Questões de História da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de História da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No começo de 2006, o japonês Hideo Kojima, considerado um dos maiores designers de games do planeta, deu uma entrevista à revista americana Official PlayStation Magazine, afirmando que game não é arte. Segundo ele, o game perdia a característica de arte pois, como jogo, não se tratava de um trabalho integralmente autoral, mas sim o resultado do trabalho de um grande time de profissionais que tem por objetivo fazer uma obra vendável e lucrativa. Assim, é correto afirmar:

  • A.

    O campo artístico tem critérios objetivos e subjetivos assinalados pela criteriologia e pela historiografia da arte produzida ao longo do tempo.

  • B.

    Os critérios subjetivos demonstram que, na atualidade, tudo é arte e, por conseguinte, nada é arte

  • C.

    Questões como "o que é arte?" e se "Isto, ou aquilo pode ser considerado arte?" estão fora do campo acadêmico contemporâneo por conta de critérios subjetivos.

  • D.

    Com o surgimento de novas técnicas e o desenvolvimento da linguagem midiática tem ficado mais difícil definir o que é digno de se chamar de arte.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Educar artistando. Diferenciar arriscando-se. Usufruir do prazer de criar, sem nos considerarmos nunca uma "obra de arte" acabada. Assumir o risco de educar "na diferença" para que o consenso nunca mais feche os horizontes sociais, empurre-nos para o conservadorismo ou violente a radical heterogeneidade da cultura".

(Sandra Mara Corazza, "Na diversidade cultural, uma 'docência artística'". Revista Pátio, ano V, nº 17, maio/julho/2001.)

Considerando o texto acima e as relações que estabelece entre arte, educação e diversidade cultural, é correto afirmar que:

  • A.

    a educação artística prescinde da diversidade cultural, na medida em que seus cânones, conceitos e valores já estão definidos pela teoria da história da arte.

  • B.

    o aprendizado da arte, levando em conta a diversidade cultural do planeta, não passa de uma utopia, restrita ao campo filosófico e conceitual do tempo presente.

  • C.

    levar em consideração a diversidade cultural é o melhor caminho contra o discurso homogêneo da arte e da cultura.

  • D.

    educador de arte deve transitar entre todos os domínios da arte contemporânea, assumido os diversos conceitos e valores de cada povo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com características próprias em cada país, foram as primeiras exposições internacionais organizadas nas capitais européias que contribuíram para forjar uma certa homogeneidade estilística ao art nouveau. A arquitetura, no entanto, foi a disciplina integral à qual se subordinaram as outras artes gráficas e figurativas do estilo. Considerando o art nouveau na dinâmica artística ocidental é correto afirmar que o:

  • A.

    estilo investiu numa linguagem popular, afastando-se do gosto burguês, que se tornou crítico dessa nova estética de materiais exóticos e formas delicadas.

  • B.

    objetivo dos novos desenhos ultrapassou ao decorativo, e seus temas, como que surgidos de antigas lendas, seguiam detalhadamente as propostas vanguardistas do início do século XX.

  • C.

    art nouveau não teria sido possível sem a subvenção de ricos mecenas, entre os quais destacou- se William Morris, grande financista britânico incentivador das construções de ferro.

  • D.

    estilo reafirmou o aspecto decorativo dos objetos de uso cotidiano, mediante uma linguagem artística repleta de curvas e arabescos, de acentuada influência oriental.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Foi somente a partir do final do século XV, no contexto das viagens e descobertas ultramarinas, que a arte portuguesa atingiu alto grau de originalidade e riqueza decorativa, tanto na arquitetura quanto na pintura e escultura. Considerando esse contexto histórico e artístico, é correto afirmar que:

  • A.

    no século XV, a pintura portuguesa despontou com a beleza dos painéis pintados por Nuno Gonçalves (1450-1471), como o Políptico de São Vicente, com materiais oriundos da África, Ásia e América.

  • B.

    ao final do século XV e início do século XVI, a influência italiana deu lugar a uma arquitetura de matriz inglesa muito expressiva, com a presença dos belos azulejos pintados nas construções tipicamente portuguesas.

  • C.

    a escultura teve sua introdução no cenário artístico de Portugal, no século XVI, sob influência do francês Nicolau de Chanterene (1486-1581), um dos introdutores do espírito renascentista em Coimbra.

  • D.

    no período conhecido como manuelino, ao final do século XV, temos os mais importantes conjuntos arquitetônicos de Lisboa, como Convento dos Jerônimos e da Torre de Belém, construídos por arquitetos árabes e judeus que viviam em Portugal.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O romantismo manifestou-se na pintura no início do século XIX, por vários quadrantes. Na Espanha, o principal expoente é Francisco Goya (1746-1828). Na França destaca-se Eugène Delacroix (1798-1863) e, na Inglaterra, o interesse pelos fenômenos da natureza em reação à urbanização e à Revolução Industrial é visto como um traço romântico de naturalistas como Joseph William Turner (1775-1851) e John Constable (1776-1837). Enquanto isso, o romantismo na Alemanha produz obras de apelo místico, como as paisagens de Caspar David Friedrich (1774- 1840). Considerando esses autores, obras e estilo, é correto afirmar que:

  • A.

    o romantismo se opunha ao racionalismo e ao rigor do neoclassicismo, defendendo a liberdade de criação e privilegiou a emoção sobre a forma.

