Questões de História da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Leia as opções abaixo, que dizem respeito ao período do governo de Juscelino Kubstichek (J.K.), e assinale a correta.

  • A.

    As metas de expansão da capacidade geradora de energia elétrica e da capacidade de refino de petróleo elaboradas pelo Plano de Metas foram plenamente atingidas.

  • B.

    Pelo Plano de Metas, o Estado iria intervir cada vez menos na economia, incentivando a elaboração de políticas que gerassem liberdade nas transações comerciais com o exterior.

  • C.

    A política de investimentos implantada pelo Plano de Metas relegou a segundo plano a expansão da produção de bens de capital.

  • D.

    O governo Juscelino deu início à chamada internacionalização da economia, com a entrada de empresas transnacionais, notadamente do setor automotivo.

  • E.

    O governo J.K. tinha como principal objetivo o controle da inflação, utilizando políticas fiscal e monetária restritivas por meio do corte dos gastos públicos e, principalmente, por meio de juros elevados.

O foco no estudo dos processos históricos a partir de uma escala reduzida de análise que privilegie as práticas sociais específicas, os indivíduos anônimos, as ocorrências ordinárias do quotidiano e as realidades locais, enquanto meios para se atingir a compreensão de aspectos específicos de uma sociedade mais ampla enquadra-se nos pressupostos de qual escola historiográfica?

  • A.

    Escola dosAnnales.

  • B.

    Historicismo

  • C.

    Micro-História.

  • D.

    Nova História.

  • E.

    História Regional.

Em relação ao enfoque metodológico do historicismo alemão, pode-se afirmar que:

  • A.

    privilegiava as relações da cultura com a economia, a política e a sociedade como forma de compreender o processo histórico.

  • B.

    privilegiava os eventos em sua sequência, os personagens ilustres e os eventos políticos, militares e diplomáticos.

  • C.

    buscava na exaustiva análise dos diversos documentos históricos suas relações intrínsecas com o contexto linguístico ao qual estavam inseridos.

  • D.

    orientavam-se por meio da busca de indícios históricos presentes nos eventos quotidianos como forma de chegarem à verdade histórica.

  • E.

    privilegiava a história das massas desfavorecidas, propondo-se enquanto alternativa à história dos vencedores.

O século XX conheceu, no campo da historiografia, uma extraordinária mudança na concepção do documento e das fontes históricas disponíveis ao historiador. Sobre este aspecto, pode-se afirmar que:

  • A.

    houve, a partir dos pressupostos da escola metódica, uma reavaliação do valor de fontes históricas tradicionalmente utilizadas enquanto documentos históricos. Ou seja, as fontes orais, vestígios arqueológicos, objetos e utensílios deixaram de ter valor documental, dando espaço para as fontes textuais e escritas que permitiam aos historiadores confirmar sua veracidade.

  • B.

    a expansão documental começa com a gradual diversificação do que se entendia por fontes textuais, tradicionalmente registradas por meio da escrita. Por conseguinte, amplia a noção de fontes não textuais, que a partir de então também estariam disponíveis ao historiador: fontes orais, fontes iconográficas, objetos e utensílios, fontes naturais, etc. Marc Bloch foi um expoente desta problematização.

  • C.

    a escola do Annales, da qual Fustel de Coulanges e Georges Duby fizeram parte, foi responsável por uma mudança considerável nos paradigmas historiográficos sobre o documento histórico, bem como nas novas possibilidades metodológicas ao afastarem da análise econômica e da história política a história cultural. A cultura, a partir de então, deveria ser analisada fora da área de influência da economia e da política.

  • D.

    a História Social inglesa, da qual fizeram parte os historiadores Christopher Hill e E. P. Thompson, esteve envolvida na busca de novas fontes e novas concepções de documentos, bem como na ruptura com o materialismo histórico e a superação da metodologia marxista de análise histórica das sociedades.

  • E.

