Questões de História da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

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"Estamos assistindo, na sociedade moderna, à crise dos modelos: a crise do modelo de Estado, do emprego, da família, enfim, a crise do homem moderno." Diante de tantos desafios, o papel do educador, do professor de História é:

  • A.

    levar o aluno a entender que somente pelo estudo da História ele poderá pensar as crises que o homem contemporâneo enfrenta.

  • B.

    dar receitas e fórmulas prontas e repetir modelos com base na experiência dos que já viveram mais.

  • C.

    auxiliar os seus alunos a compreender melhor esse mundo repleto de tantas variáveis e significados.

  • D.

    ressaltar que todas essas crises são fruto do desenvolvimento dos modernos meios de comunicação, que cada vez invadem mais os espaços privados do homem.

A História (como das humanidades em geral), tem suma relevância nos dias atuais e o professor de História deverá estar preparado para ocupar o seu espaço dentro desse contexto. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO condiz com a afirmação anterior. Assim, o professor precisa:

  • A.

    ter um pensamento crítico, sustentado por muita leitura, que o deixará preparado dentro das limitações que lhe são determinadas, a liberdade de optar e exercitar a "inclusão histórica" e social.

  • B.

    ter um conhecimento sólido do patrimônio cultural da humanidade, para poder interagir com o universo sócio-cultural de seus jovens educandos.

  • C.

    ter claro o quê e como ensinar os conteúdos por ele planejados.

  • D.

    ter a convicção de que para educar, preparar os jovens de hoje, é suficiente estar bem informado.

No processo de apropriação e produção do conhecimento, o professor de História torna-se ou é o responsável por:

  • A.

    explicitar ao aluno que a sala de aula é apenas um espaço onde se transmite informações.

  • B.

    constatar com seu aluno que a construção histórica é apenas um eco do que os outros já disseram.

  • C.

    dar condições para que o aluno possa participar do processo do fazer, do construir a História.

  • D.

    levar o aluno a entender que o conhecimento histórico é adquirido como um dom.

"A questão do tempo é fundamental no ensino da História. Para os estudiosos que se dedicam a entendê-lo, existe uma série de questões a serem consideradas", entre elas destacamos:

  • A.

    A convivência com a natureza e as relações sociais não interferem na apreensão da categoria tempo pelas pessoas.

  • B.

    A compreensão da categoria tempo acha-se comprometida na medida em que se disseminam as narrativas orais e cinematográficas.

  • C.

    O tempo é uma categoria histórica construída apenas na memória individual do homem no lugar e no momento em que existiu.

  • D.

    Dependendo do ponto de vista de quem o concebe, o tempo pode abarcar concepções múltiplas.

"Os debates historiográficos contemporâneos têm proporcionado ao longo dos anos uma série de controvérsias, dilemas e confrontos de paradigmas ao se percorrer os caminhos e descaminhos da História". (Vainfas, 1997) Entre as afirmações abaixo, todas são consideradas corretas, com EXCEÇÃO da alternativa:

  • A.

    Na história da historiografia ocidental muitas propostas de investigação foram se sucedendo, tendo hoje especial destaque a chamada Nova História Cultural.

  • B.

    Nos últimos anos, o questionamento dos modelos explicativos de caráter totalizante foi acompanhado da valorização de sujeitos históricos geralmente excluídos das narrativas históricas tradicionais.

  • C. "A macro-história e a micro-história não são necessariamente excludentes. São apenas modos distintos de conceber e de fazer História".
  • D.

    As constantes oscilações e mudanças nas correntes historiográficas, levaram ao colapso de idéias e degradação de opiniões entre os intelectuais, perdidos no emaranhado de escolas demográficas estabelecidas.

No processo de avaliação é importante considerar uma série de critérios, mais abrangentes ou mais específicos, e dentre eles assinalamos

  • A. Questionar sobre o domínio de conteúdos vivenciados pelos alunos durante um determinado ciclo ou séries, sem considerar os procedimentos e atitudes como conquistas dos estudantes.
  • B. Cuidar na preparação de conteúdos, para que novas intervenções didáticas e outras possibilidades pedagógicas, não possam interferir no processo de aprendizagem dos alunos.
  • C.

