Questões sobre História Geral

Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Colonização Espanhola foi a primeira a efetivar-se em solo americano. A montagem do seu sistema colonial se baseou na hacienda, o repartimiento e a encomienda. Acerca desse sistema, assinale a alternativa correta.

  • A. A hacienda era uma concessão feita pelo Rei da Espanha a empreendedores particulares, que tinham o direito de exigir das aldeias indígenas prestação de serviços sem remuneração, especialmente na agricultura.
  • B. As encomiendas consistiam em um sistema de grandes lavouras, chamadas plantations, nas quais, geralmente, cultivava-se apenas um tipo de planta (prática conhecida como monocultura). Os donos das encomiendas eram, desse modo, qualificados como grandes latifundiários. O tipo de trabalho praticado nas haciendas era compulsório e fortemente supervisionado pelo proprietário, que subjugava seus trabalhadores por meio de dependências sociais e econômicas.
  • C. Os repartimientos foram a primeira forma de organização da extração de metais preciosos. Sabe-se que, na América Espanhola, a extração de metais começou logo nos primeiros anos, isso porque os próprios nativos (astecas, por exemplo) já dominavam as técnicas de extração e fundição do ouro. Após a conquista da terra e a subjugação dos povos nativos, os europeus precisaram montar o sistema de repartimientos, empregando a mão de obra compulsória dos nativos na extração de metais.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Tanto na América espanhola como na portuguesa, a pregação da fé cristã aos nativos contribuiu para a dominação das populações indígenas por parte das metrópoles, uma vez que

  • A. os indígenas endossaram coletivamente a concepção difundida pela Igreja de que subordinar-se ao rei, tornar-se um súdito da Coroa, era um privilégio divino.
  • B. os jesuítas e demais missionários atuaram conjuntamente a serviço do Papa e do Rei, empenhando-se na dupla tarefa da conversão espiritual e submissão ideológica.
  • C. os colonizadores lançaram mão da Guerra Justa, política deliberada de extermínio indígena virando o seguro branqueamento e a cristianização das populações mestiças.
  • D. as autoridades coloniais reprimiram a proposta tolerante e libertária das Missões, e convenceram os padres de que o trabalho forçado imposto aos indígenas os tornariam mais humildes e devotos.
  • E. os cristãos novos que se instalaram nas colônias, bem como os líderes indígenas convertidos foram responsáveis pela difusão da imagem positiva do rei, garantindo a brusca diminuição de revoltas.

Um dos principais momentos da 7ª Cúpula das Américas, realizada em abril de 2015 no Panamá, foram os discursos dos presidentes dos Estados Unidos e de Cuba que sinalizaram a intenção de retomada das relações entre esses países, após décadas marcadas

  • A. pela política norte-americana de embargo econômico a Cuba, vigente desde os anos 1960, com o objetivo de retaliar política e economicamente esse país convertido ao socialismo, restringindo as trocas comerciais entre este e empresas norte-americanas, bem como o trânsito de cidadãos.
  • B. pelo isolamento político de Cuba no continente ante a influência dos Estados Unidos na região, do qual é exemplo sua suspensão definitiva como integrante da OEA desde 1962 e a ausência da ilha de todas as “Cúpulas das Américas ” realizadas desde essa década até 2015.
  • C. por tentativas, por parte do governo cubano, de invasão da baía de Guantânamo, território insular ocupado pelos Estados Unidos desde 1903, que lá instalaram a base militar que abriga uma prisão de alta segurança onde concentram-se prisioneiros acusados de terrorismo.
  • D. por ataques mútuos entre os dois países durante a Guerra Fria, cujo auge ocorreu na chamada Crise dos Mísseis, conflito que teve vitória cubana, com a consequente retirada de mísseis norte-americanos de seu território, seguida de medidas de retaliação por parte dos Estados Unidos.
  • E. por fluxos emigracionais cubanos desde o fim da URSS, país que sustentava economicamente a Ilha e cuja derrocada impulsionou levas de cubanos a emigrarem clandestinamente a Miami, onde hoje exercem pressão para que os Estados Unidos apoiem o socialismo cubano.

