Lista completa de Questões de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na segunda metade da década de 50 do século XX, durante o governo de Juscelino Kubitschek, o Brasil vivia uma onda de otimismo na economia, que se revela, por exemplo, na construção da nova capital, Brasília. Sobre esse período, é correto afirmar:
Após a crise gerada com a morte de Getúlio Vargas, o otimismo foi retomado, principalmente a partir da entrada do Brasil no seleto grupo de países que compunham o chamado Primeiro Mundo, resultado do salto de desenvolvimento de 50 anos em 5 anos do governo de Juscelino.
Com o Plano de Metas de Juscelino, o Brasil deixou de ser uma nação rural, doente e analfabeta, tornando-se um país plenamente desenvolvido.
Juscelino, na busca de demarcar sua posição exatamente inversa ao seu antecessor Getúlio Vargas, acelerou o processo de nacionalização das empresas brasileiras, restringindo a atuação da indústria estrangeira no país.
A produção industrial nacional em grande escala de aparelhos domésticos e de automóveis, durante o governo de Juscelino, possibilitou nas casas da grande maioria dos brasileiros a presença de utensílios como liquidificador, vitrola, geladeira, enceradeira, televisor e, principalmente, o automóvel.
A construção de hidrelétricas durante o governo de Juscelino, necessária para produzir energia e abastecer as casas e as novas indústrias, e a expansão industrial faziam crescer o endividamento externo do país e a inflação, acentuando a concentração de renda.
Um, dois, três, Brizola no xadrez! E se tiver lugar, põe também o João Goulart". (Palavra de ordem das Marchas da Família com Deus pela Liberdade, em 1964.)
Com base nos conhecimentos sobre o período que antecede o governo militar de 1964, considere as afirmativas a seguir:
1. Os grupos conservadores, que incluíam a organização Tradição, Família e Propriedade, mostram sua força contra o que chamavam de "esquerdismo" e "comunismo" do governo de João Goulart, realizando manifestações contrárias ao governo e apoiando o golpe militar de 1964.
2. Sob o argumento da ameaça de uma guerra civil ou de um golpe militar, o Congresso votou a instauração do parlamentarismo, medida que na prática visava limitar os poderes de Jânio Quadros e de Goulart.
3. A proposta de reforma agrária do governo Goulart, dada a sua urgência para solucionar esse recorrente problema nacional, recebeu amplo apoio dos mais variados setores representados no Congresso Nacional.
4. O discurso de João Goulart no comício da Estação Central do Brasil, que anunciou as medidas das Reformas de Base e pretendia mobilizar os trabalhadores e estudantes a seu favor, foi utilizado para justificar o golpe militar de 1964.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4. são verdadeiras.
Sobre o regime militar instituído com o golpe de 1964, considere as afirmativas a seguir:
1. Com a obtenção do chamado "milagre econômico", baseado nos elevados índices de crescimento da economia brasileira, o governo militar promoveu a abertura política.
2. O contexto político do golpe possibilitou a existência de duas diretrizes claras para o governo dos militares: a defesa da abertura da economia ao capital externo e a necessidade da repressão sistemática aos movimentos sociais.
3. O regime militar caracterizou-se por uma forte centralização política, tendo sido o seu caráter autoritário intensificado após a decretação do AI-5.
4. A participação dos trabalhadores foi decisiva para o processo de transição democrática, sobretudo com as greves no ABC paulista entre 1978 e 1979.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
A legislação brasileira de controle de armas de fogo nasceu há mais de 70 anos – no Governo Getúlio Vargas, em 1934 –, com o objetivo específico de garantir a segurança nacional. Tal concepção se tornou forte durante o regime militar, o que fortaleceu a indústria de armas para o mesmo fim.
(Adaptado de Carolina Dias, Legislação para o controle de armas leves no Brasil: de Vargas a Lula. In: Rubem César Fernandes (coord). Brasil: as armas e as vítimas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2005.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a controvérsia da utilização de armas no Brasil, é correto afirmar:
As armas de fogo sempre foram controladas pela Polícia Civil no Brasil.