    Considerar o conhecimento prévio, as hipóteses e os domínios dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem com os mesmos.

  • D.

    Mensurar, com base no processo de avaliação, simplesmente fatos e conceitos assimilados durante o desenvolvimento do tema proposto e estudado.

Em relação à temas e conteúdos escolhidos, atividades propostas e materiais didáticos selecionados, é importante que o professor de História:

  • A.

    planeje e replaneje ao longo do ano e de um ano para o outro, apenas conteúdos e sugestões novas de ensino.

  • B.

    avalie, constantemente, o trabalho desenvolvido, seus resultados e o envolvimento com os alunos.

  • C.

    determine suas escolhas com base em seus fundamentos teóricos, pois não é necessário considerar o conhecimento de outras disciplinas curriculares.

  • D.

    esteja em sintonia com as modernas tecnologias pedagógicas a serviço da educação, uma vez que serão elas as únicas responsáveis pela sensibilização dos alunos em relação à outras realidades temporais e espaciais.

Considerando que a busca de um ensino de história que estimule a autonomia e proporcione a produção de conhecimento, por parte dos alunos, envolve a promoção de formas de avaliação pertinentes, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    O desenvolvimento de diferentes habilidades e a utilização de distintas formas de expressão por parte dos alunos deveria nortear as tarefas propostas pelo professor como avaliação.

  • B.

    Seria conveniente que atividades didáticas variadas, que estimulassem a participação dos alunos e favorecessem aprendizagem significativa, fossem adotadas como formas de avaliação.

  • C.

    O professor deveria solicitar, na avaliação, trabalhos de pesquisa em bibliotecas, eliminando a realização de provas escritas e seminários, que apenas estimulam a memorização.

  • D. As formas de avaliação deveriam permitir levar em conta o desempenho do aluno, em suas variadas facetas, ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem.

"Pesquisadores, professores e alunos estão mergulhados, hoje, num elevado nível de informação proveniente do mundo inteiro, transmitida por poderosos aparelhos de comunicação de massa. Assim, no atual contexto, não é mais possível uma atitude de omissão, negação ou mesmo de desprezo por parte do professor em relação à imprensa periódica. A ele cabe o papel de decodificador de mensagens e informações, incorporando-as ao processo de ensino e aprendizagem, no dia-a-dia da sala de aula." (Fonseca, 2003). Quanto à relação entre mídia impressa e educação, pode-se afirmar que:

  • A.

    Ao utilizar jornais no espaço da sala de aula, é suficiente que o professor de História leia aos alunos as principais notícias do dia, pois assim eles estarão sempre bem informados e atualizados.

  • B.

    O professor de História deve substituir os tradicionais livros didáticos por jornais e revistas, uma vez que são as questões da história imediata contidas nestes periódicos que de fato interessam os alunos, gerando aprendizagem significativa.

  • C.

    Ao utilizar revistas no espaço da sala de aula, o professor de História deve orientar seus alunos a enfatizarem a análise dos textos propriamente ditos, deixando em segundo plano a análise de imagens fotográficas, mapas, tabelas e quadros, que em geral tendem a confundir o leitor.

  • D. A decodificação das mensagens e informações contidas em jornais e revistas exige também sua contextualização, pois as empresas de comunicação de massa, integrando a sociedade, alinham-se a determinadas posturas e projetos políticos que condicionam a apresentação das notícias.

  • A.

    priorize a utilização de documentários curtos e sem legendas, pois filmes longos e legendados prejudicam a seqüência das aulas e entediam os alunos.

  • B.

    selecione o filme a ser analisado tendo em vista sua adequada inserção no conjunto das aulas, estudando-o de modo a ter clareza dos objetivos da sua exibição e das atividades pedagógicas a serem desenvolvidas.

  • C.

    selecione o filme a ser analisado tendo em vista sua adequada inserção no conjunto das aulas, estudando-o de modo a ter clareza dos objetivos da sua exibição e das atividades pedagógicas a serem desenvolvidas.

  • D.

    esteja ausente durante a exibição, para que os alunos possam compreendê-la como atividade lúdica e prazerosa.

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