Questões de Informática / Microinformática do ano 2013

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O conjunto de coordenadas que a célula abrange em uma planilha do Excel 2003 denomina-se:

  • A. célula mesclada.
  • B. referência de célula.
  • C. argumento.
  • D. constante.

Sobre o recurso Listas do menu Dados do Microsoft Office Excel 2003 é incorreto afirmar que é possível:

  • A. criar listas na planilha para agrupar e agir de acordo com dados relacionados.
  • B. gerenciar facilmente e analisar os dados numa planilha independentemente dos outros dados que estejam fora dela, quando se especifica um intervalo como uma lista.
  • C. criar uma lista em uma pasta de trabalho compartilhada sem removê-la do compartilhamento.
  • D. criar várias listas na planilha, o que proporciona uma grande flexibilidade para separar os dados em conjuntos distintos e gerenciáveis de acordo com as suas necessidades.

As teclas Shift + F3 pressionadas juntas no Excel:

  • A. seleciona a janela ativa da planilha.
  • B. mescla células selecionadas numa planilha.
  • C. exibe o menu Dados da planilha.
  • D. exibe uma lista das funções disponíveis.

No Excel, uma fórmula é uma equação que analisa dados em uma planilha. A referência à função desta fórmula está indicada pelo número:

  • A. 1.
  • B. 4.
  • C. 3.
  • D. 2.

O PowerPoint oferece diferentes maneiras de visualização de slides através de botões localizados no rodapé da janela principal, que estão representados na figura abaixo. O botão em destaque se refere ao modo de exibição:

  • A. Normal.
  • B. Apresentação de slides.
  • C. Estrutura de tópicos.
  • D. Classificação de slides.

Ao trabalhar com texto na guia Estrutura de tópicos no modo de exibição normal, você pode recolhê-lo de forma que somente o primeiro nível da estrutura de tópicos (títulos dos slides) seja exibido enquanto você define a organização. Além de expandir novamente o texto quando desejar, outros procedimentos podem ser executados no PowerPoint 2003, tais como:

1- recolher texto em um slide.

2- recolher todo o texto da apresentação.

3- expandir texto em um slide.

4- expandir todo o texto da apresentação.

São itens corretos

  • A. 1, 2, 3 e 4.
  • B. 2, 3 e 4, apenas.
  • C. 1 e 3, apenas.
  • D. 1, 2 e 3, apenas.

Utilizando o aplicativo Microsoft Office Word 2003 (configuração padrão), o auxiliar de secretaria possui um documento de 400 páginas, onde constam o nome e o número de matrícula de todos os alunos registrados na secretaria da escola. Foi solicitado, por um professor, o número de matrícula do aluno Fernando da Silva. O procedimento correto para encontrar esse nome no arquivo, utilizando a ferramenta de pesquisa do aplicativo, é acionar o comando

  • A. Ferramentas / Localizar, digitar o nome Fernando da Silva na caixa Localizar e clicar no botão OK.
  • B. Editar / Localizar, digitar o nome Fernando da Silva na caixa Localizar e clicar no botão Localizar Próxima.
  • C. Inserir / Localizar, digitar o nome Fernando da Silva na caixa Localizar e clicar no botão Localizar Próxima.
  • D. Arquivo / Localizar, digitar o nome Fernando da Silva na caixa Localizar e clicar no botão Localizar Próxima.
  • E. Ferramentas / Localizar, digitar o nome Fernando da Silva na caixa Localizar e clicar no botão Localizar Próxima.

A Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais possui uma planilha produzida com a ferramenta Microsoft Office 2003 (configuração padrão), que apresenta a relação das escolas de todos os municípios do estado e suas respectivas informações. Considerando o grande número de registros que esta planilha possui, se for solicitada a exibição de todas as escolas da cidade de Diamantina, o procedimento adequado a ser realizado na ferramenta em questão é selecionar a coluna que contém o nome da cidade e acionar o comando

  • A. Exibir / Filtro e, na caixa de seleção que é exibida no título da coluna, selecionar a cidade de Diamantina.
  • B. Inserir / Filtro e, na caixa de seleção que é exibida no título da coluna, selecionar a cidade de Diamantina.
  • C. Dados / Filtrar / AutoFiltro e, na caixa de seleção que é exibida no título da coluna, selecionar a cidade de Diamantina.
  • D. Editar / Filtrar / AutoFiltro e, na caixa de seleção que é exibida no título da coluna, selecionar a cidade de Diamantina.
  • E. Ferramentas / Filtrar / AutoFiltro e, na caixa de seleção que é exibida no título da coluna, selecionar a cidade de Diamantina.

O auxiliar de secretaria da escola Cândido Mendes deverá digitar uma correspondência endereçada ao diretor da escola. Essa carta deverá apresentar o problema e, no seu desenvolvimento, expor uma lista de tópicos com inconsistências ocorridas na unidade, conforme o modelo abaixo:

Utilizando os recursos da ferramenta em questão, para adicionar os problemas em tópicos, o procedimento correto é acionar o comando

  • A. Editar / Marcadores, selecionar a guia Numerada, selecionar o marcador igual o utilizado no modelo da carta e clicar no botão OK.
  • B. Editar / Marcadores, selecionar a guia Com Marcadores, selecionar o marcador igual o utilizado no modelo da carta e clicar no botão OK.
  • C. Ferramentas / Lista Numerada, selecionar a guia Numerada, selecionar o marcador igual o utilizado no modelo da carta e clicar no botão OK.
  • D. Ferramentas / Marcadores e Numeração, selecionar a guia Numerada, selecionar o marcador igual o utilizado no modelo da carta e clicar no botão OK.
  • E. Formatar / Marcadores e Numeração, selecionar a guia Com Marcadores, selecionar o marcador igual o utilizado no modelo da carta e clicar no botão OK.

No fechamento de cada bimestre, as notas de todos os alunos da Escola Mário Pena são lançadas em uma planilha produzida com o aplicativo Microsoft Office Excel 2003 (configuração padrão), que calcula, de forma automática, a média que o aluno obteve ao final dos quatro períodos, conforme a figura a seguir.

Considerando que as fórmulas para calcular as médias de cada aluno já estão aplicadas, foi solicitado, ao auxiliar de secretaria, que adicionasse na célula F11 uma fórmula que calcule de forma automática a média de nota da turma. A função a ser adicionada para realizar este cálculo é

  • A. =SOMA(E3:E10)
  • B. =SOMA(B3:E10)
  • C. =MÉDIA(E3:E10)
  • D. =MÉDIA(F3:F10)
  • E. =MÁXIMO(F3:F10)
Provas e Concursos

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