Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os processos de independência que afetaram as colônias europeias da América compartilham vários aspectos, embora haja especificidades que não podem ser desprezadas pelos historiadores. A respeito desse contexto histórico, julgue (C ou E) os itens seguintes. No Chile, cuja Ata de Independência data de 1818, os enfrentamentos entre os partidários da Coroa espanhola e os libertários e, em seguida, o choque entre os que defendiam a visão centralista e os federalistas convulsionaram o jovem país, que suportou longo período de guerras, até que, em 1830, a facção conservadora centralista venceu a disputa.
Os processos de independência que afetaram as colônias europeias da América compartilham vários aspectos, embora haja especificidades que não podem ser desprezadas pelos historiadores. A respeito desse contexto histórico, julgue (C ou E) os itens seguintes. O processo de independência da Venezuela esteve ligado ao da Colômbia, do Equador e do Panamá, com os quais a Venezuela formava, em 1821, a Gran Colombia, embora essa unidade, repleta de conflitos, só tenha sido mantida até a morte de Simon Bolívar, seu principal defensor.
História - História Geral - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Ao tratar do tema da gênese e do desenvolvimento do capitalismo, nascido da dissolução da sociedade feudal, Marx e marxistas como Maurice Dobb descrevem um processo composto das seguintes formas de expulsão direta, com anexação de terras e expulsão de camponeses; empobrecimento e endividamento, conduzindo à execução eventual por dívida; e, em algumas regiões, de um crescimento da população maior do que a terra disponível podia suportar. Foi esse processo descrito por Marx descreveu como acumulação primitiva que deu origem:
Os processos de independência que afetaram as colônias europeias da América compartilham vários aspectos, embora haja especificidades que não podem ser desprezadas pelos historiadores. A respeito desse contexto histórico, julgue (C ou E) os itens seguintes. A independência dos EUA (1776), que antecedeu a dos demais países americanos, costuma ser apontada pela historiografia como fonte inspiradora para o discurso dos movimentos separatistas ibero-americanos, principalmente em razão dos ideais de igualdade, liberdade e respeito aos direitos dos indivíduos.
História - História Geral - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Nos anos 60, ocorre a afirmação da expressão política dos palestinos. Entre opções e matizes que vão da luta armada à via diplomática, reafirma-se a longa busca de um Estado Árabe na Palestina. No final dos anos 50, Iasser Arafat, Abu Jihad, Abu Iyad e um punhado de militantes refugiados no Kuwait pretendem, inicialmente, libertar a Palestina árabe ocupada por meio da luta armada. Este grupo era chamado de:
Os processos de independência que afetaram as colônias europeias da América compartilham vários aspectos, embora haja especificidades que não podem ser desprezadas pelos historiadores. A respeito desse contexto histórico, julgue (C ou E) os itens seguintes. A independência da Argentina, em 1816, foi fruto das invasões napoleônicas, momento em que as elites agrárias aproveitaram o vazio do poder colonial e, de forma coesa, implantaram um sistema federalista que garantiu a estabilidade política do país até a Guerra do Paraguai.
História - História Geral - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
O mito historiográfico da Idade Média como Idade das Trevas surge no renascentismo e se torna mais sólido, já em pleno século XVIII, visto como o momento áureo da nobreza e do clero no Iluminismo. Porém, o Romantismo da primeira metade do século XIX inverteu o preconceito em relação à Idade Média. A ressignifi cação da Idade Média pelo Romantismo deveu-se à articulação de dois fatores que se alinharam e suas repercussões culturais. São estes fatores:
A respeito da questão dos Bálcãs, julgue (C ou E) os próximos itens. A desintegração da Iugoslávia, a partir de 1991, torna evidente que os sérvios, espalhados por todas as repúblicas e províncias que formavam a Federação, não aceitavam a descentralização do poder político, o que os converteu em minoria na Bósnia, no Kosovo, na Croácia e na Eslovênia. A tentativa de Milosevic de centralizar o poder e construir uma Grande Sérvia provocou uma guerra civil que se arrastou até 1995.
A respeito da questão dos Bálcãs, julgue (C ou E) os próximos itens. A região dos Bálcãs assumiu características de zona conflitiva a partir da dissolução do Império Otomano e da eclosão da Primeira Guerra Mundial, quando as diferentes etnias ali instaladas ficaram livres da dominação turca.
A respeito da questão dos Bálcãs, julgue (C ou E) os próximos itens. Durante a Primeira Guerra Mundial, a Entente, por reconhecer o potencial de conflito que a região dos Bálcãs supunha, tentou preservar a integridade de cada país de acordo com as respectivas etnias e religiões.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...