No Brasil, a aquisição e o registro das armas por civis sempre foi livre, até a aprovação do Estatuto do Desarmamento.
As armas de fogo produzidas, importadas e vendidas no país estavam isentas de qualquer restrição normativa até a última década.
O Estatuto do Desarmamento foi aprovado após intenso debate público sobre a importância da criação de um sistema mais rigoroso e centralizado de controle de armas.
Os brasileiros, de modo geral, sempre se mostraram contra o comércio e a posse de armas de fogo pelos civis, como vimos no resultado do Referendo sobre o Desarmamento.
Qual foi o Presidente da República que, no ano de 1979, esteve em Florianópolis e foi hostilizado por populares, no episódio que deu origem ao filme chamado de Novembrada?
Floriano Peixoto.
João Baptista de Figueiredo.
João Goulart.
Ernesto Geisel.
A crise econômica de 1929 e o descontentamento com as velhas estruturas eram grandes e suficientes para gerar instabilidade no Brasil. Sob esse clima tenso temos o governador mineiro que pronunciou a frase: "Façamos a revolução, antes que o povo a faça". Quem era o governador mineiro que disse essa frase e qual foi à revolução que aconteceu a partir desta constatação mineira?
Julio Prestes – Revolução Constitucionalista de 1930.
Antonio Carlos – Revolução de 1930.
João Pessoa – Revolução Tenentista de 1930.
Washington Luís – Revolução Constitucionalista de 1930.
Nas primeiras décadas do século XIX, Portugal estava passando por uma crise política e econômica e requeria o retorno da Família Real para Portugal. Com a volta da corte portuguesa, abriu-se a possibilidade da emancipação do Brasil, que ocorreu em 1822. Entre as diversas alterações que favoreceram o processo independentista, após o retorno da corte portuguesa, está:
O abandono gradativo das colônias lusitanas em todo o mundo em favor dos espanhóis e dos holandeses.
A implantação de uma Constituição Liberal Monarquista, que servia ao Brasil e a Portugal.
A permanência de uma parte da corte no Rio de Janeiro, que dificultava uma recolonização nos moldes anteriores à presença da família real portuguesa no Brasil.
A tentativa de substituir a corte que ficou no Brasil por um novo sistema de governo-geral, sustentado por uma Constituição Liberal.
Assinale a alternativa correta que indica qual foi o último presidente eleito de forma indireta no Brasil:
João Batista Figueiredo
José Sarney
Tancredo Neves
Itamar Franco
No período colonial brasileiro, dois grandes ciclos econômicos importantes para a ocupação do espaço natural e o modelo econômico foram: o ciclo do açúcar e o ciclo do ouro. Estabelecendo-se uma comparação entre esses dois períodos é correto afirmar que:
Nenhum dos ciclos possibilitou qualquer margem de fixação definitiva do homem no espaço natural explorado pelo caráter predatório de ambos os sistemas econômicos.
Na base da indústria açucareira predominava o latifúndio monocultor; já a mineração possibilitava a urbanização e o funcionamento de certo mercado interno.
Os dois ciclos implicavam uma intensiva ocupação do solo e somente ocorreram na faixa litorânea da colônia
Em ambos os ciclos de atividades econômicas, os melhores resultados aconteceram onde predominou o trabalho assalariado.
A abolição da escravatura e a imigração relacionaram-se diretamente, pois o imigrante europeu foi responsável pela instituição do trabalho livre e pelo desenvolvimento de vastas áreas do país, substituindo o trabalho escravo. Assinale a alternativa que indica a que está relacionada a imigração européia mais intensa:
Aos problemas decorrentes da crise do sistema escravista que vigorava no país.
Aos interesses de desenvolver a indústria do país, via trabalho livre.
À eliminação do caráter monocultor e exportador do país.
À expansão da atividade pecuarista no centro-sul do Brasil.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...