é base da constituição de toda a arte européia e ocidental, derivando desse corpus o conjunto de representações da arte contemporânea, européia, africana e americana.
conceitos e categorias analíticas da história da arte ocidental podem ser considerados predominantemente restritos ao contexto europeu, por mais de três milênios, cujo núcleo principal permaneceu dessa forma até meados do século XX.
núcleo mais importante da arte ocidental permaneceu na Europa até o século XIX, época do imperialismo, quando se transferiu para os Estados Unidos, capital das principais vanguardas do início do século XX.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
A queda do Muro de Berlim consolidou o espírito de guerra fria que vigorou na Europa a partir de 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial.
Paralelamente ao aparecimento do Mercado Comum Europeu, outra associação econômica surgiu nos anos cinqüenta na Europa, denominada Associação Européia de Livre Comércio. Dela faziam parte:
Alemanha Oriental, Polônia e Hungria;
Grã-Bretanha, Áustria e Irlanda;
Noruega, Finlândia e Itália;
Portugal, Espanha e Iugoslávia;
Grécia, Turquia e Iugoslávia.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No século XX, a arte tem deixado de estar limitada aos conceitos ocidentais tradicionais, incorporando novas culturas e afastando-a, cada vez mais, da idéia de uma "tradição artística vernácula". Há, porém, diversos críticos que alegam que, ainda que exista uma aparente internacionalização da cultura, o ideário ocidental continua sendo vendido como modelo e tudo o que for estrangeiro é vendido (e consumido) como "exótico". Considerando esses parâmetros conceituais da arte contemporânea, é correto afirmar que o (a):
eixo cultural internacional continua sendo predominantemente ocidental, tendo em Nova Iorque e Paris suas capitais tradicionais e eternas.
arte contemporânea reiterou os valores, conceitos e categorias clássicos para reificar a tradição ocidental da história da arte.
Ocidente ainda dita os termos e conceitos da arte internacional, dominando na era da globalização o cenário das artes do Oriente, incluindo China e Japão.
arte praticada nos últimos 50 anos tem, em geral, rompido com o limite euro-americano, tendo o Oriente e a África conseguido grande destaque internacional.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
Os primeiros passos para a formação da atual União Européia foram dados apenas após a derrocada da URSS.
A OPEP, organização dos países exportadores de petróleo, teve um papel importante na quadruplicação do preço do petróleo em 1973. Trata-se de dois grandes exportadores de petróleo que NÃO são membros da OPEP:
Rússia e Arábia Saudita;
México e Nigéria;
Grã-Bretanha e Kuwait;
Noruega e Venezuela;
Rússia e México.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No começo de 2006, o japonês Hideo Kojima, considerado um dos maiores designers de games do planeta, deu uma entrevista à revista americana Official PlayStation Magazine, afirmando que game não é arte. Segundo ele, o game perdia a característica de arte pois, como jogo, não se tratava de um trabalho integralmente autoral, mas sim o resultado do trabalho de um grande time de profissionais que tem por objetivo fazer uma obra vendável e lucrativa. Assim, é correto afirmar:
O campo artístico tem critérios objetivos e subjetivos assinalados pela criteriologia e pela historiografia da arte produzida ao longo do tempo.
Os critérios subjetivos demonstram que, na atualidade, tudo é arte e, por conseguinte, nada é arte
Questões como "o que é arte?" e se "Isto, ou aquilo pode ser considerado arte?" estão fora do campo acadêmico contemporâneo por conta de critérios subjetivos.
Com o surgimento de novas técnicas e o desenvolvimento da linguagem midiática tem ficado mais difícil definir o que é digno de se chamar de arte.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
As duas guerras mundiais do século XX reafirmaram a hegemonia mundial da Europa.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"Educar artistando. Diferenciar arriscando-se. Usufruir do prazer de criar, sem nos considerarmos nunca uma "obra de arte" acabada. Assumir o risco de educar "na diferença" para que o consenso nunca mais feche os horizontes sociais, empurre-nos para o conservadorismo ou violente a radical heterogeneidade da cultura".
(Sandra Mara Corazza, "Na diversidade cultural, uma 'docência artística'". Revista Pátio, ano V, nº 17, maio/julho/2001.)
Considerando o texto acima e as relações que estabelece entre arte, educação e diversidade cultural, é correto afirmar que:
a educação artística prescinde da diversidade cultural, na medida em que seus cânones, conceitos e valores já estão definidos pela teoria da história da arte.
o aprendizado da arte, levando em conta a diversidade cultural do planeta, não passa de uma utopia, restrita ao campo filosófico e conceitual do tempo presente.
levar em consideração a diversidade cultural é o melhor caminho contra o discurso homogêneo da arte e da cultura.
educador de arte deve transitar entre todos os domínios da arte contemporânea, assumido os diversos conceitos e valores de cada povo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...