Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante a guerra fria consolidaramse diversas instituições de caráter internacional e europeu que contribuíram para a distensão e delinearam a possibilidade de uma nova ordem política internacional. Entre os organismos mundiais destaca-se a ONU (Organização das Nações Unidas). Sobre a ONU é INCORRETO o que se afirma em:
A denominação da nova organização foi concebida pelo presidente americano Franklin D. Roosevelt e utilizada pela primeira vez em 1942;
A ONU foi dotada de uma estrutura destinada a atender especificamente situações políticas que exigem sua presença ou mediação;
Um dos propósitos da ONU é manter a paz e a segurança internacionais.
Nenhuma disposição da Carta (Carta das Nações Unidas) autoriza a ONU a intervir nos assuntos essencialmente da jurisdição interna dos estados.
Analise as afirmativas a respeito da Revolução industrial:
I. A revolução industrial teve início na Grã-Bretanha, já que ela reunia as condições mais adequadas para seu desenvolvimento, mas progressivamente chegou também às outras nações ocidentais.
II. Os primeiros sinais de revolução industrial na Rússia e na Espanha só foram visíveis em finais do século XIX. Nos Estados Unidos, a autêntica expansão industrial se iniciou em 1870, depois da guerra de secessão, com o triunfo do norte industrial sobre o sul agrícola.
III. Os fatores que favoreceram a difusão da revolução industrial durante o século XIX foram numerosos, como a limitação da oferta de capital e de mãode- obra disponível para transferências internacionais.
IV. Junto com a industrialização dos Estados Unidos e do Japão em meados do século XIX, surgiu um novo fenômeno, o da lentidão de outros locais como, por exemplo, a América Latina.
Estão corretas:
Somente I e II;
Somente I, II e III;
Somente I, II e IV;
Somente II, III e IV.
A época do Baixo Império Romano (séculos III-V) havia sido considerada uma fase decadente, preâmbulo da obscura e turbulenta Idade Média. Esse conceito pejorativo tem sua origem no fato de, durante muito tempo, se ter avaliado o período segundo os padrões da época clássica romana. A partir do século III, o império, afetado por uma profunda crise que se agravaria progressivamente, sofreu uma série de mudanças e transformações que o debilitaram até causar sua derrocada. Tudo isso se refletiu na sociedade e na cultura da época.Um dos fatores externos da crise se encontra em:
As lutas internas da república facilitaram o processo de concentração de terras em mãos dos latifundiários e o emprego da escravidão em grande escala, prejudicando os pequenos proprietários;
O aumento das cargas tributárias que os camponeses livres tinham de suportar fez com que abandonassem as terras, provocando a desertificação do campo;
As cidades foram se povoando de pessoas sem terra, pacificadas pela distribuição de víveres públicos, e a divisão entre patrícios e plebeus foi perdendo importância;
Devido a sua grande extensão, era difícil defender as fronteiras do império.
Analise as proposições a respeito do Feudalismo colocando (V) para verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) A crise das estruturas herdadas da Antiguidade romana deu origem ao surgimento do sistema social e político hoje conhecido como feudalismo.
( ) O feudalismo foi o sistema de relações sociais e econômicas predominante em grande parte da Europa a partir do século XI.
( ) O estabelecimento do feudalismo foi um processo bastante lento, caracterizado pela tomada generalizada do poder territorial por parte dos senhores locais.
( ) Na metade do século XI e, principalmente, ao longo do século XII, tem início o processo de hierarquização dos vínculos feudais dentro dos reinos e principados territoriais.
( ) A igreja cristã, dividida entre a do Oriente (romana) e a do Ocidente ou ortodoxa (bizantina), foi também fortemente influenciada pelo feudalismo, e pode-se afirmar que foi seu agente promotor.
A sequência correta encontrada é:
V-V-V-V-V;
V-V-V-V-F;
V-V-F-V-F;
F-V-F-V-V.
Na região do Planalto Iraniano, no século VI a.C., localizado entre o Mar Cáspio e o Golfo Pérsico, estabeleceu-se um grande império, cujos domínios abrangiam o Egito, os antigos centros da Mesopotâmia, a Palestina, a Fenícia e se estendiam até a Índia. Trata-se do império:
Asteca.
Persa.
Grego.
Egípcio.
A primeira forma de governo na Roma Antiga foi a monarquia. Durante a monarquia, a sociedade romana esteve dividida entre as classes sociais:
Burguesia e Proletariado.
Nobres e Servo.
Patrícios e Plebeus.
Burguesia e Nobres.
Ao longo de 116 anos, França e Inglaterra se envolveram em um conflito que marcou a passagem do mundo medieval para o moderno. Na chamada Guerra dos:
Cem Anos.
Moinhos.
Fanco/saxões.
Reis.
A respeito das condições que favoreceram a Revolução Industrial na Inglaterra, podemos apontar:
Em primeiro lugar, as mudanças políticas internas, que permitiram o desenvolvimento burguês, em seguida a conquista de mercados coloniais consumidores, a acumulação de capitais, e o domínio sobre os mercados fornecedores de matérias-primas e a transformação da estrutura agrária, transformando a terra em mercadoria e liberando a massa de trabalhadores.
O desenvolvimento de teorias que já previam o capitalismo como sistema mais adequado ao mundo moderno, a poupança forçada dos trabalhadores urbanos, a existência de mercados fornecedores de matérias-primas e a transformação da estrutura do setor terciário.
A prática da pirataria permitiu o acumulo de capital necessário para o pioneirismo inglês, aliado ao controle de mercados fornecedores de manufaturados e forte investimento nas atividades agrícolas, especialmente, na produção de cereais.
A conquista de mercados coloniais consumidores, a poupança induzida dos trabalhadores rurais, a existência de mercados fornecedores de matérias-primas e a transformação da estrutura de serviços.
Fernand Braudel retomando as reflexões de Mac Bloch sobre a uração, incorporou os fundamentos antropológicos do estruturalismo de Lévi-Strauss e da História das flutuações econômicas, notadamente de Labrousse, que abrangia amplos espaços e estudos demográficos em larga escala. Bradeal, ao pensar a duração como fundamento da problemática histórica, preocupou-se em situar e delimitar com precisão os diferentes ritmos e níveis que a integram. Para ele, a relação das sociedades com duração é o ponto específico da investigação histórica. Os fatos históricos tem uma duração distinguível em três ordens que não se diferenciam mecanicamente pelas medidas de tempo, como as categorias menos de um ano, a cada século, mais de um século. Em relação a essas ordens relacione as colunas:
Assinale a alternativa correta:
1-2-3
3-2-1
1-3-2
2-3-1
Sobre a sociedade ateniense, na antiga Grécia, é correto afirmar:
Um dos grandes avanços da sociedade ateniense foi considerar as mulheres como cidadãs.
Os escravos, também chamados de metecos, trabalhavam nas tarefas domésticas e na lavoura.
As mulheres e os escravos estavam excluídos da participação política, mas os estrangeiros poderiam adquirir este direito a partir do pagamento de tributos.
A Eclésia era uma assembléia da qual podiam participar todos os cidadãos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...