Questões de História da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de História da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a formação social brasileira, é correto afirmar:

  • A.

    A constituição de uma sociedade mestiça no Brasil foi atenuada pelo fluxo imigratório europeu, de fins do século XIX e início do XX, fazendo com que o Brasil viesse a ser um país de população branca com minorias étnicas negras e índias.

  • B.

    A diversidade dos grupos formadores da sociedade brasileira, ao longo do período colonial, deixou de existir com a independência, dado o isolamento das nações indígenas e a extinção do tráfico negreiro, sendo ingressos no Brasil apenas brancos europeus.

  • C.

    A constituição da sociedade brasileira por diversos grupos formadores favoreceu a sua natureza multiétnica, ainda que de forma desigual: o Norte essencialmente índio e caboclo; o Sul Branco e europeizado; o Nordeste, Negro e africanizado.

  • D.

    A constituição de uma sociedade brasileira mestiça e multiétnica foi resultado das relações estabelecidas entre índios, africanos e brancos e, posteriormente, asiáticos, ao longo da história do Brasil.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre as frentes de expansão e estratégias de ocupação e defesa do território do atual Brasil, é correto dizer que:

  • A.

    a conquista e colonização portuguesa das terras baixas da América do Sul, atual Brasil, iniciouse pelo litoral atlântico, no sentido norte-sul, sendo Belém do Pará um dos primeiros núcleos coloniais fundados pelos portugueses.

  • B.

    a expansão da conquista e colonização portuguesa pelas terras baixas da América do Sul se fez de forma desigual e diferenciada, ao longo do período colonial, constituindo-se duas Américas Portuguesas: o Estado do Brasil e o Estado do Maranhão e Grão-Pará, depois Estado do Grão- Pará e Maranhão.

  • C.

    a necessidade de defesa do território, diante das investidas comerciais e militares de outras nações européias sobre as terras do atual Brasil, fez com que os conquistadores portugueses privilegiassem o estabelecimento de feitorias e fortins, no litoral atlântico brasileiro, ao invés de ocupação efetiva do mesmo.

  • D.

    a colonização portuguesa do Nordeste e Norte, do atual Brasil, incorporou aos domínios da Coroa portuguesa as colônias holandesas de Pernambuco e Bahia e a colônia francesa do Maranhão, uma vez que eram colonos de fé católica e dispostos a aceitar a condição de súditos de Portugal.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre o processo de construção de identidade nacional e formação da nação brasileira, é correto dizer que:

  • A.

    o sentimento de pertencimento à nacionalidade brasileira já estava dado desde o período colonial, quando tem início o processo de formação da sociedade nacional, daí a luta nativista e nacionalista dos luso-brasileiros contra os invasores holandeses, ou franceses, e a defesa do território brasileiro.

  • B.

    o sentimento de nacionalidade brasileira surgiu a partir da lutas de independência contra o domínio da metrópole portuguesa, nas primeiras décadas do século XIX, resultando na independência do Brasil e sua constituição autônoma como nação distinta de Portugal.

  • C.

    a construção da identidade nacional não surge, necessariamente, com a independência brasileira, em 7 de setembro de 1822, mas ao longo da primeira metade do século XIX, sendo a Guerra do Paraguai um momento importante de florescimento do sentimento de nacionalidade por parte dos brasileiros.

  • D.

    a construção da identidade nacional no Brasil, embora já constituído como nação desde as primeiras décadas do século XIX, somente foi possível a partir da década de 1960, durante o Regime Militar, com a exaltação da cultura nacional e rejeição dos valores europeus ou estrangeiros.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em 1936, por indicação de Mário de Andrade e de Manuel Bandeira, o Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, convidou Rodrigo Melo Franco de Andrade para organizar e dirigir o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Considerando que a proteção dos bens patrimoniais passou a ser a atividade principal dessa instituição, é correto afirmar que a:

  • A.

    implantação do Serviço do Patrimônio exigiu o cumprimento de diferentes tarefas, como a redação de uma legislação específica, necessária à preservação dos bens culturais do país.

  • B.

    introdução da figura do tombamento na legislação patrimonial gerou inúmeras disputas judiciais, permanecendo, por isso, fora dos debates do IPHAN até a década de 1980.

  • C.

    luta pela sobrevivência do IPHAN e a busca de uma consciência de preservação, no Brasil e no Exterior, foram os itens mais importantes nas duas primeiras décadas da instituição.

  • D.

    preparação de trabalhos e técnicos na área da preservação lançou mão de pesquisadores restritos à área da arquitetura e engenharia, pela falta de profissionais habilitados no campo da história, conservação e do restaurado.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"O que melhor poderia se ajustar aos manifestos artísticos de expansão entre arte e vida defendidos pelas vanguardas experimentais da arte do século XX do que um museu arquitetonicamente voltado para fora, para o mundo, um antimuseu, que antes de mais nada se apropria da imponência da beleza da paisagem ao seu redor como parte de seu acervo universal das histórias da arte, cultura e natureza?".

(Luiz Guilherme Vergara, "Um museu como obra de arte: poéticas do infinito". (2006). [http://www.macniteroi.com.br]).

Considerando a apresentação do diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, retomando os manifestos de vanguarda no início do século XX, é correto afirmar que o:

  • A.

    futurismo rejeita o moralismo e o passado, e as obras futuristas baseavam-se fortemente na velocidade e no desenvolvimento tecnológico.

  • B.

    cubismo lutava pela destruição dos museus clássicos, pois considerava-os inadequados às novas formas de representação da natureza por meio de figuras geométricas.

  • C.

    abstracionismo defendia o anti-museu, pois se recusava a aceitar a herança renascentista das academias de arte na representação figurativa da realidade.

