Lista completa de Questões de História da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre os temas cultura e cidadania, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) À exceção de nomes como Cândido Portinari, que se comprometeu com questões sociais referentes ao contexto de 1964, raros foram os casos de artistas plásticos atuantes no período inicial da ditadura. ( ) A música de protesto de Chico Buarque, Elis Regina, Edu Lobo, Geraldo Vandré, entre outros nomes; o tropicalismo; e a Jovem Guarda foram os principais movimentos musicais contestatórios durante o regime militar. ( ) O Cinema Novo, que teve em Glauber Rocha o seu principal nome, propôs algo semelhante ao que o Neo-Realismo italiano já havia realizado: uma abordagem crítica da realidade social do país, ao mesmo tempo, indo na contramão do que as chanchadas da Atlântida e a Hollywood tropical da Cia. Vera Cruz costumavam produzir no país.F/ F/ V
V/ F/ V
V/ V/ F
V/ V/ V
Em relação à participação política, à cidadania e ao feminismo, assinale a alternativa incorreta.
Com os estudos pós-coloniais, a partir da década de 1960, o movimento feminista deixou de estar restrito às demandas das mulheres brancas de classe média para ganhar adeptos, sobretudo, nos países do então chamado Terceiro Mundo.
A noção de que os gêneros seriam construídos socialmente por meio de um discurso em favor de interesses dominantes, e a possibilidade de sua desconstrução foram argumentos comuns aos movimentos feministas da segunda metade do século XX em diante.
A aceitação da bissexualidade e do lesbianismo passou a fazer parte da pauta de movimentos feministas de forma mais ampla a partir da segunda metade do século XX.
O feminismo e o marxismo constituíram uma convergência teórica e prática ao longo de todo o século XX.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
O putting-out system, também conhecido como __________, foi um recurso bastante utilizado pela indústria ___________ inglesa, sobretudo ao longo dos séculos XVII e XVIII, embora já existisse anteriormente, e serviu à gradual substituição do(s) _____________. Através de tal recurso os empregados manufaturavam artigos _________ a partir de _____________________, favorecendo o surgimento da(s) _____________ na ______________.sistema doméstico/ de roupas/ sistema de guildas/ individuais/ suas casas/ família nuclear/ Europa
outsourcing/ de roupas/ sistema de guildas/ de luxo/ matérias-primas trazidas das colônias/ família nuclear/ Ásia
sistema doméstico/ de tecidos/ modos de produção pré-capitalistas/ de luxo/ suas casas/ leis trabalhistas/ Europa
sistema doméstico/ de roupas/ sistema de guildas/ individuais/ suas casas/ leis trabalhistas/ Europa
A exemplo dos escravos romanos e diferentemente dos escravos africanos transportados para a América na Idade Moderna, os hilotas espartanos eram submetidos a este regime individual e separadamente. Pode-se concluir que esta afirmação
está completamente correta.
está errada, pois, embora os escravos na Antiguidade Romana fossem submetidos ao regime de escravidão individual e separadamente, o mesmo não ocorria com os hilotas em Esparta, que constituíam uma população inteira sujeita à dependência coletiva.
está errada, pois os hilotas faziam parte da classe de guerreiros espartanos e gozavam de plena liberdade.
está errada, pois os negros africanos trazidos para a América possuíam destino coletivo, sendo utilizados em larga escala por representações comerciais europeias nas colônias.
Em relação à formação do Estado Brasileiro e à questão da cidadania, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A transição do regime militar brasileiro para a democracia teve, no modelo espanhol, a sua inspiração. Todavia, entre os espanhóis havia movimentos sociais muito mais articulados e atuantes do que no Brasil, o que garantiu o sucesso no caso espanhol e resultou em insucesso, no caso brasileiro. ( ) A transição do regime militar para a democracia no Brasil se deu de forma lenta, gradual e segura, a despeito da vontade dos governantes. ( ) As primeiras eleições diretas desde 1960, realizadas em 1989, trouxeram como principais candidatos Luís Inácio Lula da Silva, com propostas voltadas para as questões da desigualdade social, e Fernando Collor de Mello, que prometia combater a corrupção e aumentar os gastos públicos em favor das reformas de base necessárias, culminando no agravamento da inflação.V/ V/ V
V/ V/ F
V/ F/ F
F/ F/ V
Em relação à formação do capitalismo, analise as assertivas abaixo.
