Questões sobre História Geral

Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os alemães, no século XIX, desejavam expandir-se geográfica e territorialmente e dominar, por meio de seu imperialismo, o continente europeu. O resultado foi a eclosão da Guerra Franco-Prussiana (1870). Vitoriosa, a Alemanha, outrora Prússia, anexou a Alsácia e a Lorena em seu território. Seu líder, Otto Von Bismarck, recebeu forte influência deste geógrafo que legitimava a ação imperialista do Estado alemão. Trata-se de

  • A.

    Ritter.

  • B.

    Münster.

  • C.

    von Thünen.

  • D.

    Ratzel.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Sobre a democracia vigente durante o período ___________ em ____________, é correto afirmar que há inúmeras diferenças em relação às democracias, tais como compreendidas a partir da Modernidade. Dentre estas diferenças destaca-se, por exemplo, a compatibilidade da democracia grega com a existência de _________.

  • A.

    clássico / Esparta / escravidão

  • B.

    arcaico / Atenas / xenofobia

  • C.

    clássico / Atenas / escravidão

  • D.

    arcaico / Tebas / escravidão

A partir da segunda metade do século XIX, teorias distintas oriundas da Europa foram trazidas ao Brasil e, nesse novo contexto, foram utilizadas para reforçar a discriminação e o racismo característico ao período em questão. Entre essas teorias, destacam-se

  • A.

    o socialismo utópico, o darwinismo social e o anarco-sindicalismo.

  • B.

    o positivismo, o darwinismo e o evolucionismo.

  • C.

    o marxismo, o darwinismo e o eugenismo.

  • D.

    o nacional-socialismo, o positivismo e o darwinismo social.

Leia o trecho abaixo para responder à questão 20.

“Os revolucionários franceses, durante a fase jacobina da Revolução, eram identificados com os modelos políticos espartanos e romanos. Portanto, uma identificação maior com modelos republicanos do que imperiais.”

É possível afirmar que a frase analisada está

  • A.

    correta, exceto pelo que diz respeito à identificação com modelos republicanos. Na verdade, havia uma identificação com modelos imperiais – associados à Esparta e ao Império Romano, respectivamente.

  • B.

    errada, pois os jacobinos identificavam-se com modelos democráticos atenienses, não com os espartanos.

  • C.

    errada, pois a Revolução Francesa abriu mão de todas as referências passadas em favor do progresso e de valores como Igualdade, Liberdade e Fraternidade.

  • D.

    inteiramente correta.

Em relação à escravidão antiga e moderna, analise as assertivas abaixo.

I. Segundo o que consta na literatura antiga, sobretudo entre os romanos do primeiro século da era cristã, havia um tratamento mais tolerante em relação aos escravos em contraste com o que ocorreu com a escravidão moderna. Nas sociedades antigas, a escravidão, embora ocorresse informalmente, era considerada fora da ordem natural.

II. Embora as sociedades modernas não tenham apresentado maior tolerância e humanidade em relação aos escravos, em alguns escritos manifestam-se preocupações com a ociosidade por parte dos filhos das classes dominantes em função da comodidade de ter seu trabalho realizado por escravos. Tal preocupação com os efeitos da escravidão sobre os senhores é típica de uma sociedade capitalista, em que a ideologia dominante preza pelo fruto do trabalho individual.

III. Uma vez que a punição de um escravo na sociedade romana antiga implicava dano à propriedade de outrem, as atitudes em relação aos escravos subversivos ficavam a critério de seu dono.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II e III, apenas.

Com as Grandes Navegações os europeus conquistaram inúmeros territórios ao redor do mundo, ampliaram suas atividades econômicas e estabeleceram contato com diferentes culturas. Nesse processo de expansão, o contato dos europeus com os povos distantes caracterizou-se pelo

  • A.

    intercâmbio esporádico, dificultado pelas diferenças linguísticas e hábitos culturais divergentes.

  • B.

    extenso domínio territorial, sobretudo na África e Ásia, onde existiam povos desenvolvidos e com enormes riquezas industriais.

  • C.

    convívio pacífico, incentivado pelos ideais religiosos cristãos, que fundamentavam a evangelização e a prática da tolerância.

  • D.

    estranhamento, com o outro sendo visto, com frequência, por meio das crendices e lendas que marcavam o imaginário europeu.

Durante as primeiras décadas da colonização portuguesa na América, as iniciativas de explorar economicamente o território se concentraram na formação de grandes propriedades rurais. Para o sucesso desse empreendimento foi importante

  • A.

    a utilização do trabalho livre, primeiro dos povos americanos e, depois, dos africanos, trazidos em grande número para a América.

  • B.

    o aproveitamento da experiência adquirida nas colônias da África, onde se privilegiou a produção do açúcar, com uso do trabalho cativo.

  • C.

    a facilidade de implantação de engenhos, devido à rotina simplificada de trabalho e a existência de centros urbanos próximos.

  • D.

    a adoção de uma produção diversificada de gêneros alimentícios, em sua maioria voltada para o consumo interno.

Em relação ao contexto do surgimento da Teologia da Libertação. Marque V para verdadeiro ou F que falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Surgiu em países latino-americanos em contextos de opressão, resultante dos regimes militares vigentes naqueles países.

( ) Tem relação direta com o Concílio Vaticano II, que teve como proposta a revisão de algumas posições da Igreja Católica conforme questões contemporâneas – o que incluía questões políticas.

( ) A Teologia da Libertação teve seu auge de atuação político-social no período que antecede a década de 1980.

  • A.

    V/ F/ V

  • B.

    V/ V/ V

  • C.

    F/ V/ V

  • D.

    V/ V/ F

  • A.

    o embarque de africanos escravizados para a América, atividade que durou mais de três séculos e fez dos africanos e seus descendentes a principal força de trabalho no Brasil, até o final do século XIX.

  • B.

    o regime de escravidão existente na África subsaariana antes da chegada dos europeus, com o comércio de cativos sendo realizado com as áreas islamizadas ao norte do continente.

  • C.

    as semelhanças existentes entre os africanos escravizados trazidos para a América por mais de três séculos, do ponto de vista social, político, econômico e cultural.

  • D.

    a forma como os africanos escravizados seriam tratados na América, com direito à educação religiosa cristã, assim como à integridade física e à cidadania.

Leia atentamente as afirmações abaixo acerca de questões teóricas e práticas relacionadas às reivindicações sociais dos séculos XIX.

I. Influenciados por ideias socialistas, diversos teólogos desenvolveram teorias visando à diminuição da miséria das massas. Entre essas iniciativas, algumas previam a intervenção estatal, outras iniciativas individuais. Sua principal convergência teórica com o marxismo dizia respeito à necessidade da abolição da propriedade privada dos meios de produção.

II. Já na primeira metade do século XIX, na Inglaterra, diante da pressão dos movimentos sociais, houve modificações na legislação vigente. Entre as modificações, a proibição da utilização de mãode- obra feminina e infantil em minas.

III. Como consequência das perseguições aos judeus, sobretudo através dos pogroms na Rússia, surge os fundamentos teóricos do sionismo, o qual enfatizava a necessidade de uma unidade nacional judaica a ser concretizada com a colonização da Palestina.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...