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Cada organização opera em um contexto diferente, determinado por fatores externos e internos, exigindo um sistema de governança e gestão customizado. O COBIT 5 oferece um mecanismo de tradução das necessidades dos stakeholders em metas corporativas específicas, personalizadas e exequíveis, apoiando o alinhamento entre as necessidades corporativas e os serviços, objetivos e soluções de TI, denominado
Embora as empresas possuam responsáveis de TI que participam do seu planejamento estratégico, é comum existir uma lacuna entre o entendimento técnico voltado para a prestação de serviços e a visão de negócio. A ITIL v3 atualizada em 2011, fornece um processo que procura descrever a visão genérica de gestão e da estratégia voltadas para a perspectiva, posicionamento e planos da TI, para melhor definir e manter os serviços de TI. Este processo cuida da avaliação estratégica e analisa a situação atual em que o provedor de serviços de TI se encontra, utilizando uma técnica de análise que funciona como um instrumento que ajuda a equipe de TI a identificar restrições que possam impactar a qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes com sua entrega, além de identificar oportunidades de melhorias nos serviços. O processo e a técnica de análise são, respectivamente, Gerenciamento
Após cumprir adequadamente todas as etapas previstas na resolução CNJ no 182/2013, um contrato para Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação foi apresentado a um Técnico de Informática. O contrato previa a contratação da empresa XYZ para prestar suporte técnico aos processos de gestão da solução de TIC para instalação, monitoramento e avaliação da eficácia de sistemas de biometria visando ao aumento da segurança da informação na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul. Após análise do contrato, o Técnico afirmou corretamente que
Considere que um Técnico de Informática esteja participando de um projeto que prevê a necessidade do parecer e da autorização de uma agência de regulação ambiental e que envolve pelo menos 10 profissionais qualificados. De acordo com o Gerenciamento de Riscos do PMBOK 5a edição,
Um Técnico em Informática participou de uma reunião na qual estavam presentes o Product Owner, o Scrum Master e todo o Scrum Team, do qual ele fazia parte. Durante esta reunião, o Product Owner descreveu as funcionalidades de maior prioridade para a equipe. Muitos membros da equipe fizeram perguntas com o objetivo de facilitar o trabalho de desmembrar as funcionalidades em tarefas técnicas, após a reunião, pois elas fariam parte do Sprint Backlog.
Pelas características da reunião, o Técnico participou de uma
As ferramentas OLAP − Online Analytical Processing
Considere a figura abaixo.
No processo de ETL mostrado na figura, I e II correspondem, respectivamente, a
Um famoso site de vendas sempre envia ao cliente que acabou de comprar um item X, ou o está analisando, a seguinte frase: Pessoas que compraram o item X também compraram o Y. Para isso, o site deve estar aplicando a técnica de Data Mining denominada
Informática / Microinformática - Tecnologia da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Com base na ITIL v3, julgue os itens subsequentes, relativos a gerenciamento de serviços de TI. O processo service change refere-se somente à mudança em um serviço já existente no ambiente de produção.
Informática / Microinformática - Tecnologia da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Com base na ITIL v3, julgue os itens subsequentes, relativos a gerenciamento de serviços de TI. Known error é um incidente cuja causa raiz é documentada e cuja solução de contorno identificada.
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