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Um dos grandes problemas do mundo atual é que, com o aumento da população e da produção, aumentou o consumo de energia. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Desde sua criação, em 1960, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) tem sido uma instituição com grande força e importância, fazendo do petróleo a sua principal arma
Assinale a opção que identifica o país e a liderança aos quais o texto acima se reporta.
Vietnã – Ho Chi Min e Giap
Cuba – Fidel Castro e Che Guevara
Rússia – Lênin e Stálin
China – Mao Tsé-tung e Deng Xiaoping
Brasil – Getúlio Vargas e João Goulart
No período joanino (1808-1821), foi encaminhado o processo de Independência, visto que a situação política, econômica e jurídica do Brasil orientava-se nesse sentido. Assinale a opção incorreta acerca desse período.
Importantes pensadores ou dirigentes portugueses haviam concebido, de tempos em tempos, a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, a qual não ocorreu em 1807 apenas por pressão inglesa.
A promoção das manufaturas era considerada como componente nocivo aos interesses de Portugal e, por tal razão, esteve ausente na política de D. João no Brasil.
A Corte do Rio de Janeiro fez-se representar no Congresso de Viena, que traçou a ordem internacional após a era napoleônica.
No Rio de Janeiro, D. João concebia a expansão ao norte e ao sul do Brasil, por meio de invasões de territórios sob dominação francesa ou espanhola, com o fim de robustecer o império luso na América.
O retorno de D. João a Portugal, em 1821, ocorreu por exigência de Lisboa, onde se instalara um governo dito revolucionário.
Acerca da cultura, economia e administração no período colonial da História do Brasil, julgue (C ou E) os itens a seguir.
O colonizador português tolerou bem e conviveu harmoniosamente com as diferenças culturais da sociedade, evitando impor a hegemonia de sua cultura a indígenas e africanos.
Acerca da cultura, economia e administração no período colonial da História do Brasil, julgue (C ou E) os itens a seguir.
Antônio Vieira, de olhos no futuro, aconselhava o fortalecimento do poder monárquico luso, tendo como um dos instrumentos a máquina mercantil do Estado, com o fim de vencer a concorrência entre os impérios europeus.
Acerca da cultura, economia e administração no período colonial da História do Brasil, julgue (C ou E) os itens a seguir.
O padre João Antônio Andreoni, o Antonil, amante da estatística e do cálculo, escreveu obra importante acerca da economia colonial no Brasil.
Acerca da cultura, economia e administração no período colonial da História do Brasil, julgue (C ou E) os itens a seguir.
A colonização do Brasil, desde as origens, em 1500, até a transferência da Corte portuguesa, em 1808, orientou-se apenas pelo modelo estatal, sem recorrer ao setor privado ou à cooperação entre o setor público e o privado.
O processo de Independência do Brasil concluiu-se durante o Primeiro Reinado (1822-1831). Este foi, contudo, um período conturbado da história nacional, em razão, entre outros fatores, de contradições da vida política interna e da política exterior. A esse respeito, julgue (C ou E) os itens a seguir.
O Parlamento fez graves críticas a D. Pedro, por entender que ele sacrificou a expansão das manufaturas mediante acordos de comércio com países capitalistas mais avançados.
O processo de Independência do Brasil concluiu-se durante o Primeiro Reinado (1822-1831). Este foi, contudo, um período conturbado da história nacional, em razão, entre outros fatores, de contradições da vida política interna e da política exterior. A esse respeito, julgue (C ou E) os itens a seguir.
A Constituição de 1824 consagrou democraticamente a vontade nacional, que se expressou por meio dos representantes junto à Assembléia Constituinte.
O processo de Independência do Brasil concluiu-se durante o Primeiro Reinado (1822-1831). Este foi, contudo, um período conturbado da história nacional, em razão, entre outros fatores, de contradições da vida política interna e da política exterior. A esse respeito, julgue (C ou E) os itens a seguir.
A Constituição de 1824 descuidou da educação popular ao não fixar o preceito da gratuidade para o ensino primário.
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