Questões de História da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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Os PCN's de História para o ensino fundamental definiram como conceitos básicos da disciplina:

  • A.

    sujeito histórico, revolução e independência.

  • B.

    fato histórico, sujeito histórico e tempo histórico.

  • C.

    tempo histórico, espaço geográfico e paisagem.

  • D.

    fato histórico, relações sociais e mudança social.

  • E.

    tempo histórico, ator social e mudança social.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, são objetivos gerais do ensino da História:

1. situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos.

2. valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social, considerando critérios éticos.

3. dominar a noção de tempo histórico, desenvolvendo atividades de organização do tempo cronológico e de sucessão

4. contribuir para a formação do Estado Nacional, orientando-se pelas idéias da moral e do civismo.

Estão corretas apenas:

  • A.

    1, 2 e 4.

  • B.

    2, 3 e 4.

  • C.

    1, 2 e 3.

  • D.

    1 e 2.

  • E.

    1 e 3

Nas últimas duas décadas, têm sido elaboradas proposições de renovação do ensino da História para a Educação Básica que têm como objetivo:

  • A.

    possibilitar a formação no aluno da visão de ensino como transmissão de conhecimentos históricos para a conservação da memória

  • B.

    promover um currículo que assuma existirem múltiplas possibilidades ao trabalho de professores e alunos a ser pautado pela diversidade cultural e social.

  • C.

    extinguir em definitivo as permanências dos Estudos Sociais, possibilitando um tratamento uniforme dos conteúdos e abordagens conceituais homogêneas.

  • D.

    estabelecer uma atitude crítica em relação à segmentação passado/presente/futuro, tendo em vista a impossibilidade da formação do conceito de tempo histórico pela criança.

  • E.

    propor situações de aprendizagem que recuperem a experiência humana, a ser organizada em círculos concêntricos, de forma linear e cronológica.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História propõem uma nova organização do currículo para o Ensino Fundamental. Segundo esse documento curricular, o ensino da História nortear-se-á pelos seguintes princípios e idéias, à exceção de:

  • A.

    incorporação dos conceitos de cultura e civilização com a realização de estudos culturais, aproximando a História das Ciências Humanas e Sociais.

  • B.

    valorização da idéia de diversidade cultural e questionamento da tese da superioridade cultural que fundamenta o preconceito e o racismo.

  • C.

    problematização da realidade social e afirmação da participação de "pessoas comuns" na construção da História.

  • D.

    valorização da concepção de tempo contínuo, evolutivo, igual e único para toda a humanidade, abordagem essencial ao estilo de aprendizagem da criança.

  • E.

    seleção e uso de diferentes fontes históricas, visando a apropriação pelo aluno das competências de leitor de diferentes linguagens.

As afirmações abaixo se referem ao ensino e aprendizagem da História nos termos definidos pelos PCN's da área.

1. O trabalho com as noções de transformação e permanência envolve a dimensão temporal e está relacionado à formação da identidade.

2. Não se aprende História apenas no espaço escolar, porém a escola tem a desempenhar um papel específico em relação às aprendizagens do conhecimento histórico.

3. O ensino e a aprendizagem da História envolvem seleção criteriosa de conteúdos e métodos que contemplem o fato, o sujeito e o tempo históricos.

4. O professor de História cumpre papel importante na construção de relações entre o conteúdo estudado e as experiências vividas e na integração com outras áreas.

Estão corretas:

  • A.

    1 e 2 apenas .

  • B.

    3 e 4 apenas.

  • C.

    1 e 2 apenas.

  • D.

    1, 2 e 3 apenas

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Sobre a economia açucareira no período colonial, é correta afirmar:

  • A.

    As primeiras mudas de cana de açúcar trazidas pelos portugueses para o Brasil vieram das Antilhas.

  • B.

    Ao iniciar o cultivo da cana de açúcar no Brasil, os portugueses tentaram a utilização do índio como mão-de- obra

  • C.

    A organização do trabalho nos engenhos de açúcar não envolvia a utilização de trabalhadores livres.

  • D.

    Os engenhos de açúcar se dividiam entre os "reais" e os "trapiches", sendo os primeiros de propriedade do Rei.

  • E.

    A produção do açúcar foi toda montada com recursos dos portugueses, que também cuidaram do refino e do transporte.

Desde que os portugueses chegaram ao Brasil, procuraram informar-se da existência de metais preciosos. A descoberta das minas de metais e pedras preciosas envolveu:

  • A.

    as Entradas, expedições exclusivamente privadas que vieram do Extremo Sul da colônia, da região dos pampas gaúchos.

  • B.

    recursos da burguesia holandesa, preocupada em recompor as perdas dos capitais investidos na região açucareira do Nordeste.

  • C.

    as Bandeiras, expedições formadas por habitantes da capitania de São Vicente e organizadas com objetivos diversos.

  • D.

    recursos da Coroa portuguesa que pretendeu desde o início coordenar a produção, explorando diretamente as minas.

  • E.

    interesses dos garimpeiros e exploradores locais e da Coroa portuguesa, sem registro de maiores conflitos entre eles.

A Revolta de Beckman é um exemplo dos conflitos ocorridos ao longo do período colonial. Um dos fatos que estava na origem dessa Revolta foi:

  • A.

    a disputa entre as ordens religiosas e a Coroa portuguesa pela exploração das drogas do sertão na região amazônica.

  • B.

    a decisão do Marques do Pombal de fechar todas as manufaturas de algodão em funcionamento na região das Minas Gerais.

  • C.

    a decretação da Derrama, em função do decréscimo na produção de metais e pedras preciosas na região das minas.

  • D.

    a fixação do quinto, um dos muitos impostos cobrados aos colonos, correspondente à quinta parte do ouro encontrado

  • E.

    a instituição do monopólio do comércio e do fornecimento de escravos negros, entregue à Companhia de Comércio Grã Pará e Maranhão.

As afirmativas abaixo se referem à Revolução de 1817 em Pernambuco.

1. Os grandes proprietários rurais tramaram contra o domínio português por estarem descontentes com o monopólio comercial.

2. O clero teve um papel decisivo, pois fomentou a difusão das idéias liberais européias no seio da sociedade colonial.

3. O movimento não buscou articulações e apoio de outros países, permanecendo restrito ao território brasileiro.

4. Muitos proprietários rurais mantiveram o apoio ao movimento mesmo com as promessas de alforria aos escravos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    1, 3 e 4.

  • C.

    1 e 2.

  • D.

    2 e 4.

  • E.

    3 e 4.

A abolição da escravatura é o desfecho da crise da mão-de-obra escrava que se abatera desde meados do século XIX, no Brasil. Sobre a transição do trabalho escravo para o trabalho livre é correto afirmar:

  • A.

    Desde a independência, as forças sociais dominantes já sinalizavam para a substituição da mão-de-obra escrava

  • B.

    A extinção do tráfico negreiro provocou o aumento do preço dos escravos, mas liberou capitais para a modernização da economia.

  • C.

    O Brasil não conheceu nenhum outro regime de trabalho na transição entre o escravismo e o regime assalariado.

  • D.

    Os imigrantes vieram a exercer um papel no desenvolvimento da cafeicultura só após a Abolição

  • E.

    O sistema de parceria teve êxito porque os colonos dividiam meio-a-meio, com os cafeicultores, os lucros da produção.

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