  • B.

    as obras românticas valorizavam o individualismo, o sofrimento amoroso, a religiosidade cristã, em detrimento da natureza e dos temas nacionais e do passado.

  • C.

    a tendência romântica rejeitava a tese do filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau (1712- 1778) de que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe, exprimindo essa crítica na arte da pintura.

  • D.

    as artes visuais do romantismo basearam seu conteúdo político na antiguidade clássica, satirizando os falsos ideais de liberdade da Revolução Francesa (1789).

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A foto acima é de um edifício que já não existe mais, o da estação central de Belém da Estrada de Ferro de Bragança. Uma fotografia como esta é um documento importante para a história porque:

  • A.

    é um símbolo da Belle Époque, onde o ferro e o aço, hoje materiais obsoletos, eram ainda hegemônicos, antes do domínio do concreto armado e do asfalto e as rodovias.

  • B.

    demonstra a forma como se construíam edifícios modernistas em uma época de carência de recursos, na qual a ferrovia simbolizava uma opção mais barata e rentável.

  • C.

    a fachada, de tendência norte-americana, prova que a forma de organizar o transporte de pessoas e riquezas, baseada no modelo inglês de rodovias, poderia ser suplantada pelas ferrovias norte-americanas.

  • D.

    nos auxilia a caracterizar uma época de riquezas vindas da borracha, onde edifícios e ferrovias foram construídos como símbolos de modernização e civilização.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir da leitura do texto, e dos estudos que a historiografia nos possibilita ter sobre o assunto, podemos afirmar que o discurso presente nesta obra expressa:

  • A.

    o olhar das camadas populares que muito se beneficiaram com o desenvolvimento econômico da região, pois o excedente da borracha foi aplicado em inúmeras indústrias e casas de comércio o que lhes garantia trabalho bem remunerado.

  • B.

    a imagem que governantes e população tinham de Belém após o boom da borracha, pois a produção e exportação do látex possibilitaram a reurbanização dessa cidade pelo intendente Antônio Lemos e a presença de relações de trabalho prazerosas nos seringais.

  • C.

    um projeto político-econômico das elites de atraírem imigrantes estrangeiros, principalmente europeus, para trabalhar nas lavouras paraenses de arroz e mandioca, ao mesmo tempo em que viveriam em uma cidade moderna e higienizada, como era Belém no final do século XIX.

  • D.

    a construção de imagens da cidade de Belém como a de um espaço urbano moderno, higienizado, propício à moradia e adequado ao trabalho, assim como, as relações de trabalho que se instituíram na região Amazônica, principalmente nos espaços dos seringais, eram um "laboratório de mestiçagem".

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O discurso do presidente Emílio Médici, em outubro de 1970, na cidade de Manaus, nos remete:

  • A.

    à política dos grandes projetos de colonização da Amazônia, visando diminuir as tensões sociais no campo nas regiões Sul, Sudeste e, sobretudo, Nordeste, promovendo a migração de milhares de camponeses para a Amazônia.

  • B.

    ao projeto de ocupação das terras às margens da Transamazônica, desenvolvido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais que, após a instauração dos governos militares, recebeu apoio no sentido de garantir a reforma agrária.

  • C.

    à política de assentamento desenvolvida pelo seu governo, para todas as regiões do país consideradas vazios demográficos, devido o receio de invasão dessas áreas por nações imperialistas, principalmente os EUA.

  • D.

    á proposta de reforma agrária apresentada pelos governos militares, que propunha o assentamento de milhares de brasileiros sem terras, vindos principalmente do centro-sul, nas terras vazias existentes em grande quantidade na Amazônia.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Dentre as organizações que optaram pela ação armada temos a:

  • A.

    organização das guerrilhas urbana e rural, sendo que a primeira desenvolvia, entre suas ações, seqüestros de embaixadores, que tinham suas vidas trocadas pelas vidas de presos políticos.

  • B.

    militância estudantil, que se arma a partir do financiamento de dinheiro vindo de outros países, principalmente do Chile que, por ser um governo socialista, era simpático ao movimento de resistência à ditadura.

  • C.

    participação da Igreja Católica, que lança o slogan da Campanha da Fraternidade "Resistir é preciso" como deflagrador dos movimentos guerrilheiros.

  • D.

    migração de jovens de diversos lugares do país para o sul do Pará, liderados pelos capitães do exército Marighella e Lamarca, o que contribuiu para a durabilidade da guerrilha do Araguaia por toda a década de 70.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em Outubro de 2005, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará foi inscrito no Livro das Celebrações do IPHAN. A continuidade histórica e a complexidade de seus elementos estruturantes foram relevantes para o seu registro de tombamento. Assim, é correto afirmar que foi considerado patrimônio:

  • A.

    material, pelo seu conteúdo simbólico e imaginário, manifesto em celebrações e rituais.

  • B.

    imaterial, pelo seu conteúdo material, histórico e etnográfico, contidos em documentos textuais, bibliográficos e audiovisuais que remontam há mais de dois séculos de tradição.

  • C.

    material, por integrar-se harmonicamente à paisagem urbana da capital paraense, na repetição de um tradicional roteiro entre a Cidade Velha e o Bairro de Nazaré.

  • D.

    imaterial, por ser uma manifestação cultural que reitera e constrói uma complexa celebração, fundamental para a demonstração de devoção dos paraenses.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...