I. Enquanto os comerciantes ingleses, a partir do século XVI, ainda eram capazes de lidar perfeitamente com sistemas à parte do capitalismo, este tornou-se cada vez mais enraizado em zonas agrícolas. II. Já nos períodos iniciais da Idade Moderna (1500-1700), países como França e Inglaterra tiveram um aumento substancial na sua população urbana, o que permitiu que sua agricultura se tornasse suficientemente produtiva para prover sustento a um número de pessoas que não mais se voltava para práticas agrícolas. III. A aristocracia inglesa foi a primeira, em toda a Europa, a se desmilitarizar e estava associada a uma monarquia centralizadora, diferentemente do que acontecia sob o feudalismo. É correto o que se afirma emI, II e III.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
Sobre as etnias africanas e a escravidão, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Malê era o termo utilizado para identificar os escravos muçulmanos. Entre tais grupos de escravos, era comum a alfabetização destinada à leitura do Alcorão, o seu livro sagrado. ( ) Vindos da África Ocidental, os nagôs foram o primeiro povo a ser escravizado em território brasileiro. ( ) Entre os séculos XVIII e XIX, era comum que os escravos libertos no Brasil retornassem ao continente africano levando para lá alguns dos costumes assimilados entre os brasileiros.V/ F/ V
V/ V/ F
F/ F/ V
F/ F/ F
O Estado Novo, instaurado por um golpe que levou Getúlio Vargas ao poder em 1937, caracterizou-se por aproximações ideológicas com o fascismo vigente na Itália e pela centralidade em um partido unitário, o que caracterizava o populismo.
Sobre a frase acima, pode-se afirmar queé incorreta, pois o governo Vargas esteve centralizado na figura de seu líder populista, sem que houvesse um partido unitário e fortalecido por trás.
é incorreta, pois em momento algum houve aproximações ideológicas entre o fascismo italiano e o governo Vargas.
é incorreta, pois o Estado Novo não teve origem em um golpe.
é incorreta, pois embora o partido de Vargas se encontrasse fortalecido já em 1937, havia outros partidos atuantes e fortalecidos naquele contexto.
Sobre o contexto das manifestações do ano de 1968 na América Latina, é incorreto afirmar que
em países como Uruguai, México e Chile havia um cenário democrático que duraria pouco tempo, dando lugar a uma escalada autoritária que culminaria nos golpes militares do início da década seguinte.
a generalização de movimentos sociais com aspirações reformistas, sem inclinações evidentemente revolucionárias, visando ao afastamento do exemplo cubano de 1959, obrigaria uma radicalização indesejada naquele contexto.
houve a aproximação de alguns setores da Igreja Católica com ações da esquerda revolucionária.
houve a vigência de ditaduras militares e a intensificação de preceitos da Doutrina de Segurança Nacional em países como Argentina e Brasil.
Leia com atenção as assertivas abaixo.
I. Diferentemente da laicidade do Estado peculiar à Modernidade, na cidade-estado ateniense, a assembleia estava encarregada de diversas questões religiosas, como a instituição de novos cultos, a construção de templos e a realização de festivais e sacrifícios. II. Apesar da igualdade de manifestação, alguns políticos atenienses podiam possuir títulos herdados e distinção em seus trajes, assim como ocorria entre os nobiles romanos. III. As reformas do legislador Sólon foram responsáveis pela ampliação da manifestação política nas assembleias atenienses e por uma plena harmonia política que levou ao chamado Século de Ouro. É correto o que se afirma emI e III, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...