Lista completa de Questões de Informática / Microinformática do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao confi gurar o Linux como Firewall, considere uma máquina com dois adaptadores de rede, executando o sistema operacional Linux para funcionar como um Firewall. Um dos adaptadores de rede está ligado à Internet e o outro ligado à rede interna. Assumindo que o primeiro adaptador de rede é rl0, é correto afi rmar que, caso ainda não exista, se deve criar um arquivo
/etc/ethernet.rlx com o conteúdo: x.x.x.x netmask y.y.y.y, onde x.x.x.x e y.y.y.y são as informações de IP e de máscara de rede obtidas com o provedor de acesso à Internet. Para o segundo adaptador de rede, deve-se acrescentar no mesmo arquivo as seguintes informações: # Segundo Adaptador de Rede 200.251.33.1 netmask 255.255.255.255 media 100baseT
/net/ethernet.rlx com o conteúdo: x.x.x.x netmask y.y.y.y, onde x.x.x.x e y.y.y.y são as informações de IP e de máscara de rede obtidas com o provedor de acesso à Internet. Para o segundo adaptador de rede, deve-se acrescentar no mesmo arquivo as seguintes informações: # Segundo Adaptador de Rede 192.168.100.1 netmask 255.255.255.0 media 100baseT
/etc/net/host.rl0 com o conteúdo: x.x.x.x netmask y.y.y.y, onde x.x.x.x e y.y.y.y são as informações de IP e de máscara de rede obtidas com o provedor de acesso à Internet e, para o segundo adaptador de rede, deve-se criar o arquivo /etc/host.rl1 contendo, por exemplo, as seguintes informações: # Segundo Adaptador de Rede 200.251.33.1 netmask 255.255.255.255 media 100baseT
/etc/hostname.rl0 com o conteúdo: x.x.x.x netmask y.y.y.y, onde x.x.x.x e y.y.y.y são as informações de IP e de máscara de rede obtidas com o provedor de acesso à Internet e, para o segundo adaptador de rede, deve-se criar o arquivo /etc/hostname.rl1 contendo, por exemplo, as seguintes informações: # Segundo Adaptador de Rede 192.168.100.1 netmask 255.255.255.0 media 100baseT
/confi g/net/host.rl0 com o conteúdo: x.x.x.x netmask y.y.y.y, onde x.x.x.x e y.y.y.y são as informações de IP e de máscara de rede obtidas com o provedor de acesso à Internet e, para o segundo adaptador de rede, deve-se criar o arquivo /confi g/net/host.rl1 contendo, por exemplo, as seguintes informações: # Segundo Adaptador de Rede 200.251.33.1 netmask 255.255.255.255 media 100baseT
No Linux, o recurso que elimina a necessidade de configuração do proxy no browser, obrigando a que o acesso aos sites da Internet seja feito por meio do SQUID, em que se podem definir políticas de acesso, é conhecido como:
Proxy Transparente;
Ipchains;
Iptables;
Firewall Reverso;
Postrouting.
Na configuração do ambiente samba no Linux, em relação à eleição do Local Master Browser (LMB), cada computador faz broadcast pela rede enviando informações sobre si mesmo. Das opções abaixo, NÃO é uma informação relevante para a eleição:
a versão do protocolo de eleição utilizado;
o Sistema Operacional da máquina;
o tempo em que o cliente está conectado na rede;
o nome do cliente;
Em relação aos shell scripts no ambiente Linux, o comando que deve ser especificado para permitir a execução do arquivo de script após sua criação é:
# chmod u+x
# chmod o+r
# ! / bash
#! / var/bash
# chmod u+r
Em relação ao processo de inicialização no linux, o script que é considerado o último script a ser executado, servindo para inicializar servidores adicionais, é conhecido como:
/etc/rc.d/rc.sysinit
/etc/rc.d/rc.local
/etc/inittab
/etc/rc.d/init.d
/etc/inittab/default
Em relação ao sistema de arquivos no Linux, das opções abaixo, aquela que corresponde ao nome do drive no Linux equivalente ao segundo dispositivo IDE, partição lógica 1, é:
/dev/hdb1
/dev/hda1
/dev/hdb2
/dev/hdb5
/dev/hda5
Analise as sentenças seguintes, em relação ao Sistema Operacional Linux.
I - No Linux, podem-se executar processos com uma determinada prioridade ou alterá-la manualmente.
II - O Linux é um Sistema Operacional multiusuário. Nele existem dois tipos de usuários: o usuário root (superusuário), que pode manipular todos os recursos do Sistema Operacional e cujo prompt é o caracter $, e os usuários comuns, que sofrem as restrições de propriedade de arquivo e autorizações relacionadas a ele e cujo prompt é o caracter # .
III - Os tipos de arquivos no Linux são: arquivos comuns, diretórios, links, device files (arquivos de dispositivos), sockets e pipes.
IV - Existem vários sistemas de arquivos UNIX. O sistema de arquivos padrão utilizado pelo Linux é o ext3 (Sistema de arquivos estendido 3).
Em relação às sentenças acima, pode-se afirmar que apenas:
I é verdadeira;
I e II são verdadeiras;
I e III são verdadeiras;
I, III e IV são verdadeiras;
Em relação à instalação de programas no Linux, o conjunto de ferramentas utilizadas para gerenciar os pacotes de uma distribuição Linux de maneira automatizada, de modo que, quando um programa é instalado, o sistema também instala (atualiza) todos os pacotes necessários para o funcionamento desse programa, é conhecido como:
APT;
RPM;
Alien;
Pkgtool
DPKG
No Linux, em relação ao Iptables, a configuração do filtro de pacotes do kernel 2.4.x é realizada por meio de tabelas, de acordo com o destino do pacote. Das opções abaixo, aquela que contém as tabelas necessárias para definir os tipos de chains (situações possíveis) utilizadas é:
Bind, Filter e Nat;
Filter, Nat e Mangle;
Nat, Mangle e Bind;
Resolv, Hosts e Bind;
Hosts, resolv e filter.
Sobre o sistema operacional Linux, é INCORRETO afirmar que:
Suas funcionalidades permitem que um computador seja utilizado como estação de trabalho para edição de textos, planilhas e apresentações.
Ambientes de desenvolvimento e compiladores distribuídos livremente permitem o uso do sistema para desenvolvimento de programas em diversas linguagens.
Pacotes de programas diversos permitem que o computador atue como servidor de arquivos, de www, de autenticação e de aplicações.
A incompatibilidade dos formatos de arquivos impede a comunicação com sistemas com Windows.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...