Lista completa de Questões de História da Comissão Técnica Concursos - UNIMONTES (COTEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O fundamento do poder desses antigos Estados era a religião: os reis eram representantes dos deuses ou considerados deuses em pessoa, como o Faraó. Tanto no Egito quanto na Mesopotâmia dos sumérios, todo o território era propriedade dos deuses. Apesar desse fundamento comum, as sociedades egípcia e suméria eram bastante diferentes quanto à forma, uma vez que
Levi-Strauss chama de revolucionário o período:
As Grandes Navegações europeias dos séculos XV e XVI tiveram na busca por especiarias uma de suas motivações. A importância dessas especiarias pode ser explicada a partir do(s)/da
Acerca das principais transformações agrárias vivenciadas pela Inglaterra no período da transição feudocapitalista, marque com a letra C (correta) ou com a letra I (incorreta) cada uma das afirmativas.
( ) A venda das terras da Igreja Católica, confiscadas pelo rei Henrique VIII, contribuiu para a expansão da agricultura comercial inglesa.
( ) Os cercamentos liberaram mão de obra para outros setores da economia, além de fornecerem um mecanismo de acúmulo de capital que foi reinvestido no campo e em outras áreas.
( ) Os cercamentos transformaram a Inglaterra em um grande importador de alimentos, pois ocorreu um retrocesso produtivo na agricultura.
( ) A propriedade da terra na Inglaterra permaneceu, até a época da Revolução Industrial, limitada ao monopólio da aristocracia que manteve a produção em bases feudais.
A sequência CORRETA é
O século XVIII testemunhou o reiterado predomínio da região congo-angolana como principal fonte de escravos africanos para o Rio de Janeiro, por meio dos portos de Luanda e Benguela. A oferta de milhões de pessoas na condição de escravizados envolveu traficantes europeus, americanos e africanos. Em relação a esse contexto, é CORRETO afirmar que
A diversificação da economia e a primeira grande fase de integração territorial da América Portuguesa foram impulsionadas, no século XVIII, direta ou indiretamente pelo(a)
Considerando a recente historiografia da América Latina, a afirmativa anterior pode ser considerada
Nesse excerto, Rosa de Luxemburgo (1870-1919)
Victor Nunes Leal define o coronelismo como resultado da superposição de formas desenvolvidas do regime representativo a uma estrutura econômica e social inadequada. Não é, pois, mera sobrevivência do poder privado, cuja hipertrofia constitui fenômeno típico da nossa história colonial. É antes uma forma peculiar de manifestação do poder privado, ou seja, uma adaptação em virtude da qual os resíduos do nosso antigo e exorbitante poder privado tem conseguido coexistir com um regime político de extensa base representativa (LEAL, 1978, p. 20).
A partir da conceituação de Leal, pode-se afirmar que
Eric Hobsbawn, ao caracterizar o fascismo, aponta algumas semelhanças entre esse movimento e outros movimentos da direita tradicional. Contudo, o autor destaca também algumas diferenças. Assinale a alternativa que apresenta uma diferença existente entre o fascismo e outros movimentos de direita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...