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Na notação UML (Unified Modeling Language - versão 1.3) os diagramas de sequência e de colaboração possuem algumas características que os diferenciam. Analise as alternativas a seguir e assinale a que representa corretamente estas diferenças.
No diagrama de seqüência pode-se definir, explicitamente, o foco de controle. No diagrama de colaboração não se pode mostrar, explicitamente, este foco de controle.
No diagrama de colaboração pode-se definir, explicitamente, o foco de controle. No diagrama de seqüência não se pode mostrar, explicitamente, este foco de controle.
No diagrama de seqüência pode-se indicar a ordem temporal das mensagens. No diagrama de colaboração não se pode representar a ordem temporal das mensagens
No diagrama de colaboração pode-se indicar a ordem temporal das mensagens. No diagrama de sequência não se pode representar a ordem temporal das mensagens.
No diagrama de colaboração pode-se mostrar, explicitamente, a linha de vida de um objeto. No diagrama de seqüência não se pode mostrar, explicitamente, a linha de vida de um objeto.
Durante a fase de análise em um projeto de desenvolvimento de sistemas orientado a objetos e utilizando-se a notação UML (Unified Modeling Language - versão 1.3 e posteriores) é possível categorizar classes por meio de estereótipos. Acompanhando um processo de desenvolvimento como o RUP (Rational Unified Process), pode-se confeccionar modelos utilizando-se três esteriótipos principais denominados:
I - Limite (boudary);
II - Entidade (Entity); e
III - Controle (Control). Na UML, estas classes podem ser representadas de forma visual, respectivamente, pelos seguintes símbolos:
Na notação UML (Unified Modeling Language), com relação à confecção de um diagrama de estados, pode-se afirmar que:
para cada diagrama de classes deve-se confeccionar um diagrama de estados. As melhores formas de se determinarem os estados de um objeto podem ser através dos atributos, ou também da análise dos relacionamentos com outros objetos.
para cada classe deve-se confeccionar um diagrama de estados. As formas de se determinarem os estados de um objeto podem ser através dos atributos, ou também da análise dos relacionamentos com outros objetos.
para cada classe deve-se confeccionar um diagrama de estados. A única forma de se determinar o estado de um objeto é através dos atributos do mesmo, não sendo possível determinar os estados por intermédio dos relacionamentos com outros objetos
nem todas as classes necessitam um diagrama de estados. A única forma de se determinar o estado de um objeto é através dos atributos do mesmo, não sendo possível determinar o estado por intermédio dos relacionamentos com outros objetos.
nem todas as classes necessitam um diagrama de estados. As formas de se determinarem os estados de um objeto podem ser através dos atributos, ou também da análise dos relacionamentos com outros objetos.
De acordo com o modelo espiral de Bohem (figura a seguir), apresentado por Presmann e vários outros autores renomados da área de engenharia de software, a prototipação pode ser utilizada se na análise dos riscos houver indicação que há incertezas nos requisitos. Conforme a bibliografia clássica de Presmann, em qual(is) do(s) quadrante(s) predomina(m)-se a realização da prototipação?
No primeiro quadrante.
No segundo quadrante.
No terceiro quadrante
No quarto quadrante
Em todos os quadrantes são realizadas as prototipações
No Sistema Operacional Linux, o comando
$ ls –la apresenta a lista de todos os usuários conectados à rede e autenticados pelo Linux, naquele momento.
$ man /teste.log /usr/local/teste.txt copia o arquivo teste.txt para o diretório /usr/local e manterá o arquivo teste.log no diretório de origem.
$ cat /teste.log é utilizado quando se deseja excluir apenas o conteúdo do arquivo teste.log, tornando-o um arquivo vazio. Este comando é muito utilizado na geração de logs.
$ mount -t msdos /dev/fd0 /mnt/disquete é utilizado para se formatar um disquete que está na unidade / dev/fd0.
$ mv /teste.log /usr/local/teste.log moverá o arquivo teste.log para o diretório /usr/local e apagará este arquivo do arquivo do diretório de origem.
No Sistema Operacional Linux, o uso correto do comando top faz com que o sistema informe
Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos básicos do Sistema Operacional UNIX.
I. Ao se executar o comando $ at now + 1 minute, teclar
II. O comando nohup faz com que o processo disparado se torne imune ao sinal SIGHUP. Em combinação com o caracter &, como por exemplo, $ nohup gzip -9 * &, ele permite o disparo de programas que permanecerão em execução mesmo após o logout do usuário.
III. O uso correto do comando nice, como por exemplo, $ nice gzip -9 *, faz com que um processo seja disparado instantaneamente com a mais alta prioridade possível.
IV. O comando $ mv *.txt *.bak sempre irá renomear, no diretório corrente, todos os arquivos que terminam com ".txt" para ".bak".
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos básicos do Sistema Operacional UNIX.
I. O comando mount, executado sem parâmetros, apresentará os diferentes dispositivos físicos montados e a sub-árvore correspondente a cada um deles.
II. Da mesma forma que o MS-DOS, o UNIX suporta os atributos de arquivo oculto (hidden) e do sistema (system).
III. Para cada arquivo existe um conjunto de atributos de leitura, escrita e execução, que podem ser exibidos com o uso do comando ls –l e podem ser alterados com o uso do comando chmod.
IV. O UNIX guarda na pasta /usr do seu drive C: todos os diretórios dos usuários conectados ao servidor.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Um administrador, ao configurar as portas de acesso para uma máquina com sistema operacional Linux, que deverá funcionar apenas como servidor de e-mail exclusivo para executar SMTP e IMAP, deverá
A seguir são apresentado alguns comandos que envolvem o IBM z/OS. Numere a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda, os propósitos com seus respectivos conceitos:
1, 4, 5, 2, 3.
3, 1, 4, 5, 2.
1, 3, 4, 5, 2.
3, 5, 1, 4, 2.
5, 3, 1, 4, 2.
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