Questões de Informática / Microinformática

Lista completa de Questões de Informática / Microinformática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Linux Red Hat foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a configuração e tornar o uso do sistema mais transparente. Todas as ferramentas desenvolvidas pela equipe do Red Hat tinham seu código aberto, o que possibilitou o surgimento de muitas outras distribuições derivadas dele, incluindo o Mandrake (França), o Conectiva (Brasil) e o SuSE (Alemanha).

O Linux Red Hat é

  • A. uma aplicação monotarefa que evoluiu para multitarefa com o advento das redes distribuídas. Apesar de sua instalação ser insuficiente no que diz respeito à guarda das informações dos pacotes instalados para uso posterior, sua aplicação concatenada com outros pacotes permite que tal insuficiência se ja contornada em ambientes centralizados.
  • B. uma adaptação do conceito de multiprocessamento desenvolvido para ser processado em ambientes distribuídos e multitarefas. Contudo, sua instalação é insuficiente no que diz respeito à guarda das informações dos pacotes instalados para uso posterior.
  • C. um processo de gerenciamento de sistemas orientado a pacotes. Cada pacote é gerenciado como um aplicativo único em cada nó de rede. O sistema guarda as informações de conexão em um banco de dados de controle para eventuais recuperações.
  • D. um sistema de gerenciamento de pacotes, onde cada programa incluído no sistema é transformado em um pacote compactado, que pode ser instalado por meio de um único comando. O sistema guarda as informações dos pacotes instalados, permitindo que sejam removidos completamente depois.
  • E. um sistema orientado a conexões, onde cada programa incluído na rede é alocado em um nó compactado, que é instalado por meio de um script de comandos. O sistema guarda as informações de conexão em um banco de dados de controle para eventuais recuperações.

No Windows Explorer, do Windows 7, os dois modos corretos de exibição de arquivos e pastas são:

  • A. Lista e Exibir Pastas.
  • B. Mostrar Vertical e Ícones Pequenos.
  • C. Ícones Extra Grandes e Mostrar Horizontal.
  • D. Mostrar Tudo e Conteúdo.
  • E. Lado a Lado e Conteúdo.

Considere a classe a seguir em uma aplicação que utiliza JPA e JSF.

É correto afirmar que

  • A. @NotNull não é um validador nativo e, por isso, precisará ser implementado em uma interface.
  • B. a anotação @Min não é permitida nesta entidade, mas sim nas servlets que recebem dados de formulários.
  • C. @Min e @NotNull são validadores nativos da especificação Bean Validation.
  • D. a anotação @Entity tem que especificar o nome da tabela do banco de dados à qual a entidade se refere.
  • E. a anotação @NotNull precisa possuir um atributo value=true.

Com referência aos softwares Autodesk AutoCAD 2014 e Microsoft Excel 2013, julgue os seguintes itens. No AutoCAD, os arquivos referentes às penas de impressão possuem extensão .ctb.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos programas Internet Explorer 11, Mozilla Firefox, Google Chrome e Thunderbird, assinale a opção correta.

  • A. Um navegador é um programa de computador criado para fazer requisições de páginas na Web, receber e processar essas páginas. Quando é digitado o endereço de um sítio na barra de endereços e pressionada a tecla ENTER , o navegador envia uma chamada à procura da página solicitada. Se houver uma resposta positiva, ou seja, se a página for encontrada, então o navegador faz a leitura do conteúdo da página e mostra-o para o usuário.
  • B. O Thunderbird é o navegador líder de mercado e concorrente direto do Internet Explorer, com interface simples e objetiva que facilita a navegação principalmente em páginas seguras.
  • C. A escolha do navegador depende necessariamente do tipo do sistema operacional instalado no computador. Por exemplo, o Internet Explorer 11 permite maior velocidade que o Chrome quando instalado em computadores com o Windows 7 ou superior.
  • D. O Mozilla Firefox é um navegador ideal para se trabalhar com softwares livres, pois possui código aberto.
  • E. A grande vantagem do Google Chrome é a possibilidade de, com ele, se poder buscar informações rápidas de diversos assuntos, pois a página inicial é um sítio de busca.

Acerca do Microsoft Office 2013 e dos conceitos básicos de redes de computadores, julgue os itens a seguir. Um documento do Word 2013 pode ser gravado diretamente na nuvem, sem que seja necessário armazená-lo inicialmente no computador. Ao se acessar a opção Salvar como, no menu Arquivo, o Word permite criar, automaticamente, uma cópia do documento em uma pasta definida pelo usuário antes de enviá-lo para a nuvem, eliminando essa cópia após o envio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Na associação de componentes passivos em um circuito, a associação de capacitores em paralelo faz com que a capacitância seja ________ que a ________ capacitância da associação, e a colocação de indutores em paralelo faz com que a indutância efetiva seja necessariamente ________ que a menor indutância da associação.

  • A. menor – menor – menor
  • B. menor – menor – maior
  • C. menor – maior – menor
  • D. maior – menor – menor
  • E. maior – maior – menor

Existe uma série de recomendações para fazer uso seguro do webmail, como a criação de uma senha de acesso adequada, a não abertura de links suspeitos e a utilização de conexões de acesso ao webmail seguras. Uma conexão é considerada segura se o endereço da página do provedor de webmail, utilizada no acesso ao e-mail, for iniciada por

  • A. HTTPS.
  • B. TCPS.
  • C. FTPS.
  • D. SNMP.
  • E. HTTP.

Sobre o Linux Red Hat e o NFS, considere:

I. O Red Hat Enterprise Linux pode ser um servidor NFS e não um cliente NFS, o que significa que pode exportar sistemas de arquivo para outros sistemas, mas não pode montar sistemas de arquivo importados de outras máquinas.

II. Atualmente, o NFS, por meio da extensão pNFS, fornece acesso escalável a arquivos distribuídos pela rede.

III. As duas versões (4 e 4.1) estão entre as mais interessantes e importantes para o NFS. O NFSv4 também integra suporte para semânticas de acesso de arquivos baseados em UNIX e Windows, estendendo o NFS para integração nativa em outros sistemas operacionais.

IV. O NFSv4.1 apresenta o conceito de NFS paralelo (pNFS) para maior escala e melhor desempenho. Para suportar uma escala maior, o NFSv4.1 implementa uma arquitetura de dados/metadados dividida com striking, de maneira semelhante aos sistemas de arquivos sequenciais compartilhados.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. II e IV.
  • C. I e IV.
  • D. II e III.
  • E. III e IV.

Considere o programa Java abaixo.

Se forem lidos os valores 20 e 24 será exibido

  • A. valor inválido
  • B. 8
  • C. 4
  • D. 6
  • E. 3
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...