Entre as propostas de integração econômica de países do continente americano que foram apresentadas desde as últimas décadas, encontram-se

  • A. A ALCA, Área de Livre de Comércio das Américas, projetada para ser o maior bloco econômico mundial e que originalmente pretendia englobar todo o continente mas encontrou grande resistência por parte do governo dos Estados Unidos, que alegou a questão da grande disparidade econômica.
  • B. O Mercosul, Mercado Comum do Sul, zona de livre comércio entre os países do Cone Sul que não se concretizou ou firmou acordos bilaterais tendo em vista as dificuldades de relacionamento econômico entre a Argentina e o Brasil, países que competem em diversos setores.
  • C. O NAFTA (North American Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), acordo que implantou a eliminação das barreiras alfandegárias e passe livre para os americanos da região norte trabalharem ou abrirem negócio em qualquer um de seus países membros.
  • D. A Unasul (União de Nações Sul-Americanas), organização intergovernamental criada por ocasião da realização de uma cúpula de chefes de estado em Brasília e formada por doze países sul-americanos com objetivos de integração e cooperação em diversos níveis.
  • E. A Comunidade Andina de Nações, grupo de países identificados ao bolivarianismo, com fortes divergências políticas em relação ao imperialismo econômico norte-americano, que firmaram o Pacto Andino e tem sua sede atual na Venezuela.

A pluralidade de calendários existente ao compararmos as mais diversas culturas, passadas e presentes, demonstram que

  • A. os povos mais evoluídos tendem a desenvolver métodos elaborados de contagem ao contrário de civilizações primitivas que não se preocupam com o registro da passagem do tempo.
  • B. o trabalho industrial transformou completamente a concepção do tempo nas cidades em relação ao campo, que, em qualquer parte, ainda mantém formas de medição que se distanciam radicalmente do padrão urbano.
  • C. o interesse pela medição do tempo pode ser encontrado nos mais diversos povos, que desenvolveram calendários, registros e concepções de tempo intimamente relacionados às suas necessidades, crenças e identidades culturais.
  • D. o conhecimento da matemática e da astronomia resultaram na sofisticação dos calendários e em formas de organização do tempo racionais, desprovidas de sentidos celebrativos, míticos ou religiosos.
  • E. a importância conferida à passagem e à medição do tempo é maior em povos guerreiros, que regram seu cotidiano ao exercerem o domínio sobre os demais e valorizar o comércio em detrimento da agricultura.

Na década de 1970, pesquisas arqueológicas destinadas a mapear os primeiros habitantes do Brasil e da América encontraram na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, um crânio feminino batizado de Luzia. A constatação da presença de traços negroides desse crânio, contribuiu para

  • A. a formulação de novas interpretações acerca do processo de povoamento de nosso continente e do globo, levando em conta a possibilidade de o Homo sapiens ter se desenvolvido aqui e não na África.
  • B. a confirmação da teoria chamada de Consenso Clóvis, desenvolvida nos Estados Unidos, de que as regiões da África e da América do Sul formavam um só bloco continental, o que facilitava a circulação dos grupos humanos.
  • C. a hipótese de a ocupação ter se iniciado pela América do Sul a partir de fluxos migratórios provenientes da costa africana por terra e por mar, diferentemente das teses sustentadas pela comunidade científica internacional durante décadas.
  • D. o desenvolvimento das pesquisas sobre os paleoameríndios, populações coletoras e caçadoras que não deixaram vestígios e sobre as quais pairam muitas dúvidas e considerações hipotéticas.
  • E. a comprovação de que a ocupação do continente aconteceu a partir da vinda simultânea de grupos de origem mongoloide e negroide pelo estreito de Behring, em um contexto geográfico marcado pelo congelamento das águas.

