Questões sobre História Geral

Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No plano internacional, o episódio narrado trouxe, como uma de suas consequências, o que está afirmado em:

  • A. O episódio deu origem ao capitalismo monopolista na Inglaterra, a qual passou a manipular as leis de mercado e permitiu que Napoleão colocasse em prática sua tendência imperialista e invadisse o território brasileiro e áreas coloniais espanholas.
  • B. O acontecimento provocou transformações econômicas, sociais e políticas na Inglaterra devido ao crescimento na demanda por produtos manufaturados ingleses na Europa e na América portuguesa e as guerras napoleônicas nesses continentes.
  • C. O fato possibilitou aos ingleses consolidarem definitivamente sua posição sobre o Império colonial português com a abertura do mercado brasileiro aos seus produtos industriais, que passaram pagar menos impostos que as manufaturas lusitanas.
  • D. A Inglaterra, procurando manter-se longe dos problemas do continente americano, isolou-se e não interveio nos conflitos desencadeados pelos anseios de Napoleão em construir grande império nas regiões de dominação portuguesa na América.
  • E. O estabelecimento de vantajosos tratados econômicos com a Inglaterra garantiu a prosperidade da economia lusa e o fortalecimento do poder político português, e a sobrevivência do império colonial, durante a crise do Antigo Sistema Colonial.

Considere a frase abaixo.

Muito teremos feito em breve tempo se conseguirmos libertar-nos da importação de artefatos de ferro, nacionalizando a indústria siderúrgica. (Getúlio Vargas, em 1931)

A concretização das pretensões do autor da frase ocorreu, durante a Segunda Guerra Mundial, quando usou a importância do Brasil no contexto geopolítico da América do Sul e

  • A. acertou com os Estados Unidos o apoio às forças aliadas em troca da construção da usina siderúrgica de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
  • B. ampliou o raio de atuação do Estado e de suas formas de intervenção econômica nas áreas sul-americanas de interesse dos Estados Unidos.
  • C. criou empresas privadas, que se revelaram fundamentais para a industrialização e a independência econômica do país, como as da Petrobras.
  • D. manteve uma posição de neutralidade em relação aos Estados Unidos para conseguir financiamento externo para a siderurgia nacional.
  • E. enfraqueceu a participação do Estado na economia, para assegurar a industrialização no contexto internacional, caracterizado por regimes fortes.

O período entre 1870 e 1914 ficou conhecido na História Contemporânea como o do imperialismo. Esse período

  • A. caracterizou-se pelo fim do intervencionismo do Estado sobre a economia, pela superação da centralização política em torno de uma burocracia, com liberdade do câmbio e do comércio.
  • B. oi um momento de passagem do capitalismo concorrencial, limitado aos mercados europeus, para uma fase monopolista, conquistada com a fusão entre capital industrial e o bancário.
  • C. sustentou-se nos pilares econômicos de incentivo à produção industrial ou manufatureira e na liberdade de concorrência e de conquista econômica de novos mercados europeus.
  • D. foi definido como o ‘fardo do homem branco’ devido aos europeus e norte-americanos tomarem para si a tarefa de levar aos locais mais distantes do planeta o progresso econômico e tecnológico.
  • E. dividiu o mundo em duas áreas de influência bem demarcada: a controlada pelos Estados Unidos, formada pela América e a África, e a controlada pelos europeus, formada pela Ásia e o Oriente Médio.

Os acordos a que o texto se refere, realizados pelo governo brasileiro na primeira década do século XXI,

  • A. fizeram parte de arranjos regionais, porém sem maior aprofundamento institucional para que uma maior liberdade de ação fosse garantida aos países participantes, inclusive ao Brasil.
  • B. basearam-se no institucionalismo pragmático, ou seja, acreditava-se que o adensamento da presença internacional do Brasil traria desenvolvimento aos países da América do Sul.
  • C. levaram a conformação de um contexto que possibilitou o desenvolvimento do modelo de autonomia pela participação entre os países da América Latina, e pela criação do Mercosul.
  • D. contribuíram para que o Brasil adquirisse maior credibilidade internacional, e criaram as condições necessárias para o desenvolvimento econômico do país e dos países da América Latina.
  • E. tiveram a função de inserir o Brasil num papel de relevo no cenário mundial, garantindo-lhe o destaque de ser um parceiro estratégico na América Latina e no Hemisfério Sul.

