Lista completa de Questões de História da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o período colonial, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Durante o período colonial, além das estruturas convencionais de justiça, houve a influência da justiça eclesiástica, mantida pela Igreja Católica e resguardada pelo Tribunal do Santo Ofício, possuidor de seu próprio Regimento Interno. ( ) A administração colonial e sua estrutura judiciária favoreceram às práticas descentralizadas no âmbito político-legal, ainda que limitasse o exercício pleno da cidadania. ( ) A administração colonial e sua estrutura legislativa favoreceram às práticas centralizadas no âmbito político-legal.V/ V/ F
F/ F/ V
V/ F/ F
F/ V/ F
As fatwas de Osama Bin Laden no Afeganistão, convocando a guerra aos infiéis em nome de Alá, mantiveram-se alheias a certos fatores políticos, como às lutas contra a ditadura civil-militar na Argélia e o apoio total à Intifada palestina. Em relação a esta informação, é possível afirmar que
está completamente correta.
está errada, pois as fatwas de Bin Laden inicialmente tinham caráter laico.
está errada, pois as fatwas de Bin Laden tiveram importante papel político nos eventos mencionados.
está errada, pois, ainda que tenha se mantido alheio às questões da ditadura cívico-militar na Argélia, Bin Laden foi atuante na Intifada palestina.
Sobre o papel do Estado-nação na sociedade contemporânea, analise as assertivas abaixo.
I. Mudanças em âmbito econômico, político, social, tecnológico, ambiental etc. são responsáveis pelo abalo das identidades territoriais baseadas em modelos tradicionais e em limites sociais homogêneos e claramente estabelecidos. II. As identidades particularistas são reforçadas como forma de resistência ao processo de globalização. III. O modelo do Estado-nação deixou de ser uma referência absoluta com o advento das sociedades globalizadas. As formas de organização supranacional como a proposta pela União Europeia são um bom exemplo, pois apresentam um harmônico funcionamento independentemente da referência do Estado Nacional. É correto o que se afirma emI, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Em relação às questões da organização do trabalho no mundo capitalista e à terceirização, analise as assertivas abaixo.
I. A terceirização pode ser definida como um processo de gestão por meio do qual algumas tarefas são repassadas a terceiros, enquanto a empresa permanece concentrada em sua área de atuação. II. A importância da terceirização tem relação direta com a necessidade de racionalização de recursos de uma empresa, assim como na reorganização de suas estruturas de formas mais flexíveis. III. Embora o aumento produtivo faça parte dos imperativos em uma sociedade capitalista, na qual o processo de terceirização se insere, tal aumento não sofre alterações consideráveis com o advento da terceirização. É correto o que se afirma emI, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Na maioria dos países árabes, sobretudo no Irã, com os xiitas, o fundamentalismo islâmico surgiu por meio de forças de choque de regimes autoritários contrários às intervenções dos Estados Unidos. Sobre esta informação, é possível afirmar que
está completamente certa.
está errada, pois as organizações fundamentalistas sempre surgiram como forças paralelas às estruturas estatais.
está errada, pois os xiitas no Irã foram uma exceção entre os fundamentalistas que serviram de apoio aos regimes autoritários. Ademais, tais regimes não foram contrários, mas patrocinados pelo governo norte-americano.
está errada, pois os xiitas no Irã e os Estados Unidos mantiveram-se alinhados ao longo de toda Guerra Fria.
Acerca dos cristãos novos na Península Ibérica e em suas possessões coloniais, é correto afirmar que
os judeus foram expulsos, simultaneamente, pelas monarquias espanhola e portuguesa, o que os obrigou à conversão e ao refúgio em território colonial.
os judeus convertidos ao cristianismo, os chamados cristãos novos, permaneceram fiéis à sua nova crença e a mantiveram afastada de quaisquer traços de sua fé anterior, ou seja, o judaísmo.
a partir do século XVIII, cessou-se a perseguição aos cristãos novos e alguns passaram, inclusive, a exercer cargos eclesiásticos.
apesar da perseguição aos judeus na Península Ibérica, o mesmo não ocorreu em território brasileiro, onde os cristãos novos encontraram-se livre da atuação do Tribunal do Santo Ofício.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...