Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir de 1950 a ficção da América Latina tomou o mundo literário. Os leitores e a crítica da Europa e dos Estados Unidos descobriram a literatura latino-americana, na qual se afirmava o chamado realismo mágico. O romance instantaneamente reconhecido como obra-prima em todo o globo veio da Colômbia.
O texto faz referência a:
A Guerra do Fim do Mundo, de Mario Vargas Llosa;
Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marques;
A Sagração da Primavera, de Alejo Carpentier;
O Jogo da Amarelinha, de Júlio Cortazar;
Confesso que Vivi, de Pablo Neruda.
"Os sentidos, cujas percepções empíricas moldaram as idéias de tempo e espaço, certo e errado, lei e justiça, e a natureza do comportamento do homem em sociedade, não eram confiáveis. As novas teorias que surgiam, transmitiam a mesma mensagem: o mundo não era o que parecia ser."
Os textos que minaram os códigos que balizavam a civilização européia, na passagem do século XIX para o século XX, são, EXCETO:
O Capital, de Karl Marx;
A Teoria da Relatividade, de Albert Einstein;
Introdução à Psicanálise, de Sigmund Freud;
O Catecismo Positivista, de Auguste Comte;
A Origem das Espécies, de Charles Darwin.
Julgue os itens subseqüentes, referentes às idéias do texto.
A percepção dominante entre os estrategistas europeus e norteamericanos vem sendo a de que há uma correlação de causalidade entre as conseqüências da Guerra do Iraque e o grau de radicalização verificado nas ações terroristas mais recentes, como os atentados a Madri e Londres.
Julgue os itens subseqüentes, referentes às idéias do texto.
A intifada generalizou-se como argumento geral das ações radicais islâmicas, tal como se verificou nos eventos violentos que marcaram as primeiras semanas de novembro de 2006 nas periferias de Paris.
Julgue os itens subseqüentes, referentes às idéias do texto.
Tanto para o período que antecede imediatamente à Guerra do Iraque quanto para o período atual, constata-se que aquele país foi e continua sendo o centro da formação intelectual e logística do terrorismo internacional de matriz islâmica.
Julgue os itens subseqüentes, referentes às idéias do texto.
As divergências táticas e estratégicas entre grande parte dos governos e sociedades européias e o governo norte-americano, no que concerne à crise iraquiana, evidenciam leituras conceituais também diferenciadas em relação às formas de ação política, mesmo que comunguem da idéia de que está em curso um certo choque entre civilizações.
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes, relativos à teoria política bem como à história e à atualidade política brasileira.
A formação do Estado moderno no Ocidente se fez por meio da superação das formas absolutistas em favor de regimes de corte republicano, da extinção dos resquícios aristocráticos e monarquistas anteriores e da consolidação da teoria democrática liberal-republicana da separação dos poderes.
Relativamente ao texto acima e ao contexto histórico em que se desenrolou o fato por ele noticiado, além de aspectos marcantes do mundo contemporâneo, julgue os itens subseqüentes.
Situação vivida pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) no momento de crise profunda que levou à sua desintegração, o separatismo continua sendo problema agudo no Estado russo que a sucedeu, realidade de que a Chechênia é um dos símbolos mais expressivos.
Relativamente ao texto acima e ao contexto histórico em que se desenrolou o fato por ele noticiado, além de aspectos marcantes do mundo contemporâneo, julgue os itens subseqüentes.
A atuação das forças militares russas no episódio de Beslan, que culminou na rendição dos terroristas, foi elogiada pela mídia mundial e mereceu da União Européia imediata moção de aplauso.
Com base no texto acima e considerando o cenário contemporâneo chinês, além de importantes características do mundo atual, julgue os itens seguintes.
No caso da extinta URSS, que o texto afirma ter sido o oposto do atual modelo chinês, o fracasso de sua experiência liberalizante, que levou à desintegração do país, deveu-se à insistência de seus dirigentes em não admitir qualquer abertura em seu rígido e centralizado regime político.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...