Questões de Informática / Microinformática do ano 2012

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Carlos recebeu a tarefa de terminar a formatação de um documento de texto criado no Microsoft Word 2007. O texto é formado por uma lista de nomes de pessoas, com um nome em cada linha e sem linhas em branco entre os nomes. Carlos nota que o espaçamento entre as linhas está muito grande e decide diminuí-lo. Ele clica no botão espaçamento entre linhas e percebe que o espaçamento está com o valor de 1,0, exatamente o desejado por ele, contudo, continua grande. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o que pode estar acontecendo com a formatação do texto.

  • A.

    Os parágrafos devem ter sido formatados com valores de recuo maior do que zero.

  • B.

    Os parágrafos devem ter sido formatados com fontes de tamanhos diferentes.

  • C.

    Os parágrafos devem ter sido formatados com tabulações de tamanhos diferentes.

  • D.

    Os parágrafos devem ter sido formatados com valor para espaçamento depois ou espaçamento antes maior do que zero.

São formatos disponíveis doMSWord 2003 na opção “salvar como tipo”,EXCETO:

  • A.

    página da web.

  • B.

    formato rich text.

  • C.

    PDF.

  • D.

    modelo de documento.

  • E.

    documento XML.

O MS Word 2003 implementa um conjunto de recursos de segurança e opções de salvamento de arquivos. Para tanto, é necessário selecionar no menu Ferramentas a opção Opções que abre uma caixa de diálogo com várias abas. Nessa caixa de diálogo, deve-se selecionar a aba Salvar. Em relação aos recursos disponíveis na aba Salvar, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Para ativar a proteção de autorrecuperação, é necessário selecionar a opção Salvar Info. de Autorrecuperação, indicando também de quanto em quanto tempo o documento em edição será salvo.

  • B.

    Para a criação de cópia de segurança, deve-se selecionar a opção criar sempre backup.

  • C.

    Para exibir o tamanho do arquivo, deve-se selecionar a opção Mostrar o tamanho do arquivo.

  • D.

    Para configurar o formato padrão, deve-se selecionar o tipo de arquivo a ser salvo na opção Salvar arquivos do Word como.

Em relação à opção Configurar página, que é visualizada após clicarmos no menu Arquivo da barra de menus do MS Word 2003, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Na aba Margens, podemos configurar os espaçamentos das margens superior, inferior, esquerda e direita.

  • B.

    Na aba Margens, sessão Orientação, podemos escolher a disposição do texto na folha como retrato (folha no sentido vertical) ou paisagem (folha no sentido horizontal).

  • C.

    Na aba Papel, podemos escolher o tamanho do papel utilizado na edição do texto.

  • D.

    Na aba Papel, podemos escolher o alinhamento vertical da página.

Em relação ao menu Editar da barra de menus do MS Word 2003, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    A opção Refazer refaz ações que foram desfeitas anteriormente no documento, mesmo que o documento já tenha sido salvo.

  • B.

    A opção Desfazer só desfaz as ações que foram executadas no documento após o último salvamento do mesmo.

  • C.

    A opção Copiar provoca a cópia de qualquer caractere, palavra ou objeto selecionado no documento em edição, para a área de transferência.

  • D.

    A opção Colar recupera da área de transferência os caracteres ou objetos copiados anteriormente para lá e os insere no documento.

A sequência de ações que permite inserir rodapé em branco é:

  • A.

    Clicar em: Inserir > Rodapé > Em branco

  • B.

    Clicar em: Revisão > Inserir Rodapé > Modelo em branco

  • C.

    Clicar em: Correspondência > Inserir Rodapé > Modelo em branco

  • D.

    Clicar em: Exibição > Rodapé > Modelo em branco

  • E.

    Clicar em: Inserir > Referência > Rodapé > Em branco

A sequência de ações que permite adicionar Envelopes a um novo documento é:

  • A.

    Clicar em: Inserir > Envelopes > Adicionar ao documento

  • B.

    Clicar em: Correspondências > Envelopes > Adicionar ao documento

  • C.

    Clicar em: Arquivo > Imprimir > Adicionar Envelopes a um novo documento

  • D.

    Clicar em: Exibição > Envelope > Novo documento

  • E.

    Clicar em: Exibição > Novo documento > Envelope

Tanto no MS-WORD quanto no MS-EXCEL pode-se acionar o recurso “Ajuda” desses aplicativos ao pressionar a(s) tecla(s):

  • A.

    F1

  • B.

    F2

  • C.

    Ctrl + A

  • D.

    Shift + A

  • E.

    Alt + A

Como se sabe, o Word 2003 é o processador de texto comercializado pela Microsoft. Tomando por base esta ferramenta em sua versão para linguagem em português, julgue as assertivas abaixo:

I. Ao utilizar simultaneamente as teclas CTRL + N, pode-se obter como resultado, a abertura de um novo documento em branco.

II. Para que o Word 2003 verifique a ortografia e gramática do texto trabalhado utiliza-se como ferramenta de atalho a tecla F7.

III. Quando se deseja que o Word 2003 exiba marcas de formatação como, por exemplo, marcas de parágrafos, textos ocultos, deve-se utilizar o conjunto de teclas CTRL+ *, conhecido como função de Mostrar tudo.

IV. Ao tentar inserir um novo hiperlink ou mesmo editar um existente no documento, deve-se utilizar o conjunto de teclas CTRL+H.

Julga-se CORRETA(s) a(s) assertiva(s):

  • A.

    I e II;

  • B.

    I e IV;

  • C.

    I;

  • D.

    II e III;

  • E.

    III e IV.

No Microsoft Office Word 2003, o comando de decisão de um fluxograma é representado pela imagem:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

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