Lista completa de Questões de História da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo as informações do texto 15A1CCC como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial e do Brasil, julgue os itens a seguir.
A expansão comercial e marítima europeia dos séculos XV e XVI redundou na conquista de vastas regiões africanas, mas não em vantagens econômicas, devido às amarras das práticas mercantilistas vigentes à época.Tendo as informações do texto 15A1CCC como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial e do Brasil, julgue os itens a seguir.
Pobre em recursos naturais, como minérios e petróleo, a África do início do século XXI tem participação irrelevante no comércio global, ficando marginalizada dos fluxos econômicos e financeiros mundiais.Acerca do uso de instrumentos pedagógicos e de recursos audiovisuais e textuais variados em aulas de história, julgue os itens a seguir, considerando o contexto abordado no texto 15A2CCC.
O movimento pelos direitos civis, principalmente nas décadas de 50 e 60 do século passado, protagonizado por ativistas negros, como Martin Luther King Jr., objetivava, entre outras reivindicações, a superação do sistema de opressão racial citado no texto.Acerca do uso de instrumentos pedagógicos e de recursos audiovisuais e textuais variados em aulas de história, julgue os itens a seguir, considerando o contexto abordado no texto 15A2CCC.
O feminismo negro produziu nas últimas décadas, no Brasil e nos Estados Unidos da América, uma importante crítica sobre o lugar duplamente subalterno das mulheres negras nessas sociedades. Apontando para uma combinação entre os recortes de desigualdade de gênero, social e de raça, intelectuais e ativistas como Angela Davis e Lélia Gonzalez se destacaram nessa crítica.Com relação ao assunto abordado no texto 15A2DDD, julgue os itens que se seguem, a respeito do ensino de história da África.
Apesar das conexões existentes entre a história africana e a história da diáspora africana, os estudos sobre a África, quando abordados em sala de aula, não devem ser utilizados como um instrumento na luta contra o racismo nas Américas ou na Europa, por ser este um assunto relacionado a outros contextos históricos.Com relação ao assunto abordado no texto 15A2DDD, julgue os itens que se seguem, a respeito do ensino de história da África.
Na abordagem da história da África em sala de aula deve-se evitar a idealização, a simplificação ou uma excessiva generalização das experiências históricas e contextos africanos.Com relação ao assunto abordado no texto 15A2DDD, julgue os itens que se seguem, a respeito do ensino de história da África.
A obra História Geral da África possibilita a professores e estudantes o estudo das experiências culturais, sociais e políticas de múltiplas sociedades africanas, sendo um dos aspectos centrais da coleção o fato de que ela concede à grande parte dessas histórias uma importante perspectiva africana ou afrocentrada.A respeito da cristianização da Europa no período medieval, assinale a opção correta.
No que se refere aos direitos humanos e à sua história, assinale a opção correta.
Com relação ao processo de humanização e à dinâmica da formação das sociedades pré-históricas, assinale a opção correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...