Questões de História da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Lista completa de Questões de História da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Após a chegada da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, foi criado em1815 o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, e o Rio de Janeiro foi nomeado capital do Reino Unido. Com este novo status político, pode-se afirmar:

  • A.

    O Reino Unido proporcionou ao Brasil um grande processo de desenvolvimento industrial financiado pelos capitais ingleses, tradicionais aliados dos portugueses.

  • B.

    Com a criação do Reino Unido, o monopólio comercial português foi reforçado como condição da manutenção da unidade política do império.

  • C.

    A transferência da família real para o Brasil manteve a unidade política do império português, e a criação do Reino Unido foi a forma de expressar essa unidade.

  • D.

    O Reino Unido português, mesmo com o apoio britânico, foi incapaz de assegurar a integridade de seu território americano. Com isso, diversas regiões se tornaram independentes.

  • E.

    A criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves não foi aceito pelos portugueses no Brasil que iniciaram uma série de revoltas contra o governo, pois temiam perder o monopólio sobre o comércio brasileiro.

Com base no trecho citado, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    este cenário possibilitou que as tendências que questionavam os postulados da autonomia da obra de arte apresentassem soluções díspares, variando das alternativas nacionalistas com referências ao modernismo das décadas de 1920 e 1930, que se desdobram no nacional-popular e no desenvolvimentismo, às perspectivas universalistas fundamentadas em correntes estéticas que vigoraram no alto modernismo europeu.

  • B.

    neste ambiente era comum a coexistência de pol í t i cas es tatai s fundamentadas no desenvolvimentismo, como a do governo Juscelino Kubitscheck, e de projetos culturais de cunho universalista e construtivista.Aperspectiva nacional, presente no desenvolvimentismo, não descartou a realização dos projetos urbanístico e arquitetônico de Brasília, criados por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

  • C.

    o construtivismo que toma conta do cenário cultural e artístico do Brasil a partir da década de 1930, com a criação da moderna arquitetura brasileira – no final de década de 1940, nas artes plásticas; e na década de 1950, na poesia – é um bom exemplo do compromisso do artista com o projeto democráticoemtermos políticos e sociais.

  • D.

    o surgimento dos grupos de vanguardas esteve relacionado à influência do existencialismo que impregnou as discussões artísticas e filosóficas no Brasil. Sob a égide da crítica pós-moderna, o “Cinema Novo”, a “Bossa Nova” e os representantes da poesia concreta, por exemplo, compartilhavam a noção de que, por meio da modernização socioeconômica, com a industrialização e a aceitação da cultura de massa, o Brasil modernizar-se-ia culturalmente.

  • E.

    que a poesia concreta concebida entre meados da década de 1950 e início da década de 1960, ancorada nos pressupostos construtivistas, levantou em seu projeto estético questões que não concerniam somente à literatura. Pelo contrário, sobrepunha-se às demarcações convencionais do campo cultural e compartilhava problemas e soluções com as artes plásticas, a arquitetura, a música e outras linguagens artísticas.

Entre 1889 e 1930, a primeira República brasileira redefinidiu os parâmetros da vida política, econômica e social do país. Entre as características do período, podem citar-se:

  • A.

    centralização política, partidos nacionais e grande afluxo de imigrantes.

  • B.

    modernismo nas artes, produção agrícola diversificada e urbanização crescente.

  • C.

    censura na imprensa, indústria diversificada em expansão e conflitos regionais.

  • D.

    autonomia dos Estados da federação, partidos regionais e o crescimento de uma classe média urbana.

  • E.

    modernismo nas artes, censura na imprensa e centralização política.

Diante de alguns eventos políticos e de seus conhecimentos sobre o período 1945-1964, pode-se afirmar que:

  • A.

    a disputa ideológica entre esquerda e direita caracterizou-se no conflito entre as forças políticas mais expressivas do período: militares e políticos liberais da UDN (União Democrática Nacional) contra sindicalistas e políticos socialistas doPSD(Partido Social Democrático).

  • B.

    com a morte de Getúlio Vargas em 1954, o varguismo sofreu um duro golpe.Apartir de então, os sindicatos e as centrais operárias passariam a apoiar Juscelino Kubitscheck e seu projeto Trabalhista.

  • C.

    o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) expressava a voz dos sindicatos e centrais de operários. Sua força política pode ser comprovada diante da presença deste partido nas alianças políticas de todos os governos no pós-Segunda Guerra: 1950, 1955 e 1960.

  • D.

    Jânio Quadros elegeu-se, em 1961, presidente pelo PTN (Partido Trabalhista Nacional) com apoio daUDN(União Democrática Nacional), com forte apelo moralista e discurso contra a corrupção. Seu símbolo de campanha era uma vassoura. Seu mandato durou apenas seis meses.

  • E.

    a renúncia de Jânio Quadros instaurou uma grave crise política que desdobrou-se na tentativa de grupos militares impedirem a posse do vice-presidente João Goulart, identificado ao comunismo. Apesar da garantia de sua posse e o respeito à Constituição, João Goulart encontrou dificuldades para governar sem o apoio dos sindicatos e centrais sindicais.

