Questões sobre Tecnologia da Informação

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Cada organização opera em um contexto diferente, determinado por fatores externos e internos, exigindo um sistema de governança e gestão customizado. O COBIT 5 oferece um mecanismo de tradução das necessidades dos stakeholders em metas corporativas específicas, personalizadas e exequíveis, apoiando o alinhamento entre as necessidades corporativas e os serviços, objetivos e soluções de TI, denominado

  • A. cascata de objetivos.
  • B. habilitadores da governança.
  • C. integrador de modelos ou modelo único integrado.
  • D. abordagem holística.
  • E. EDM − Evaluate, Direct and Monitor.

Embora as empresas possuam responsáveis de TI que participam do seu planejamento estratégico, é comum existir uma lacuna entre o entendimento técnico voltado para a prestação de serviços e a visão de negócio. A ITIL v3 atualizada em 2011, fornece um processo que procura descrever a visão genérica de gestão e da estratégia voltadas para a perspectiva, posicionamento e planos da TI, para melhor definir e manter os serviços de TI. Este processo cuida da avaliação estratégica e analisa a situação atual em que o provedor de serviços de TI se encontra, utilizando uma técnica de análise que funciona como um instrumento que ajuda a equipe de TI a identificar restrições que possam impactar a qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes com sua entrega, além de identificar oportunidades de melhorias nos serviços. O processo e a técnica de análise são, respectivamente, Gerenciamento

  • A. do Relacionamento com o Negócio – Análise SWOT.
  • B. Estratégico para os Serviços de TI – Análise SWOT.
  • C. de Continuidade de Serviços de TI – Análise BSC.
  • D. do Nível de Serviços de TI – Análise BSC.
  • E. Técnico da Operação de TI – Análise BSC.

Após cumprir adequadamente todas as etapas previstas na resolução CNJ no 182/2013, um contrato para Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação foi apresentado a um Técnico de Informática. O contrato previa a contratação da empresa XYZ para prestar suporte técnico aos processos de gestão da solução de TIC para instalação, monitoramento e avaliação da eficácia de sistemas de biometria visando ao aumento da segurança da informação na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul. Após análise do contrato, o Técnico afirmou corretamente que

  • A. o contrato é válido, pois a resolução não impõe qualquer veto à contratação de serviços que envolvam biometria.
  • B. faltava indicar um funcionário da empresa XYZ para trabalhar na ALMS, gerenciando os técnicos de informática, durante o processo de execução do serviço.
  • C. faltava indicar um funcionário de confiança da ALMS, para ser contratado e trabalhar na empresa XYZ durante o processo de execução do serviço.
  • D. faltava exigir a documentação dos funcionários da empresa XYZ que prestarão os serviços de forma a verificar sua qualificação técnica.
  • E. a resolução veta a contratação de soluções de TIC que incluam serviços de segurança da informação e, ainda, a avaliação pela mesma empresa contratada.

Considere que um Técnico de Informática esteja participando de um projeto que prevê a necessidade do parecer e da autorização de uma agência de regulação ambiental e que envolve pelo menos 10 profissionais qualificados. De acordo com o Gerenciamento de Riscos do PMBOK 5a edição,

  • A. o risco de um projeto é uma condição incerta que, se ocorrer, sempre provocará um efeito negativo em um ou mais dos quatro objetivos do projeto: cronograma, custo, licença e qualidade.
  • B. os riscos a serem considerados não incluem a possibilidade da autorização ambiental ser desnecessária ou que haja mais de 10 profissionais disponíveis para atuar no projeto.
  • C. as condições de risco podem incluir aspectos como práticas imaturas e falta de sistemas integrados de gerenciamento de projeto, vários projetos simultâneos ou dependência de participantes externos fora do controle direto do projeto.
  • D. o fato de a agência de regulação demorar mais do que o planejado para conceder a autorização ambiental é classificado como apetite do impacto do risco.
  • E. como os riscos do projeto não podem existir no momento em que o projeto é iniciado, deve-se avançar em outros aspectos do projeto.

Um Técnico em Informática participou de uma reunião na qual estavam presentes o Product Owner, o Scrum Master e todo o Scrum Team, do qual ele fazia parte. Durante esta reunião, o Product Owner descreveu as funcionalidades de maior prioridade para a equipe. Muitos membros da equipe fizeram perguntas com o objetivo de facilitar o trabalho de desmembrar as funcionalidades em tarefas técnicas, após a reunião, pois elas fariam parte do Sprint Backlog.

Pelas características da reunião, o Técnico participou de uma

  • A. Daily Scrum.
  • B. Sprint Retrospective Meeting.
  • C. Sprint Review Meeting.
  • D. Sprint Planning Meeting.
  • E. Sprint Backlog Meeting.

As ferramentas OLAP − Online Analytical Processing

  • A. utilizam operações drill para navegar nas dimensões.
  • B. são as aplicações às quais os usuários finais têm acesso para fazerem consultas e análise a partir dos dados armazenados em bancos de dados transacionais (OLTP).
  • C. utilizam operações slice and dice para modificar o nível de granularidade da consulta.
  • D. possibilitam a análise multidimensional para a descoberta de tendências e cenários, de forma a transformar dados de um Data Warehouse em informação estratégica.
  • E. representam os dados como tabelas ao invés de dimensões.

Considere a figura abaixo.

No processo de ETL mostrado na figura, I e II correspondem, respectivamente, a

  • A. OLTP e Data Warehouse.
  • B. OLTP e Staging Area.
  • C. Data Mart e Staging Area.
  • D. Staging Area e OLTP.
  • E. Staging Area e Data Warehouse.

Um famoso site de vendas sempre envia ao cliente que acabou de comprar um item X, ou o está analisando, a seguinte frase: Pessoas que compraram o item X também compraram o Y. Para isso, o site deve estar aplicando a técnica de Data Mining denominada

  • A. profiling.
  • B. coocorrência.
  • C. regressão múltipla.
  • D. regressão logística.
  • E. classificação.

Com base na ITIL v3, julgue os itens subsequentes, relativos a gerenciamento de serviços de TI. O processo service change refere-se somente à mudança em um serviço já existente no ambiente de produção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na ITIL v3, julgue os itens subsequentes, relativos a gerenciamento de serviços de TI. Known error é um incidente cuja causa raiz é documentada e cuja solução de contorno identificada.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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