Lista completa de Questões de História da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
História - Educação em História - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os PCN's de História para o ensino fundamental definiram como conceitos básicos da disciplina:
sujeito histórico, revolução e independência.
fato histórico, sujeito histórico e tempo histórico.
tempo histórico, espaço geográfico e paisagem.
fato histórico, relações sociais e mudança social.
tempo histórico, ator social e mudança social.
História - Educação em História - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, são objetivos gerais do ensino da História:
1. situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos.
2. valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social, considerando critérios éticos.
3. dominar a noção de tempo histórico, desenvolvendo atividades de organização do tempo cronológico e de sucessão
4. contribuir para a formação do Estado Nacional, orientando-se pelas idéias da moral e do civismo.
Estão corretas apenas:
1, 2 e 4.
2, 3 e 4.
1, 2 e 3.
1 e 2.
1 e 3
História - Educação em História - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nas últimas duas décadas, têm sido elaboradas proposições de renovação do ensino da História para a Educação Básica que têm como objetivo:
possibilitar a formação no aluno da visão de ensino como transmissão de conhecimentos históricos para a conservação da memória
promover um currículo que assuma existirem múltiplas possibilidades ao trabalho de professores e alunos a ser pautado pela diversidade cultural e social.
extinguir em definitivo as permanências dos Estudos Sociais, possibilitando um tratamento uniforme dos conteúdos e abordagens conceituais homogêneas.
estabelecer uma atitude crítica em relação à segmentação passado/presente/futuro, tendo em vista a impossibilidade da formação do conceito de tempo histórico pela criança.
propor situações de aprendizagem que recuperem a experiência humana, a ser organizada em círculos concêntricos, de forma linear e cronológica.
História - Educação em História - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História propõem uma nova organização do currículo para o Ensino Fundamental. Segundo esse documento curricular, o ensino da História nortear-se-á pelos seguintes princípios e idéias, à exceção de:
incorporação dos conceitos de cultura e civilização com a realização de estudos culturais, aproximando a História das Ciências Humanas e Sociais.
valorização da idéia de diversidade cultural e questionamento da tese da superioridade cultural que fundamenta o preconceito e o racismo.
problematização da realidade social e afirmação da participação de "pessoas comuns" na construção da História.
valorização da concepção de tempo contínuo, evolutivo, igual e único para toda a humanidade, abordagem essencial ao estilo de aprendizagem da criança.
seleção e uso de diferentes fontes históricas, visando a apropriação pelo aluno das competências de leitor de diferentes linguagens.
História - Educação em História - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As afirmações abaixo se referem ao ensino e aprendizagem da História nos termos definidos pelos PCN's da área.
1. O trabalho com as noções de transformação e permanência envolve a dimensão temporal e está relacionado à formação da identidade.
2. Não se aprende História apenas no espaço escolar, porém a escola tem a desempenhar um papel específico em relação às aprendizagens do conhecimento histórico.
3. O ensino e a aprendizagem da História envolvem seleção criteriosa de conteúdos e métodos que contemplem o fato, o sujeito e o tempo históricos.
4. O professor de História cumpre papel importante na construção de relações entre o conteúdo estudado e as experiências vividas e na integração com outras áreas.
Estão corretas:
1 e 2 apenas .
3 e 4 apenas.
1 e 2 apenas.
1, 2 e 3 apenas
1, 2, 3 e 4.
História - História do Brasil - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre a economia açucareira no período colonial, é correta afirmar:
As primeiras mudas de cana de açúcar trazidas pelos portugueses para o Brasil vieram das Antilhas.
Ao iniciar o cultivo da cana de açúcar no Brasil, os portugueses tentaram a utilização do índio como mão-de- obra
A organização do trabalho nos engenhos de açúcar não envolvia a utilização de trabalhadores livres.
Os engenhos de açúcar se dividiam entre os "reais" e os "trapiches", sendo os primeiros de propriedade do Rei.
A produção do açúcar foi toda montada com recursos dos portugueses, que também cuidaram do refino e do transporte.
História - História do Brasil - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Desde que os portugueses chegaram ao Brasil, procuraram informar-se da existência de metais preciosos. A descoberta das minas de metais e pedras preciosas envolveu:
as Entradas, expedições exclusivamente privadas que vieram do Extremo Sul da colônia, da região dos pampas gaúchos.
recursos da burguesia holandesa, preocupada em recompor as perdas dos capitais investidos na região açucareira do Nordeste.
as Bandeiras, expedições formadas por habitantes da capitania de São Vicente e organizadas com objetivos diversos.
recursos da Coroa portuguesa que pretendeu desde o início coordenar a produção, explorando diretamente as minas.
interesses dos garimpeiros e exploradores locais e da Coroa portuguesa, sem registro de maiores conflitos entre eles.
História - História do Brasil - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A Revolta de Beckman é um exemplo dos conflitos ocorridos ao longo do período colonial. Um dos fatos que estava na origem dessa Revolta foi:
a disputa entre as ordens religiosas e a Coroa portuguesa pela exploração das drogas do sertão na região amazônica.
a decisão do Marques do Pombal de fechar todas as manufaturas de algodão em funcionamento na região das Minas Gerais.
a decretação da Derrama, em função do decréscimo na produção de metais e pedras preciosas na região das minas.
a fixação do quinto, um dos muitos impostos cobrados aos colonos, correspondente à quinta parte do ouro encontrado
a instituição do monopólio do comércio e do fornecimento de escravos negros, entregue à Companhia de Comércio Grã Pará e Maranhão.
História - História do Brasil - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As afirmativas abaixo se referem à Revolução de 1817 em Pernambuco.
1. Os grandes proprietários rurais tramaram contra o domínio português por estarem descontentes com o monopólio comercial.
2. O clero teve um papel decisivo, pois fomentou a difusão das idéias liberais européias no seio da sociedade colonial.
3. O movimento não buscou articulações e apoio de outros países, permanecendo restrito ao território brasileiro.
4. Muitos proprietários rurais mantiveram o apoio ao movimento mesmo com as promessas de alforria aos escravos.
Estão corretas as afirmativas:
1, 2 e 3.
1, 3 e 4.
1 e 2.
2 e 4.
3 e 4.
História - História do Brasil - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A abolição da escravatura é o desfecho da crise da mão-de-obra escrava que se abatera desde meados do século XIX, no Brasil. Sobre a transição do trabalho escravo para o trabalho livre é correto afirmar:
Desde a independência, as forças sociais dominantes já sinalizavam para a substituição da mão-de-obra escrava
A extinção do tráfico negreiro provocou o aumento do preço dos escravos, mas liberou capitais para a modernização da economia.
O Brasil não conheceu nenhum outro regime de trabalho na transição entre o escravismo e o regime assalariado.
Os imigrantes vieram a exercer um papel no desenvolvimento da cafeicultura só após a Abolição
O sistema de parceria teve êxito porque os colonos dividiam meio-a-meio, com os cafeicultores, os lucros da produção.
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