Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"Sofrendo de graves problemas mentais, suas telas mostram uma marca pessoal e inconfundível: cenários humildes, paisagens campesinas comuns, retratos e naturezas mortas executadas com frenéticos movimentos de pincel que ressaltam os elementos representados."
" O material de construção revolucionário, composto de vãos e de volumes ( ou de vazios ou de cheios), é difícil de descrever com exatidão. Ele procurava representar em suas obras uma visão multifacetada da realidade, o que assustava uma sociedade acostumada com concepções estéticas que privilegiavam a harmonia das formas".
As gravuras e os textos referem-se, respectivamente, a:
Salvador Dali e Juan Miró;
Paul Gauguin e Henri Matisse;
Vincent Van Gogh e Pablo Picasso;
Edgard Degas e Henri Matisse;
Edouard Manet e Auguste Renoir.
Nas últimas décadas do século XX, e principalmente após o fim do socialismo no leste europeu, o neoliberalismo ganhou ampla aceitação. Os pontos básicos do projeto neoliberal para a América Latina foram sistematizados no chamado Consenso de Washington, em 1989. Sobre as medidas propostas naquela reunião, analise as afirmativas a seguir:
I - ajuste fiscal – limitar os gastos do Estado de acordo com a arrecadação, eliminando o déficit público.
II - Estado mínimo – limitação da intervenção do Estado na economia, redefinindo seu papel e enxugando a máquina pública.
III - privatização – venda das empresas estatais que não se relacionam com a atividade específica do Estado.
IV - abertura comercial – redução das alíquotas de importação e impulsionar o processo de inserção na economia globalizada.
Assinale as afirmativas corretas:
apenas I e II;
apenas III e IV;
apenas I, II e III;
apenas II, III e IV;
todas as afirmativas estão corretas.
História - História Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Preocupados com as transformações da natureza e meio ambiente, alguns países se propuseram a firmar um acordo, embora modesto, que foi denominado de "Protocolo de Quioto". No entanto, houve países que não assinaram esse Protocolo. Ente eles podemos citar:
Estados Unidos da América.
Japão.
Brasil.
Alemanha
Como todos os historiadores, Fernão Lopes não é inocente, toma partido, mas sem comprometer a verdade a esse partido. O seu partido é o da cidade de Lisboa, é o da arraia-miúda, o dos ventres ao sol, o do bom Portugal e, também, o de João, o Mestre de Avis, chefe eleito.
(António Coelho)
Assinale a alternativa correta sobre a Revolução de Avis, que mobilizou a massa portuguesa em 1383, segundo o cronista Fernão Lopes.
A união com Castela compensaria as perdas com a crise do século XIV, trazendo à alta nobreza mais terras, cargos, ofícios, pensões vitalícias, de acordo com o papel que atribuía ao Estado de mantenedor dos direitos feudais.
Com a vitória de D. João, o grupo mercantil tornou-se a classe dominante, liderando a arraia-miúda e os mesteirais na revolução nacional e popular contra a submissão do projeto de expansão nacional aos interesses aristocráticos do estrangeiro.
A alta nobreza, refletindo o particularismo feudal, opôs-se em bloco ao projeto de soberania, retardando a ação do partido nacional, dividido nos interesses econômicos contraditórios da nova nobreza, dos artesãos e burgueses.
Supor que a massa analfabeta, ingênua e submetida às autoridades religiosas medievais colocou-se por interesse de classe sob a liderança burguesa induz ao erro de atribuir à Revolução de 1383 o caráter de uma revolução social e não do conflito dinástico que foi sua única dimensão.
A Revolução de Avis inscreveu-se no conjunto de conflitos da Guerra dos Cem Anos, sem relação com interesses de classe em Portugal.
Assinale a alternativa correta a respeito da escravidão.
O que caracteriza a escravidão é o trabalho compulsório sem remuneração, e, no Brasil colonial, negros que receberam concessões de terras para cultivo autônomo tiveram extinta sua situação jurídica de escravo.
Além de serem propriedade de outrem, a quem estão submetidos sua vontade e o seu trabalho compulsório, a condição do escravo é hereditária, regulada juridicamente pelo Estado e constitui classe social.
O que caracteriza a escravidão é a conjugação de trabalho compulsório com maus-tratos físicos.
A condição de escravo incapacita juridicamente o indivíduo, que podia ser submetido a maus-tratos pelo seu senhor, mas o Estado não podia condená-lo à prisão, porque ofenderia o direito do senhor ao seu trabalho.
A condição de escravo é uma desumanização que transforma o homem numa coisa, mas é absolutamente individual.
O lento processo de deterioração da comunidade primitiva, derivado do crescimento das forças produtivas (...) engendrou, em sociedades muito diversas, um sistema de produção designado como asiático, hidráulico, tributário, de despotismo oriental ou ainda servidão coletiva. Nenhuma dessas denominações é, contudo, satisfatória.
(Aquino et alii)
Assinale a alternativa errada sobre as culturas pré-colombianas.
As comunidades indígenas do Brasil e das planícies norte- -americanas praticavam a coleta e a agricultura de subsistência, organizada na divisão sexual do trabalho.
As terras do Estado e do clero, entre os incas, eram cultivadas pelos integrantes dos ailus em regime de servidão coletiva, que também forneciam a mita para a construção e conservação das obras públicas e da estrutura urbana.