    Lucien Febvre, historiador francês integrante dos Annales, foi o responsável pela sistematização da vertente historiográfica posteriormente conhecida como História das Mentalidades. Nesta modalidade a compreensão dos sentimentos e subconscientes dos atores históricos era possibilitada por meio da análise de relatos obtidos junto à psicologia. Ciência, que com Sigmund Freud, ganhara notoriedade no início do século XX.

Ao final do século XIX, após a Lei Áurea, com a redução de mão de obra disponível para os cultivos monocultores nas grandes propriedades, o município sofreria algumas mudanças econômicas, entre as quais a:

  • A.

    decadência por quase duas décadas, com a redução do comércio e a desvalorização imobiliária.

  • B.

    retração da atividade pecuarista, com a contração do mercado exportador de carne e outros derivados.

  • C.

    recuperação econômica por meio do trabalho imigrante assalariado e incremento do mercado interno.

  • D.

    recuperação do mercado de café com a mecanização das lavouras e o aumento da produtividade.

  • E.

    falência da indústria de tecelagem e consequente ampliação do desemprego.

A Serra dos Mascates vem sendo castigada por queimadas há anos. Com a aprovação do projeto que a torna uma Área de Preservação Ambiental (APA), a lei trará benefícios ao município, como recursos do ICMS Verde, além de maior fiscalização das criminosas queimadas que, há anos, assolam este importante acervo ambiental do município. A ocorrência constante de queimadas, e a limitação da área verde de floresta tem como consequência direta:

  • A.

    inundações nas áreas urbanizadas sem absorção vegetal da água não infiltrada.

  • B.

    alteração do equilíbrio hidrológico de distribuição das chuvas na região afetada.

  • C.

    desertificação e esterilização dos pastos e terras cultivadas.

  • D.

    maior diversificação de espécies animais nocivas que invadem o espaço urbano.

  • E.

    aumento de resíduos poluentes nas águas e lençóis freáticos.

Antônio Rolim de Moura Tavares foi um dos primeiros Governadores e Capitão General da capitania de Mato Grosso no período de 1751 – 1764. Neste período, as ordens da Coroa portuguesa tinham como principal objetivo para a região onde, atualmente, está localizado o estado de Rondônia:

  • A. o aumento da produção de café para exportação, via rio Madeira.
  • B. a invasão das terras bolivianas e o controle territorial até a região andina.
  • C. a construção de linhas de transporte conectando Rondônia à Brasília.
  • D. a manutenção das terras contra invasões espanholas e indígenas.
  • E. a investigação da biodiversidade para promover a indústria farmacêutica.

Por meio de um Decreto-lei de 1943 foi criado o Território de Guaporé. Ainda sem a denominação de Estado de Rondônia, o novo Território Federal foi criado do desmembramento de terras de dois outros estados. Foram eles:

  • A. Amazonas e Mato Grosso.
  • B. Acre e Amazonas.
  • C. Pará e Mato Grosso.
  • D. Mato Grosso e Acre.
  • E. Pará e Amazonas.

Nos antecedentes da criação do estado de Rondônia, consta a instalação do Território Federal do Guaporé, em 1943, o qual é posteriormente transformado em Território Federal de Rondônia. O Território Federal de Rondônia é criado no governo do presidente:

  • A.

    Getúlio Vargas.

  • B.

    Jânio Quadros.

  • C.

    João Goulart.

  • D.

    Juscelino Kubitschek.

  • E.

    Costa e Silva.

Um importante tratado fixou a linha de fronteira no extremo norte e oeste do Brasil, a partir dos cursos dos rios Guaporé e Mamoré, até o médio curso do Madeira, sendo de inegável relevância para a definição do futuro Território do Guaporé. O tratado referido é o de:

  • A.

    Tordesilhas,1494.

  • B.

    Utrecht, 1713.

  • C.

    Utrecht, 1915.

  • D.

    Petrópolis, 1903.

  • E.

    Madri, 1750.

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