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Para que um artefato, uma manifestação popular ou qualquer bem cultural seja considerado Patrimônio Cultural, no Brasil, é imprescindível que
Cada vez mais os professores de história entendem a necessidade de integrar o patrimônio histórico a suas aulas. Atualmente, já não é preciso que a escola se situe em uma região com monumentos e museus, pois as mídias e a Internet possibilitam o planejamento de aulas com imagens e documentários que são verdadeiros passeios ao passado.
Com base no texto acima, assinale a opção correta a respeito do ensino de história.A projeção de um filme sobre um fato ou época histórica pode substituir uma aula a respeito desse assunto.
A visita a um museu histórico requer reflexão acerca da seleção e das maneiras de exibição do acervo.
A projeção de um documentário histórico é uma escolha mais acertada do que a de um filme de ficção, devido à veracidade do documentário.
A utilização de jogos eletrônicos ambientados historicamente deve ser evitada na medida em que eles distorcem a realidade do passado.
A visita a um monumento histórico garante, por si só, uma aula de história significativa.
Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse patrimônio como o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e de patrimônio cultural.
Atualmente, no Brasil, diferentemente do ocorrido no passado, a gestão da documentação governamental é de responsabilidade da administração pública, mas as providências para possibilitar sua consulta, franqueando-a aos interessados, ficam a cargo de conselho formado por representantes da sociedade civil e de organizações não governamentais, aprovados pelo Congresso Nacional.
Julgue os itens subsequentes, referentes a aspectos conceituais no âmbito do patrimônio cultural.
Transmitido pelas gerações e sempre recriado por grupos e pelas comunidades, em face de sua interação com a natureza, de seu ambiente e de sua história, o patrimônio imaterial gera sentimento de identidade e de continuidade, o que acaba por ajudar a promover o respeito à diversidade cultural e à própria criatividade humana.
Julgue os itens subsequentes, referentes a aspectos conceituais no âmbito do patrimônio cultural.
A denominação patrimônio cultural imaterial aplica-se a práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, razão pela qual dela se afastam, por intrínseca contradição conceitual, instrumentos, objetos, artefatos e lugares.
Constituem o patrimônio cultural brasileiro
I obras, objetos, documentos e edificações destinados a manifestações artísticas e culturais.
II criações artísticas, científicas e tecnológicas.
III modos de criar, fazer e viver.
IV sítios de valor paisagístico.
V formas de expressão.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Assinale a alternativa que não apresenta objetivo das diretrizes da política de fomento do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI).
Promover a salvaguarda de bens culturais imateriais por meio do apoio às condições materiais que propiciam sua existência, bem como pela ampliação do acesso aos benefícios gerados por essa preservação.
Promover a inclusão social e a melhoria das condições de vida de produtores e detentores do patrimônio cultural imaterial.
Ampliar a participação dos grupos que produzem e permitem manifestações culturais de natureza imaterial nos projetos de preservação e valorização desse patrimônio.
Programar mecanismos para a efetiva proteção de bens culturais imateriais em situação de risco.
Respeitar e proteger direitos difusos ou coletivos relativos à preservação e ao uso do patrimônio cultural imaterial, principalmente no âmbito regional.
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
Um dos motivos de os museus existirem é a necessidade de valorizar as produções artísticas, culturais e históricas de um espaço urbano. A existência desses espaços de memória é atribuída à fundação e manutenção por parte de uma classe interessada nesses acervos (clero, aristocracia e burguesia).
A formação de um acervo, junto à sua pertinência urbanística, é produto da necessidade democrática de preservar um patrimônio. Daí esse caráter dos grandes museus.
As cidades, ao inserirem as questões urbanísticas na concepção de seus museus, estabelecem regras acerca do significado histórico de um acervo e, para isso, orientam a demolição de estruturas arquitetônicas antigas em detrimento da construção de prédios mais adequados à preservação e ao acesso ao acervo.
A memória rural e seus aparatos no espaço museal só tem sentido no contexto de sua origem: o campo. Daí a necessidade de investimentos em museus temáticos que preservem o patrimônio rural.
Cidade, história e museu dialogam intensamente no sentido de convergir possibilidades de resgatar, registrar, construir, manter, preservar e tornar acessível um acervo para a sociedade. Esse valor não se aplica apenas à sociedade inserida no contexto do museu, mas à diversidade em sua volta.
A respeito da relação entre identidade, patrimônio imaterial e preservação, assinale a alternativa correta.
Patrimônio e identidade dialogam intensamente no sentido de fomentar possibilidades de cunho sóciohistoriográfico.
A identidade de um povo necessita da oralidade para sua manutenção. Nesse sentido, os processos de registro histórico, nas sociedades não letradas, determinam a validade dos fatos.
A partir de um ângulo que considera a vinculação do processo de construção da pluralidade cultural, principalmente pela transculturalidade, a emergência de novas formas de manifestações culturais passa a figurar a imposição de uma cultura sobre a outra.
Somente no núcleo dos objetos comuns é que uma sociedade se constitui plural. A diversidade ritualística dos povos islâmicos, por exemplo, configura uma relação com um processo de destilação politeísta.
A pluralidade do mundo expressa em seus produtos culturais está evidente no mundo globalizado. Sociedades de relevante produção cultural e que, inseridas em contextos tecnológicos que garantam sua preservação, são mais visíveis que outras que ainda não dominam formas significativas de registros.
Assinale a alternativa incorreta acerca da inter-relação entre o museu e o papel sócio-historiográfico.
Os projetos museológicos precisam se integrar aos processos educacionais, interligando diversas áreas de ensino, reconhecendo no patrimônio cultural o suporte essencial para o desenvolvimento da cidadania e do desenvolvimento social e, principalmente, oferecendo ações firmativas aos segmentos sociais capazes de compreender o papel social e histórico do museu.
das instituições museológicas entre si e com outras instituições objetivando construções de projetos integrados, desenvolvendo ações transdisciplinares que extrapolem as visões disciplinares.
Ao buscar associações necessárias à compreensão do mundo, na sua integridade, reconhecendo no patrimônio cultural um instrumento de educação e desenvolvimento social, o museu se insere como instituição de mediação de construção, manutenção e acessibilidade às informações de cunho sóciohistoriográfico.
O museu é reconhecidamente um espaço privilegiado, onde é possível concretizar as propostas de diálogos entre as diversas áreas e, ao mesmo tempo, é capaz de produzir conhecimento a partir dos temas e problemas que são potencializados no desenvolvimento das ações de pesquisa, preservação e comunicação.
Um dos grandes desafios das propostas museais tange questões relativas à democratização do conhecimento e ao papel social do museu na construção de conhecimento transdisciplinar e de relevante interesse social.
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