A Revolução Francesa colocou em cheque os alicerces políticos do Antigo Regime, e sua repercussão além das fronteiras nacionais pode ser percebida

  • A. em várias lutas pela independência na América de colonização ibérica, incluindo revoltas coloniais como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.
  • B. na adoção, pela maioria dos países europeus, do lema liberdade, igualdade e fraternidade em suas constituições republicanas formuladas no final do século XVIII.
  • C. na Declaração de Independência dos Estados Unidos, que se inspirou na experiência francesa e reproduziu os Direitos do Homem e do Cidadão.
  • D. na extinção do absolutismo monárquico e de outras formas de autoritarismo governamental na história europeia subsequente.
  • E. em revoluções posteriores que se ampararam ideologicamente nos ideais iluministas, caso da Revolução Haitiana, da Revolução do Porto e da Revolução de Outubro.

Com base no conhecimento histórico e no texto é correto afirmar que a Revolução Industrial

  • A. alterou, ao mesmo tempo, o processo de trabalho nas áreas coloniais e as condições sociais do artesão na Inglaterra ao reunir capitais e ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos.
  • B. representou ao mesmo tempo, revolução técnica ou tecnológica das formas de produção e revolução das condições de trabalho e retorno de capital, com a exploração desumana da mão de obra.
  • C. favoreceu a ascensão política das colônias ao promover o desenvolvimento econômico nas área periféricas, a organização do mercado de trabalho e o aumento dos núcleo domésticos de produção.
  • D. desestruturou, ao mesmo tempo, o antigo sistema colonial e as formas de produção capitalista europeia, assim como, possibilitou a formação da sociedade moderna, livre do controle das máquinas.
  • E. tornou a vida do homem, na sociedade colonial, uma constante busca pela apropriação social das inovações tecnológicas originadas do pensamento inglês de progresso e desenvolvimento.

O episódio narrado pelo texto, está diretamente associado

  • A. às dificuldades econômicas de Portugal em manter o império colonial na América, somadas às ideias de liberdade e independência que circulavam na Europa, no início do século XVIII.
  • B. à difusão das ideias iluministas na Europa que condenavam as estruturas absolutistas e de privilégios e enfraqueceram a política colonialista portuguesa a partir dos anos de 1800.
  • C. às transformações econômicas advindas da Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, que alteraram substancialmente o panorama sócio-político de Portugal, a partir do século XIX.
  • D. à invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte, motivada pela não participação do governo português no bloqueio econômico à Inglaterra, decretado pela França, em 1806.
  • E. à adoção pelo governo português de medidas administrativas que visavam reequilibrar a deficitária balança comercial lusa na Europa e o desenvolvimento econômico do reino, em 1808.

Adeus Lenin também é uma produção cinematográfica que pode ser utilizada para pensarmos o ensino de história e seus desafios. Sobre o cenário do qual trata o texto fílmico e a sua relação com a crise dos paradigmas na história, NÃO podemos afirmar:

  • A. Por tratar da crise do socialismo real e da queda do muro de Berlim, o filme nos leva a compreender o contexto internacional, sobretudo da Rússia no sentido das insatisfações dos cidadãos socialistas com relação ao autoritarismo vigente.
  • B. A visão teleológica marxista que tinha anunciado, por meio de seu viés estruturalista e etapista que após as experiências com o socialismo, as sociedades iriam passar para um modelo de sociedade comunista foi desmistificada com o fim do socialismo soviético e a volta desses povos ao sistema capitalista.
  • C. A história marxista economicista e estruturalista foi validada pelo momento histórico de crise do socialismo real.
  • D. A queda do muro de Berlim repercutiu nos movimentos sociais e na prática pedagógica e acadêmica dos historiadores que defendiam a adesão a uma história marxista radical e revolucionária, tendo como exemplo emblemático de modelo societário a URSS.
  • E. A crise das metanarrativas marxistas foi semeada neste cenário de falência do socialismo soviético e gerou uma crise de identidade nos próprios professores de história e no meio acadêmico, anunciando a necessidade de diálogo com outros paradigmas da história, como a nova história social inglesa e a nova história cultural francesa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...