Considere os itens abaixo.

I. Consistia na abolição dos salários, na estatização das fábricas que empregassem mais de cinco pessoas e na entrega obrigatória das colheitas ao governo.

II. Promovia um retorno parcial ao capitalismo com o objetivo de aumentar a produção e superar a crise econômica. Por essa política, as colheitas passaram a ser vendidas no mercado pelos camponeses; as indústrias que empregavam menos de vinte pessoas foram privatizadas e o governo procurou atrair investimentos estrangeiros.

III. Criados para vigorar por cinco anos, definiam objetivos econômicos e mobilizavam os recursos materiais e humanos russos para alcançá-los. Assim o Estado assumia a função de centralizar e planificar rigidamente a economia.

Considerando as fases da Revolução Comunista na Rússia, os itens referem-se, respectivamente,

  • A. à Nova Economia Política (NEP), ao Programa de Reforma Política e aos Programas Sociais.
  • B. ao programa do partido comunista, à Nova Política Social (NPS) e aos planos quinquenais.
  • C. ao comunismo de guerra, à Nova Economia Política (NEP) e aos planos quinquenais.
  • D. ao socialismo democrático, ao Programa de Reforma Social e aos Planos de Metas Econômicas.
  • E. ao comunismo de guerra, ao Programa de Reforma Social e aos Planos de Metas Econômicas.

Ao declarar guerra às potências centrais da Europa, Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidos, falou:

Esperamos que nosso esforço ajude a pôr fim à agressão alemã e abrevie o conflito na Europa.

A relação correta entre a intenção do presidente, identificada na frase, e a Primeira Guerra Mundial, é:

  • A. O presidente dos EUA, que mantivera o país em paz, embora houvesse direcionado a produção manufatureira para a indústria bélica, destinada aos aliados, e concedesse créditos especiais à Inglaterra, decide declarar guerra contra o império japonês.
  • B. Os países em expansão, como os EUA, temendo represália, formam o Eixo Berlim-Roma-Tóquio, pelo qual cada país envolvido comprometia-se a ajudar o outro em caso de ataque de alguma potência não envolvida no conflito, após o encerramento da Guerra.
  • C. A euforia econômica decorrente da recuperação dos EUA favoreceu a recuperação econômica dos governos democráticos na Europa, obrigando as minorias totalitárias encerrar os conflitos aos setores liberais e comunista da Europa, pondo fim à Guerra Mundial.
  • D. A entrada dos EUA ao lado da Entente propiciou um rápido rearmamento das tropas aliadas que conseguiram derrotar a Ale manha em todas as frentes de batalha, encerrando a Guerra, dois anos depois do envio de tropas norte-americanas à Europa.
  • E. A Alemanha foi dividida, após discussão entre os líderes dos EUA e os da Europa, que condicionaram o fim do conflito mundial à partilha do território em zonas de ocupação, o Leste seria controlado pelos europeus e os territórios do Oeste, pelos norte-americanos.

Considere o texto e os itens abaixo.