O Estado, no modo de produção asiático, mantinha o camponês em submissão, mas não se ocupava de sua defesa, que ficava a cargo da coalizão de aldeias, em caso de agressão externa.
Os maias são conhecidos como "os gregos da América", por não terem constituído um império e se organizarem em cidades-Estados independentes que controlavam aldeias ao seu redor.
As comunidades de aldeia astecas pagavam o imposto devido pela servidão coletiva na produção de alimentos e forneciam trabalhadores para a construção e conservação da estrutura urbana.
Como objeto de diferentes leituras, os textos luteranos produziram outras tantas significações: um novo ideal ético-religioso para alguns, uma clara indicação para outros, dos caminhos que mais convinham, por exemplo, às burguesias urbanas ou, em outra ordem de idéias, aos senhores e príncipes alemães.
(Falcon)
Assinale a alternativa correta.
A Reforma, embora começando revolucionária, tornou-se reacionária ao rejeitar o absolutismo, buscando substituir a Igreja Católica no domínio sobre os camponeses.
Para os adeptos da Contra-Reforma, a visão pagã do homem, o culto do corpo humano, o individualismo e o amoralismo expandiram-se em função das idéias e práticas humanistas.
Após um início vitorioso, os tempos ficaram mais difíceis para os protestantes, pela incompatibilidade entre suas idéias e o absolutismo monárquico.
O conhecimento das práticas corruptas do clero, mais do que transformações materiais técnicas e ideológicas, agrediu o profundo moralismo dos reformadores.
A Contra-Reforma representou a coexistência com o fato consumado do relativo sucesso de Lutero e a solidificação dos interesses feudais, em resistência ao verdadeiro inimigo: o calvinismo, defensor da ética capitalista.
Os fascistas eram os revolucionários da contra-revolução: em sua retórica, em seu apelo aos que consideravam vítimas da sociedade, e até mesmo em sua deliberada adaptação dos símbolos e nomes dos revolucionários sociais, tão óbvia no Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores de Hitler, com sua bandeira vermelha (modificada) e sua imediata instituição do Primeiro de Maio dos comunistas como feriado oficial em 1933.
(Hobsbawn)
Assinale a alternativa correta sobre o fascismo, o nazismo e o neonazismo.
Esses movimentos não produziram uma doutrina, por se basearem na emoção e no irracionalismo.
O fascismo italiano teve em comum com o nazismo o nacionalismo, o anticomunismo e o antiliberalismo, enquanto o neonazismo é evidentemente racista.
O racismo, fundamental no nazismo, esteve ausente do fascismo italiano, e no neonazismo é ocasional, de acordo com o crescimento ou a retração das correntes migratórias nas últimas décadas.
O nazismo alemão e o seu racismo, longe de ser irracionalista, baseou-se na ciência, buscando apoio na eugenia e nas últimas constatações da genética.
O neonazismo é um fenômeno transitório da globalização e não tem sido combatido pelos governos ocidentais devido à sua capacidade limitada de produzir danos à democracia e aos direitos individuais.
Argumentava-se que a dispersão da população por um território tão vasto, combinada com o livre acesso à terra, encarecia a mão-de- -obra, dificultava a obtenção de braços para a agricultura, além de entravar a civilização.
(Ilmar R. Mattos)
Analise as afirmações seguintes, sobre as leis de protecionismo, propriedade e mão-de-obra.
I. O protecionismo de 1844 viabilizou a ampliação da receita do Estado imperial, gerando, todavia, controvérsias com o governo britânico ao elevar tarifas aduaneiras.
II. As pressões britânicas contra o tráfico intercontinental de escravos visavam à constituição de um mercado consumidor formado de ex-escravos e a encarecer, pela alta dos preços dos cativos no tráfico interno, o açúcar brasileiro concorrente do açúcar britânico antilhano.
III. A vinculação da Lei Eusébio de Queirós à Lei de Terras não era somente temporal, pois visava à criação de uma reserva de trabalhadores livres, mais sujeitos aos interesses dominantes das fazendas, após o fim do tráfico atlântico.
Assinale:
se somente a afirmação I estiver correta.
se somente a afirmação II estiver correta.
se somente as afirmações I e II estiverem corretas.
se somente as afirmações I e III estiverem corretas.
se somente as afirmações II e III estiverem corretas.
Assinale a alternativa correta sobre as Revoluções Inglesas do século XVII.
A obstinada tentativa dos Stuarts de impor a unidade religiosa chocou-se com o fortalecimento da gentry e da burguesia urbana, já hostis às regulamentações e privilégios impostos pelo absolutismo.
O problema religioso foi o fator mais atuante que opôs os calvinistas ao absolutismo anglicano na Revolução Puritana.
Mais do que a satisfação dos desejos de uma burguesia ainda incipiente, a Revolução Puritana buscava intensificar os cercamentos e controlar os diggers, originados pelo êxodo rural e muito violentos.
A questão dinástica, principal fator da Revolução Gloriosa de 1688, foi resolvida pela dinastia de Orange, de grande prestígio entre os burgueses.
O princípio iluminista segundo o qual o rei reina, mas não governa foi adotado quando da vitória da Revolução Puritana, e o radicalismo que suscitou resultou na decapitação do monarca.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...