Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A expansão era tudo e, sendo a superfície do mundo limitada, o grande objetivo da humanidade contemporânea devia ser tomar tantos pedaços do mundo quantos fosse possível.
(Cecil Rhodes)
Assinale a alternativa correta a respeito da relação entre a expansão imperialista e a Primeira Guerra Mundial.
Não havia lealdade a acordos nem posições imutáveis: as alianças e os projetos em cada região eram alterados de acordo com a emergência dos interesses de cada Estado imperialista, agravando os conflitos diplomáticos e militares.
A expansão imperialista britânica foi impulsionada pela industrialização acelerada da Alemanha, nos primeiros anos após a unificação.
A expansão imperialista estimulou as alianças militares e diplomáticas internacionais, a fim de evitar conflitos armados graves.
O assassinato do arquiduque austríaco expressou a maior importância que a Inglaterra dava à Macedônia do que aos seus aliados na região.
A necessidade de proteção de seus interesses imperialistas no México, na América Central e nas Antilhas diante da concorrência européia retardou a entrada dos Estados Unidos na guerra.
Analise as afirmações seguintes:
I. Pelo fato de ser o faraó identificado ao Deus, primeiro Hórus, depois Ra, mais tarde Aton, a organização política do Egito Antigo caracteriza-se como uma monarquia absoluta de direito divino.
II. As prerrogativas de os faraós, por serem de origem familiar, abrangerem o domínio sobre os camponeses e os aspectos financeiro e fiscal, tanto a título privado como para o Estado, autorizam a caracterização do seu poder como de natureza feudal.
III. A servidão coletiva dos camponeses nas comunidades de aldeia e a prestação de serviços à comunidade dominante de sacerdotes, militares e funcionários caracterizam o Egito antigo como modo de produção asiático.
Assinale:
se somente a afirmação I estiver correta
se somente a afirmação II estiver correta.
se somente a afirmação III estiver correta.
se somente as afirmações I e II estiverem corretas
se somente as afirmações I e III estiverem corretas.
Analise as afirmações seguintes sobre a organização sociopolítica de Esparta. I. Os hilotas eram os escravos do Estado cujo trabalho contínuo isentava os espartanos de qualquer atividade produtiva direta, permitindo-lhes o exercício da política e a prática militar integral. II. Os cidadãos – os iguais – eram iguais em direitos, economicamente auto-suficientes, como resultado dos casamentos entre os espartanos e os abastados periecos. III. A gerúsia era o conselho de anciãos ou senado, composto por maiores de 60 anos, que em Esparta tinham direito de veto sobre as decisões da Apela ou Assembléia. Assinale:
se somente a afirmação I estiver correta.
se somente a afirmação II estiver correta.
se somente as afirmações I e II estiverem corretas.
se somente as afirmações I e III estiverem corretas.
se somente as afirmações II e III estiverem corretas.
O comércio de mercadorias de luxo através da fronteira rapidamente produziu uma crescente estratificação interna dentro das tribos germânicas: para comprar bens dos romanos, os líderes tribais vendiam o gado, ou faziam incursões sobre outras tribos, capturando escravos para exportar aos mercados romanos.
(Perry Anderson)
Assinale a alternativa correta a respeito das transformações originárias das relações entre romanos e germanos.
Entre o sistema pastoril e aldeão germânico e o militarmente poderoso escravismo romano, somente seria possível um tipo de relação: o conflito armado que originou o poder imperial.
O confinamento dos germanos para além das fronteiras, onde deviam combater os hunos e outras invasões, impediu a continuidade dos intercâmbios com os romanos.
A interrupção das relações de cordialidade de Roma para com os germanos provocou as invasões de vândalos e visigodos, desde o século II.
O intercâmbio entre romanos e povos germânicos produziu influências sociais, culturais, políticas e ideológicas que modificaram as instituições germânicas e contribuíram para a formação das instituições feudais.
A mescla de instituições romanas e germânicas somente ocorreu após a queda do Império e a formação dos reinos bárbaros.
No entanto, tudo empurrava o movimento fidelista na direção do comunismo, desde a ideologia social-revolucionária daqueles que tinham probabilidades de fazer insurreições armadas de guerrilha até o anticomunismo apaixonado dos Estados Unidos na década de 1950 do Senador McCarthy.
(Hobsbawn)
Assinale a alternativa correta sobre a Revolução Cubana.
A quase totalidade da esquerda latino-americana migrou para a chamada linha chinesa, cuja origem agrária defensora da luta armada inspirou o movimento que alcançava o sucesso em Cuba.
Os movimentos de esquerda reforçaram suas teses terceiro- -mundistas e antiimperialistas favoráveis à guerra revolucionária, especialmente em seu modelo foquista.
A Revolução Cubana tornou-se a alternativa ao chamado socialismo real que, na década de 1950, desiludira os revolucionários de todo o mundo.
Nas condições históricas objetivas de Cuba, como o domínio imperialista e a injustiça da concentração fundiária, a revolução foi, desde o início, impulsionada pela firmeza ideológica comunista dos revolucionários Castro e Guevara.
O fracasso francês na Indochina e as dificuldades dos americanos no Vietnã foram os fatores que, pelo exemplo, impulsionaram a Revolução Cubana.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da formação do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.
A denominada Era Revolucionária, entre as décadas finais do século XVIII e a primeira metade do século XIX, corresponde ao processo de aguda transformação histórica que, ao cabo, sepultou ou reduziu sensivelmente sua força as bases do Antigo Regime.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da formação do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.
Sob o ponto de vista material, a Revolução Industrial aprofundou irreversivelmente as transformações verificadas no sistema produtivo europeu ao longo da Idade Moderna, de tal modo que possibilitou a consolidação do capitalismo como sistema econômico dominante.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da formação do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.
O texto reitera a interpretação formulada por Marx, em meados do século XIX, de que a moderna industrialização destruiria as antigas formas de produção (tudo que é sólido desmancha no ar) e trilharia o caminho de sua universalização.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da formação do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.
O pioneirismo inglês na Revolução Industrial explica-se, fundamentalmente, por fatores externos, a começar pelo fato de não haver na Europa, naquele contexto histórico, qualquer possibilidade de concorrência com os produtos britânicos.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da formação do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.
Ainda que não tenha conseguido fazer sua revolução liberalburguesa, mantendo-se presa ao absolutismo monárquico e ao poder de mando da aristocracia rural, a Inglaterra conseguiu antecipar-se na industrialização porque dispunha de abundante mão-de-obra camponesa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...