Em1930, a República brasileira passou por uma crise política e econômica que levou a uma ruptura nas instituições vigentes. Existe um grande debate historiográfico acerca do processo que levou à eclosão do movimento de 1930. São fatores importantes para entender a crise política de 1930:

  • A.

    a crise mundial de 1929, as dissensões entre as oligarquias regionais e a ascensão de uma classe média urbana.

  • B.

    crítica às eleições fraudulentas da Primeira República feita pelos intelectuais modernistas e a revolta dos imigrantes europeus.

  • C.

    a insatisfação de setores do exército com a política das oligarquias regionais, a crise na exportação do café e a decadência do movimento operário.

  • D.

    a centralização política empreendida pelas oligarquias paulistas e a unificação da oposição num bloco político que agregava militares, intelectuais, comunistas e católicos

  • E.

    o autoritarismo centralizador da Política dos Governadores, a censura à imprensa, a restrição à existência de partidos políticos e o controle sobre a Igreja.

Ao longo dos oito anos de governo FHC (1995-2002), medidas, tais como flexibilização das leis trabalhistas, taxas de juros elevadas para atrair o capital estrangeiro, privatização das empresas estatais, desregulação do mercado nacional, corte de gastos governamentais destinados a serviços e programas sociais, destacaram-se entre as mais relevantes deste período. Este conjunto de medidas permitem caracterizar a política deste governo como sendo:

  • A.

    Socialista.

  • B.

    Neoliberal.

  • C.

    Keynesiana

  • D.

    Nacional-desenvolvimentist

  • E.

    Comunista.

O Brasil passou, no século XX, por dois momentos que se podem caracterizar como ditaduras: o Estado Novo varguista, entre 1937 e 1945, e o golpe civil militar, entre 1964 e 1985. Qual das alternativas abaixo indica corretamente duas semelhanças entre os dois regimes políticos?

  • A.

    em ambos os casos, os partidos políticos foram proibidos, e o legislativo foi fechado.

  • B.

    a economia passou a ser planificada e a liberdade religiosa foi abolida tanto no Estado Novo quanto no golpe civil militar de 64.

  • C.

    Nos dois casos, os meios de comunicação foram censurados, e novas constituições entraram em vigor.

  • D.

    Nos dois casos, os militares passaram a controlar o Estado, e o partido comunista foi colocado na ilegalidade.

  • E.

    em ambos os casos, houve uma aliança estratégica com o governo dos Estados Unidos, e o governo brasileiro adotou políticas econômicas liberais.

  • A.

    Leopold Von Ranke.

  • B.

    Michel de Certeau.

  • C.

    Peter Gay.

  • D.

    Pierre Bourdieu.

  • E.

    Lucien Febvre.

Sobre a relação entre a ideia de revolução e o pensamento iluminista do século XVIII, pode-se afirmar que:

  • A.

    o iluminismo forneceu as bases teóricas para que a revolução social fosse concebida enquanto um processo cíclico, tal qual o movimento dos astros. Esta concepção esteve ligada à aplicação das leis naturais na compreensão e racionalização do mundo social.

  • B.

    ao questionarem, no campo das ideias políticas, o Antigo Regime, o poder da Igreja Católica, a sociedade estamental e o absolutismo monárquico, os iluministas forneceram argumentos para um projeto de amplas rupturas, tanto no campo político, quanto no campo social.

  • C.

    a ruptura com os dogmas religiosos possibilitou que os iluministas, valendo-se da razão, tomassem o controle do tempo enquanto categoria retórica de disputa política e rompessem com uma noção de processo histórico teleológico.

  • D.

    no iluminismo, a concepção de Filosofia da História possibilitou que novas maneiras de enxergar o mundo fossem enunciadas. Desta feita, sob um olhar mais filosófico e criativo, a valorização da tradição medieval clássica possibilitou a revolução social.

  • E.

    os pensadores envolvidos na produção Enciclopédia, procurando conciliar razão e fé, mantiveram o poder e a influência da religião católica na condução das revoluções nacionais ocorridas ao longo do século XVIII, na Europa.

Em 1990, Nelson Mandela foi libertado após 27 anos de prisão.Emseu primeiro discurso, o líder sul-africano apresenta seu projeto político para a África do Sul, que consistia em:

  • A.

    acabar com o apartheid e instaurar um governo democrático e plurirracial, conclamando também os brancos na tarefa de construir um novo país livre do preconceito racial.

  • B.

    segregar os brancos e instaurar a ditadura das massas negras, tendo como sistema econômico o socialismo africano.

  • C.

    pôr fim ao regime de apartheid por meio da luta armada e instaurar um governo baseado no projeto político do Congresso NacionalAfricano.

  • D.

    expulsar os brancos da África do Sul e instaurar um governo democrático baseado no Pan- Africanismo.

  • E.

    eleger-se presidente da república sul-africana com o apoio dos negros e permanecer no cargo até sua morte.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...