Questões de História da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de História da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de causas e consequências da Segunda Guerra Mundial, julgue (C ou E) os itens seguintes. A derrocada do Império Turco-Otomano, consequência da Primeira Guerra Mundial, fez da Turquia uma república secular que não adotou uma posição neutra no contexto da Segunda Guerra Mundial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.

Infere-se do texto que a tarefa normativa da didática da História, tal como compreendida atualmente, retira a relevância do fato histórico como objeto de estudo em sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de causas e consequências da Segunda Guerra Mundial, julgue (C ou E) os itens seguintes. As divergências interpretativas sobre as causas da Segunda Guerra Mundial não permitem identificar que países e lideranças políticas terão sido responsáveis pela eclosão do conflito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 1830 e em 1848, a Europa foi tomada por movimentos revolucionários. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) os itens a seguir. O levante liberal em Viena, em 1848, levou Metternich a comandar uma dura repressão militar na capital austríaca, que restaurou a ordem anterior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.

O livro didático exerce importante papel no ensino de História na escola, especialmente quando oferece distintas formas de compreensão da multifacetada trajetória das sociedades no tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da vida cultural nos séculos XIX e XX, julgue (C ou E) os itens a seguir. A pop art de meados do século XX caracteriza-se pelo frequente recurso à ironia e à paródia e pela utilização de objetos e símbolos provenientes da sociedade de consumo e da indústria cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.

Os livros didáticos, por sua própria natureza, não se subordinam às leis do mercado, de modo que eles não contribuem na organização da relação entre o que é, o que pode ser e o que deveria ser apreendido em relação à disciplina.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da vida cultural nos séculos XIX e XX, julgue (C ou E) os itens a seguir. No século XIX, artistas e autores alinhados ao Romantismo adotavam uma atitude individualista e introspectiva, a qual contribuía para afastá-los dos grandes temas da política e dos esforços de construção de identidades nacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do uso de instrumentos pedagógicos e de recursos audiovisuais e textuais variados em aulas de história, julgue os itens a seguir, considerando o contexto abordado no texto 15A2CCC.

A possibilidade de mulheres negras, empregadas como domésticas no sul dos Estados Unidos da América na década de 60 do século passado, produzirem narrativas próprias sobre suas histórias reflete uma postura comum da produção historiográfica brasileira daquele período.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da vida cultural nos séculos XIX e XX, julgue (C ou E) os itens a seguir. Os romances históricos oitocentistas de Walter Scott e de Alexandre Herculano valorizam o legado político do absolutismo e criticam a idealização do passado medieval europeu, comum em outros autores da época.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...