 O texto e os itens permitem afirmar que Chomsky defende a ideia de que, para os norte-americanos e os soviéticos, a

  • A. ideologia da Guerra Fria foi muito conveniente, pois justificava as agressões a países do Terceiro Mundo e nada mais fazia do que contribuir para manter a dominação sobre esses países.
  • B. Guerra Fria foi muito importante, pois manifestava o conteúdo das novas relações internacionais no plano de integração entre Ocidente e o Bloco Soviético e da dominação do Terceiro Mundo.
  • C. dominação dos países do Terceiro Mundo esteve relacionada à reconstrução da Europa durante a Guerra Fria pois contribuía para restabelecer as relações de controle econômico sobre eles.
  • D. adoção de uma política de distensão, entendimento e cooperação no contexto da Guerra Fria foi muito conveniente pois possibilitou a dominação dos países do Terceiro Mundo pelos dois blocos.
  • E. substituição da política de confronto dos EUA com a URSS por uma política de coexistência pacífica durante a Guerra Fria foi muito importante pois favoreceu a divisão do Terceiro Mundo entre as superpotências.

Os anos 1960 e 1970 ficaram marcado por ditaduras militares apoiadas pelos EUA, que se instalaram por todo continente latinoamericano. Em reação a esses regimes, eclodiram movimentos guerrilheiros inspirados no modelo cubano e/ou maoísta. Mesmo com a derrota e o massacre da maioria das guerrilhas, essas lutas

  • A. apoiadas pelas elites socialistas, pela organização da classe operária e pelos intelectuais de esquerda, foram responsáveis pela garantia dos direitos civis e políticos aos insurgentes pelo reconhecimento de cidadania aos participantes das guerrilhas.
  • B. marcadas por um nacionalismo exacerbado e ressentidas pela pobreza dos trabalhadores e pelas desigualdades sociais, estimularam o fortalecimento do poder autoritário dos governos militares e a instalação de um forte esquema de repressão na região.
  • C. contrárias à manutenção das desigualdades sociais, à atuação liberalizante do Estado e á política econômica estatizante, colocaram em xeque a estrutura do sistema capitalista no continente e os ideais dos movimentos revolucionários socialistas.
  • D. alicerçadas nos embates ideológicos entre capitalismo e socialismo, entre esquerda e direita, dividiram os campos de ação política e de ação ideológica, que buscavam explicitar problemas econômicos e sociais gerados pelo política desenvolvimentista do Estado.
  • E. aliadas ao descontentamento geral, crescimento da dívida externa e fortalecimento das oposições democráticas, contribuíram para enfraquecer as ditaduras militares e catalisar o retorno à democracia em quase toda a América Latina.

O islamismo é a religião que mais cresce no mundo. A maioria dos muçulmanos encontra-se em países pobres, como Bangladesh, Egito, Índia, Iraque, Nigéria, Paquistão e Sudão, ou em desenvolvimento, como a Indonésia. Ao mesmo tempo que cresce o islamismo, crescem também os grupos fundamentalistas em seu interior.

Sobre esses grupos, é correto afirmar:

  • A. Objetivando a criação de um Estado islâmico independente, grupos ligados aos fundamentalistas promoveram, no início do século XXI, violentas guerras religiosas na Europa ocidental e na África.
  • B. Os grupos fundamentalistas, que já executaram diversos ataques na Europa ocidental, fizeram milhões de vítimas, até mesmo nos países desenvolvidos, na primeira década do século XX.
  • C. Os guerrilheiros fundamentalistas acreditam que somente quando tiverem se tornado um grande movimento político de massa conseguirão difundir, no Ocidente, os princípios religiosos do Alcorão.
  • D. Foram militantes ligados a um dos grupos fundamentalistas que executaram o atentado que destruiu as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001.
  • E. A doutrina fundamentalista, que prevê o uso da força de forma unilateral contra qualquer país que possa representar ameaça à religião, foi a justificativa norte-americana na invasão do Iraque em março de 2003.

“Grandes difusores da cultura grega lideraram várias cidades‐estado gregas, além de outras regiões pela Europa e Ásia Menor. No império que se formou daí, mesclavam‐se elementos da cultura oriental e da civilização grega. Por fim, com a morte de um dos seus mais carismáticos líderes, foram se enfraquecendo até serem dominados.” Esse trecho refere‐se especificamente aos:

  • A. Persas.
  • B. Fenícios.
  • C. Babilônicos.
  • D. Macedônicos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...