  • D.

    dadaísmo defendia o equilíbrio na arte, pela combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical, pelo ceticismo absoluto e improvisação.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O pintor paraense Ismael Nery (1900-1934) foi em vida um misto de artista e filósofo, pintor e poeta, transitando em pouco tempo entre o expressionismo, o cubismo e o surrealismo. A tela acima é resultado de sua última fase como artista.

É correto afirmar que:

  • A.

    Néri era um homem à procura de si mesmo e sua obra, renegando qualificação de pintor, produzia quadros filosóficos de conteúdo surreal.

  • B.

    a partir de obras como esta, chegou a montar um sistema filosófico, a que deu o nome de Essencialismo, mas nunca publicou qualquer obra sobre o assunto, deixando-o expresso na pintura

  • C.

    dedicou-se mais à poesia que à pintura, por isso sua obra imagética sintetiza o conteúdo literário, filosófico e artístico presente em sua fase expressionista.

  • D.

    em 1927, voltou à Europa, conhecendo o pintor judeu-russo Marc Chagall, que exerceu forte influência em sua carreira, a qual, a partir de então, voltou-se para o Surrealismo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O aparato legal a que o texto acima se refere concretizou-se através:

  • A.

    da criação de novas Leis e Códigos de Posturas Municipais, que vão interferir desde a higienização de diferentes prédios públicos até o controle da moralidade e dos bons costumes de seus habitantes.

  • B.

    da efetivação de um novo cargo, o de agentes municipais, que atuavam na fiscalização da moral pública e privada, buscando preservar os bons costumes dos habitantes da cidade de modo a manter na cidade o status de Belle Époque.

  • C.

    do aumento de efetivos da Polícia Municipal, instituição criada no início do governo republicano por Lauro Sodré e que se tornou o braço armado do poder municipal, interferindo nos hábitos de Belém.

  • D.

    do estabelecimento de um Código de Posturas, pioneiro à sua época, seguido de outros documentos que davam à intendência de Belém o direito de intervir em espaços públicos e privados.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Além de todos os impactos e agressões ao ambiente causados pelas atividades ligadas à agropecuária e à exploração madeireira, o extrativismo mineral também representa uma fonte de degradação ambiental. (...) São famosas as histórias do Projeto Carajás e do Projeto Jari nas décadas de 70 e 80". (Ozorio Fonseca. Impactos Ambientais: Desmatamentos e Queimadas. In Amazônia: interesses e conflitos. Revista Com ciência, número 14, SBPC, www.comciencia.br/reportagens/amazonia/amaz14.htm, acessada em 2/12/2006) O trecho acima cita dois conhecidos projetos de desenvolvimento para a Amazônia: o Carajás e o Jari. Eles são, respectivamente:

  • A.

    Carajás: produção de ouro, organizada por milhares de pessoas que promoveram uma corrida nacional à conhecida "Serra Pelada"; Jari: produção de juta, que contou com o apoio de capital internacional, sobretudo o japonês.

  • B.

    Carajás: produção de manganês, efetivada por capital internacional na Cia. Vale do Norte; Jari: produção de ferro, desenvolvida no sul do Pará pela Cia. Vale do rio Doce.

  • C.

    Carajás: produção de minérios, sobretudo o ferro, organizada pela Cia. Vale do rio Doce; Jari: produção de celulose e de outros produtos como o arroz. Ambos os projetos envolveram a criação de usinas hidrelétricas.

  • D.

    Carajás: produção de celulose, financiada pelo governo federal, sob a organização da Cia. Vale do rio Doce; Jari: produção de minério de ferro, desenvolvida com capital norte-americano de Daniel K. Ludwig.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nesse complexo mundo de relações sociais de trabalho, encontramos como trabalhadores:

  • A.

    os escravos negros trazidos da África e os nativos da terra aqui aprisionados nas guerras justas e nos descimentos, responsáveis por todo o processo de produção do açúcar e da aguardente.

  • B.

    os imigrantes europeus, principalmente portugueses e espanhóis, que para cá vieram em busca da posse de terras e que irão trabalhar nessas propriedades, junto com os negros afrodescendentes, em busca de um sonho: tornarem-se proprietários de grandes extensões de terras.

  • C.

    os escravos negros que realizavam grande parte das atividades envolvendo tanto a produção do açúcar como os trabalhos domésticos do engenho, e também trabalhadores livres assalariados, responsáveis pela construção e manutenção dos engenhos e pelo controle da produção.

  • D.

    homens livres pobres de diversas etnias que se deslocam para o nordeste canavieiro, com a esperança de enriquecer e poder comprar uma sesmaria, que seria o início de uma grande propriedade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A expressão "Getúlio Vargas é o pai dos pobres" dita e repetida por milhares de brasileiros, principalmente nas décadas de 30, 40 e 50, está relacionada ao fato de Getúlio Vargas ter desenvolvido uma política apoiada no trabalhismo, exemplificada na seguinte medida:

  • A.

    a criação dos Institutos de Previdência e Assistência Social em todo o território nacional, o que assegurava aos trabalhadores dos segmentos mais populares acesso à saúde e assistência jurídica gratuita.

  • B.

    o decreto de 1940, que tornava obrigatório o pagamento do salário mínimo ao trabalhador rural e urbano no Brasil, e que bastaria para ele e sua família viverem de forma a atender suas necessidades básicas.

  • C.

    estabelecimento de leis protegendo o trabalho das mulheres e crianças, assim como a limitação do dia de trabalho em 8 horas e a criação de institutos de previdência, que deveriam atender os trabalhadores na doença, na velhice e na viuvez.

  • D.

    criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio de modo a estabelecer uma ligação direta de providências com as reivindicações dos trabalhadores da indústria e comércio, principalmente ao criar o Fundo de Garantia ao Tempo de Serviço.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...