Lista completa de Questões de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante o período regencial no Brasil Império ocorreu uma série de agitações internas em vários pontos do país, pondo em risco até mesmo a unidade nacional. Dentre esses movimentos, a Revolução Farroupilha foi um dos destaques que atingiu Santa Catarina. Lages e Laguna foram as áreas que mais participaram desse movimento revolucionário. Assinale a alternativa correta que indica o que os revolucionários fizeram em Santa Catarina:
Proclamaram a República Juliana, com capital provisória em Laguna, projetando o estado nacional e internacionalmente, na figura da "Heroína dos Dois Mundos", Anita Garibaldi.
Instalaram um governo imperial em Laguna, sob a regência de Anita Garibaldi.
Descontentes com a Federação do Brasil à época, proclamaram a independência do Estado de Santa Catarina em 1840.
Com ajuda da população local e de famílias fugitivas gaúchas, fundaram o "Império Provisório de Santa Catarina", sob a regência do italiano Garibaldi.
A história da ocupação do território catarinense está ligada a diferentes correntes migratórias européias. Dentre os diversos grupos instalados no Estado, merece referência especial a tentativa de artesãos franceses estabelecerem uma colônia baseada nas idéias de Fourier, nas proximidades da Baía da Babitonga, que fracassou, mas deu origem a diversos outros núcleos de povoamento na região. Esse núcleo ficou conhecido como:
Colônia D. Francisca.
Falanstério do Saí.
Colônia D. João.
Falanstério de São Pedro.
No período Colonial, as Câmaras Municipais representaram:
O poder dos governos Gerais
O poder da Aristocracia Agrária dominante
O poder do povo através do voto direto e secreto
O poder da Coroa Portuguesa
A primeira colônia italiana fundada em Santa Catarina chamou-se de:
Nova Veneza
Nova Itália
Urussanga
Meleiro
Respectivamente, a primeira colônia alemã e a primeira colônia italiana em Santa Catarina foram:
São Pedro de Alcântara e Nova Itália.
Blumenau e Nova Trento
Blumenau e Nova Itália.
Nenhuma das alternativas anteriores.
O início do século XX marcou a história do Estado de Santa Catarina com um conflito armado, que teve como causas, entre outras: a disputa de limites entre Santa Catarina e o Paraná, a luta pela posse da terra por parte dos caboclos serranos e a construção da Estrada de ferro São Paulo - Rio Grande. A reação dos caboclos da região a esses fatos sintetizados acima foi:
A "Revolução Farroupilha", sob a liderança do italiano Garibaldi, que usou a religião como fator de convencimento dos caboclos, para lutarem contra o governo do Estado de Santa Catarina.
Proclamação de um "Núcleo Imperial" em Taquaruçu, em terras paranaenses, com fundamento religioso em oposição ao governo Federalista do Brasil.
A "Guerra do Contestado", cujo primeiro líder foi um pseudo-monge, dando unidade ao grupo através da religião.
A "Guerra dos Coronéis", liderada por monges católicos que desejavam o restabelecimento do império no Brasil, a partir de Santa Catarina.
A seqüência correta de fundação das três primeiras "póvoas" (futuras cidades) no litoral catarinense, é:
Santo Antônio dos Anjos da Laguna, Nossa Senhora das Graças do Rio São Francisco, Nossa Senhora do Desterro
Nossa Senhora do Desterro, Santo Antônio dos Anjos da Laguna, Nossa Senhora das Graças do Rio São Francisco
Nossa Senhora das Graças do Rio São Francisco, Santo Antônio dos Anjos da Laguna, Nossa Senhora do Desterro
Nossa Senhora das Graças do Rio São Francisco, Nossa Senhora do Desterro, Santo Antônio dos Anjos da Laguna
As exportações catarinenses, em 2004, tiveram um crescimento de até 27% em relação a 2003. Entre os produtos mais exportados, temos um que, sem dúvida nenhuma, se destaca dos demais. Estamos falando de:
Móveis
Frangos
Suínos
Cerâmica
Entre 1748 e 1756, cerca de seis mil imigrantes açorianos espalharam-se pelo litoral catarinense. As marcas açorianas no Estado de Santa Catarina aparecem fortes, mas a presença destes imigrantes atende a dois propósitos portugueses, à época da imigração, que são:
Garantir a posse do interior da província e distribuir terras improdutivas a quem aceitasse migrar para o Brasil.
Povoar o litoral sul do Brasil e resolver os problemas demográficos e sociais do arquipélago dos Açores.
Aliviar os problemas sociais e econômicos da província e desenvolver a monocultura da cana no litoral sul do Brasil.
Montar um ponto de referência para a imigração açoriana que ia para o Rio Grande do Sul e garantir a posse dessa região frente aos espanhóis.
O último núcleo de povoamento por imigração estrangeira em Santa Catarina acontece ainda no início da década de 60, quando se instalou no Planalto Serrano um grupo significativo de imigrantes de origem asiática, que desenvolveram o cultivo do alho, da maçã e do kiwi, entre outros produtos, na região. Esse grupo era constituído de:
Coreanos.
Chineses.
Japoneses.
Vietnamitas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...