Lista completa de Questões de Informática / Microinformática da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tratando-se de aplicação e uso da Internet, um critério importante para o acesso ao mundo WEB é a segurança da transferência de dados e do acesso nas conexões virtuais. O endereço fictício de site que indica que é possível a existência de uma transação segura é:
www.security.mcafee.com
http://checkout.spam.com/login.html
http://secure.governofederal.com.br
www.adwords.google.com.br/http://verificalogin.html
https://wikimedia.org/página_principal
Devido ao modo de armazenamento do histórico de acesso em navegadores, é possível para diferentes usuários acessando um mesmo computador visualizar e até utilizar informações de outro usuário deste histórico ou arquivos armazenados pelos navegadores (Cookies). No Internet Explorer 9 é possível navegar de forma privada onde não será mantido o histórico de navegação por uso do modo InPrivate. Uma das maneiras de iniciar a navegação nesse modo é clicar no botão
Arquivo, clicar na opção Segurança e clicar em InPrivate.
Segurança e clicar em Modo de Compatibilidade.
Arquivo e clicar em InPrivate.
Modo de Compatibilidade e clicar em Navegação InPrivate.
Nova Guia e, no corpo da página, clicar em Navegação InPrivate.
A metodologia que emprega hardware e software para conectar computadores isolados e dispositivos de hardware para possibilitar o compartilhamento de determinados componentes e a eficiência máxima no uso dos equipamentos é:
SAD − Sistema de Apoio à Decisão.
SRG − Sistema de Relatórios Gerenciais.
LAN − Local Area NetWork.
Programas interativos.
Sistema de Processamento de Transações.
Paulo trabalha na área administrativa da Empresa XPT. Realiza boa parte do seu trabalho por meio do seu e-mail corporativo. Com o crescimento da empresa, a demanda de trabalho de Paulo aumentou, mas sua caixa de e-mail continuou com a mesma capacidade, 100 MB. Frequentemente a caixa de e-mail de Paulo enche e ele tem que parar suas atividades profissionais para excluir os e-mails maiores e menos importantes, liberando assim espaço para novas mensagens. Certo dia, em um procedimento para liberar espaço na sua caixa de e-mail corporativo, Paulo apagou, por engano, diversos e-mails importantes, necessários para fechar a folha de pagamento de funcionários do mês. Como não tinha uma cópia desses e-mails, teve que solicitar aos emissores que enviassem os e-mails novamente. Para tentar resolver o problema de espaço em sua caixa de e-mail, Paulo abriu uma Ordem de Serviço para a área de TI, pedindo o aumento de sua caixa de e-mail para 200 MB. A TI negou o pedido, argumentando limitações de espaço em seus servidores. Como solução alternativa, para a cópia de segurança de seus e-mails corporativos, reduzindo dessa forma os riscos relacionados às exclusões que deverá fazer periodicamente devido a essa limitação de espaço e considerando que as políticas da empresa não impõem nenhuma restrição para o acesso e guarda dos e-mails em outros computadores ou ambientes, Paulo pensou em realizar as seguintes ações:
I. Criar um e-mail pessoal em um servidor de e-mail da Internet, com capacidade de armazenamento suficiente para manter uma cópia de seus e-mails corporativos por um tempo maior que os limitados pelo tamanho de sua caixa de e-mail corporativo e estabelecer regras na sua caixa de e-mails corporativo para enviar uma cópia automática de todos os e-mails recebidos para este novo endereço.
II. Instalar o Microsoft Office Outlook no computador que utiliza na empresa (caso não esteja instalado), criar seu perfil (caso não exista), fazer as configurações necessárias no Outlook para baixar os e-mails de sua caixa de e-mail corporativo para o computador e, por fim, baixar os e-mails.
III. Criar pastas na sua caixa de entrada do e-mail corporativo e separar os e-mails recebidos entre essas pastas.
IV. Criar regras na sua caixa de e-mail corporativo para excluir automaticamente todas as mensagens que chegarem trazendo arquivos anexados.
As possíveis ações que podem resolver o problema de Paulo, evitando que ele perca e-mails importantes, estão presentes em
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
O RAID é um meio de se criar um subsistema de armazenamento composto por vários discos, visando obter segurança e desempenho. O RAID 6 é semelhante ao RAID 5, porém usa o dobro de bits de paridade para garantir a integridade dos dados. Em RAID 6, ao se usar 8 discos de 600 GB cada um, a fração relativa destinada aos códigos de paridade é de
20%
15%.
10%.
30%
25%.
No contexto de armazenamento de dados, trata-se de um barramento serial utilizado em HDs que adiciona performance e escalabilidade, voltadas para o uso em servidores. Utiliza extensores Edge Expanders para ligar até 128 discos na mesma porta e Fanout Expanders para conectar até 128 Edge Expanders, atingindo o limite teórico de até 16.384 discos por porta:
SAS
SATA
SCSI
SSD
PATA
A conexão entre computadores por meio de internet ou intranet é feita pela utilização de endereços conhecidos como endereços IP. Para que os usuários não precisem utilizar números e sim nomes, como por exemplo www.seuendereco.com.br, servidores especiais são estrategicamente distribuídos e convertem os nomes nos respectivos endereços IP cadastrados. Tais servidores são chamados de servidores
FTP.
DDOS.
TCP/IP.
HTTP.
DNS.
A melhor maneira de usar uma tabela no BrOffice.org Writer, versão 3.2, é diretamente pela barra de formatação de tabelas, que pode ser ativada selecionando-se Tabela na opção
Propriedades da tabela do menu Tabela.
Barra de formatação do menu Tabela.
Barra de ferramentas do menu Exibir.
Barra de formatação de tabelas do menu Exibir.
Barra de ferramentas do menu Inserir.
A hifenização insere hifens em palavras que são muito longas para caberem até o fim da linha. O BrOffice Writer pode pesquisar o documento e sugerir uma hifenização que pode ser aceita ou não. Para hifenizar automaticamente os parágrafos atuais ou selecionados, é necessário clicar no menu
Ferramentas, na opção Hifenização e, na janela que se abre, selecionar a opção Hifenização Automática.
Inserir, na opção Parágrafo e, na janela que se abre, selecionar a opção Hifenização Automática.
Formatar, na opção Hifenização e, na janela que se abre, selecionar a opção Hifenizar Parágrafo.
Ferramentas, na opção Opções de Hifenização e, em seguida, na opção Hifenização Automática.
Formatar, na opção Parágrafo e, em seguida, na guia Fluxo de Texto, na divisão hifenização, clicar na opção Automática.
Em relação a hardware e software, é correto afirmar:
Para que um software aplicativo esteja pronto para execução no computador, ele deve estar carregado na memória flash.
O fator determinante de diferenciação entre um processador sem memória cache e outro com esse recurso reside na velocidade de acesso à memória RAM.
Processar e controlar as instruções executadas no computador é tarefa típica da unidade de aritmética e lógica.
O pendrive é um dispositivo de armazenamento removível, dotado de memória flash e conector USB, que pode ser conectado em vários equipamentos eletrônicos.
Dispositivos de alta velocidade, tais como discos rígidos e placas de vídeo, conectam-se diretamente ao processador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...