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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a problemática das fontes e a investigação histórica, julgue os itens de 56 a 61.
O uso das fontes também tem sua historicidade porque, entre outras razões, são múltiplos, distintos e variáveis no tempo e no espaço os interesses dos historiadores, cujas escolhas estão relacionadas às suas circunstâncias pessoais e respectivas visões de mundo.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o papel das instituições de custódia de acervos, em seus diversos tipos e variadas funções, julgue os itens a seguir.
As formas de comunicação utilizadas por museus incluem os artigos científicos, as publicações de divulgação científica e, sobretudo, as exposições e as ações educacionais.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o papel das instituições de custódia de acervos, em seus diversos tipos e variadas funções, julgue os itens a seguir.
Depreende-se do texto a ideia de que a comunicação é inerente ao propósito de preservação como ato de cidadania, ou seja, como forma de participação social.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o papel das instituições de custódia de acervos, em seus diversos tipos e variadas funções, julgue os itens a seguir.
A diferença básica entre um arquivo histórico e um museu diz respeito ao acervo de cada um deles; o acervo do museu é praticamente fixo, não se reduzindo nem sendo ampliado.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as transformações ocorridas na produção historiográfica do século XIX ao presente, julgue os próximos itens.
Em geral, os documentos do passado foram produzidos para o exame do historiador do futuro, e não, para atender a necessidades específicas do momento, o que explica a qualidade da informação que eles contêm e oferecem ao exame dos especialistas.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as transformações ocorridas na produção historiográfica do século XIX ao presente, julgue os próximos itens.
A denominada História Nova afasta-se dos paradigmas vigentes no século XIX, entre outras razões, por revolucionar a concepção de documento histórico e, consequentemente, o modo de entender a crítica documental.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as transformações ocorridas na produção historiográfica do século XIX ao presente, julgue os próximos itens.
Diferentemente do que afirmavam os historiadores conhecidos como positivistas, ao longo do século XIX e das três primeiras décadas do século XX, a historiografia desenvolvida a partir de Marc Bloch e de Lucien Febvre, que se expandiu notavelmente após a Segunda Guerra Mundial, tende a desconsiderar a importância de documentos especialmente os textos escritos como fontes de pesquisa.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as transformações ocorridas na produção historiográfica do século XIX ao presente, julgue os próximos itens.
O ofício do historiador requer, prioritariamente, ao se proceder à pesquisa documental, a preocupação de contextualizar o documento, isto é, de entender o texto no contexto de sua época, o que pressupõe, entre outras exigências, compreender o significado das palavras e das expressões.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as transformações ocorridas na produção historiográfica do século XIX ao presente, julgue os próximos itens.
Não são raras as situações em que os documentos são manipulados, quando não efetivamente falsificados, em face de interesses em jogo em determinado momento histórico. Como exemplo dessa prática pode ser citado, na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas de Stálin, o apagamento, em fotografias oficiais, da imagem de alguém que caíra em desgraça.
Tendo em vista a produção historiográfica e conceitos relacionados à preservação do patrimônio cultural como história e memória social, lugares de memória, cultura e identidade, diversidade cultural, tradição e modernidade , julgue os itens de 70 a 74.
Ao se interessar por temas como a vida cotidiana, as relações familiares, os rituais e as festas, ou seja, pelas mais diversas formas de sociabilidade, o historiador afasta-se da subjetividade como mecanismo consciente de legitimação de seu trabalho.
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