Questões de Informática / Microinformática da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Um Técnico de Suporte precisa conectar um computador pessoal (PC) em uma TV. O cabo e o conector corretamente escolhidos e definidos, são baseados no padrão

  • A. VGA. Esse é o tipo digital mais confiável de conexão entre o PC e um monitor, embora a qualidade máxima de transmissão de imagem em cabos VGA seja um pouco mais baixa que de outros padrões. É a melhor opção, pois é um padrão encontrado em todo computador e nas TVs digitais modernas.
  • B. DVI. Com transmissão de dados digital, este padrão consegue reproduzir em uma tela resolução de 1520 × 1080 pixels, porém pode ser maior dependendo da qualidade dos cabos. O DVI full-duplex, cuja resolução aumenta bastante, é a mais indicada para conexão com TVs, já que dispensa o cabo extra para transmitir sons.
  • C. DisplayPort. Este formato é encontrado nas TVs digitais, pois é um padrão feito para elas. Um cabo com esta conexão consegue transmitir imagens de até 2840 × 2160 pixels a 60 frames por segundo. Cabos DisplayPort transmitem áudio com alta qualidade, portanto é excelente para ligar um monitor de PC a uma TV com caixas de som embutidas.
  • D. HDMI. Este é o padrão digital dominante tanto em PCs quanto em TVs e transmite imagem e som com qualidade elevada. A maioria dos TVs conta com entradas HDMI 1.4. Os cabos de 19 pinos com conectores banhados a ouro são de melhor qualidade, pois o material é mais resistente e apresenta maior condutibilidade de sinais.
  • E. HDMI 3.0. É a evolução do padrão HDMI. Permite a transmissão tanto de sinal HDTV como Ultra Full HD (4 K). É o padrão mais indicado para conectar PCs a TVs tanto por sua versatilidade e popularidade quanto pela qualidade dos cabos de 20 pinos que trazem um som com 20 canais simultâneos e até 536.000 Hz de transmissão de vídeo.

Caso um computador possua o Windows 7 na versão 32 bits, em português, e o usuário deseje saber se esse computador pode receber a instalação do Windows 7 na versão 64 bits, deve ser verificada a compatibilidade do hardware aplicando a sequência de passos: Clica-se no botão Iniciar e em Painel de Controle, depois

  • A. na caixa de pesquisa, digita-se Informações e Ferramentas de Desempenho e, na lista de resultados, clica-se em Informações e Ferramentas de Desempenho. Na seção Sistema, pode-se ver que tipo de sistema operacional está em execução em Sistema atual e se é possível ou não executar uma versão de 64 bits do Windows em Sistemas compatíveis.
  • B. na caixa de pesquisa, digita-se Informações e Ferramentas de Desempenho e, na lista de resultados, clica-se em Informações e Ferramentas de Desempenho. Depois, clica-se em Exibir e imprimir informações detalhadas do sistema e de desempenho. Na seção Anotações, pode-se ver que tipo de sistema operacional está em execução em Tipo de sistema e se é possível ou não executar uma versão de 64 bits do Windows em Compatível com 64 bits.
  • C. na caixa de pesquisa, digita-se Informações e Ferramentas de Desempenho e, na lista de resultados, clica-se em Informações e Ferramentas de Desempenho. Depois, clica-se em Exibir e imprimir informações detalhadas do sistema e de desempenho. Na seção Sistema, pode-se ver que tipo de sistema operacional está em execução em Tipo de sistema e se é possível ou não executar uma versão de 64 bits do Windows em Compatível com 64 bits.
  • D. na caixa de pesquisa, digita-se Informações e Ferramentas de Desempenho. As informações sobre o sistema operacional que está sendo executado e sistemas operacionais compatíveis com o equipamento constam na seção Processador.
  • E. clica-se em Hardware e Sons e em seguida em Gerenciador de Dispositivos. Na página exibida, seleciona-se Processadores. Nessa seção, pode-se ver que tipo de sistema operacional está em execução em Sistema atual e se é possível ou não executar uma versão de 64 bits do Windows em Compatível com 64 bits.

Considere o programa Java abaixo.

Este programa está

  • A. a classe não tem construtor, nem implícito, nem explícito.
  • B. há sobrescrita do método calcularSalario.
  • C. a classe implementa a interface PessoaFisica.
  • D. a classe está incorreta, pois não possui os métodos getter.
  • E. há sobrecarga do método calcularSalario.

Um Técnico em Informática, utilizando uma instrução de um programa, apresentou o endereço de memória de uma variável e obteve como resultado o número 004040AF. O Técnico conclui que o

  • A. endereço está codificado em UNICODE.
  • B. computador pode endereçar até 4 GB de RAM.
  • C. computador pode endereçar até 8 GB de RAM.
  • D. endereço está em hexadecimal e há 64 bits no barramento de endereços.
  • E. endereço está em hexadecimal e há 16 bits no barramento de dados.

Os termos 32 bits e 64 bits das versões com Windows 7 se referem à

  • A. maneira como o processador de um computador processa informações, sendo que a versão de 64 bits do Windows processa a RAM com maior eficácia do que um sistema de 32 bits.
  • B. maneira como o processador de um computador processa informações, sendo que a versão de 64 bits do Windows processa a RAM com menor eficácia do que um sistema de 32 bits.
  • C. capacidade de guarda de dados em RAM, sendo que a versão de 64 bits do Windows guarda mais dados em RAM que um sistema de 32 bits.
  • D. capacidade de guarda de dados em RAM, sendo que a versão de 64 bits do Windows guarda menos dados em RAM que um sistema de 32 bits.
  • E. velocidade do processamento e a quantidade de dados armazenados em RAM, sendo que ambas as versões têm igual desempenho.

Em uma aplicação Java para web há uma página com o seguinte formulário:

 Ao clicar no botão Enviar, os dados são submetidos a uma servlet chamada Controle.java. Nessa servlet, para receber todos os valores selecionados nos campos checkbox do formulário deve-se utilizar a instrução

  • A. String interesses = request.getParameter ("interesse");
  • B. String[] interesses = request.getDateValues ("interesse");
  • C. String interesses = request.getParameterValues ("interesse");
  • D. String interesses[] = request.getParameter ("interesse");
  • E. String[] interesses = request.getParameterValues("interesse");

Considere uma fonte de 450 Watts que, de acordo com as informações do fabricante, é capaz de fornecer 32 amperes na saída de 3.3 V, 35 amperes na saída de 5 V e 14 amperes na saída de 12 V. Um Técnico de Suporte, ciente dos perigos que uma fonte de alimentação pode representar para um microcomputador, afirma corretamente que:

  • A. se a capacidade de fornecimento da fonte é excedida, ao se instalar duas placas 3D de ponta em SLI, por exemplo, todas as fontes disponíveis no mercado, vão se desligar sozinhas depois de algum tempo de uso, sem perda de dados nem danos ao equipamento.
  • B. se a capacidade de fornecimento da fonte é excedida, ao se instalar duas placas 3D de ponta em SLI, por exemplo, todas as fontes disponíveis no mercado, vão se desligar sozinhas depois de algum tempo de uso, sem perda de dados nem danos ao equipamento.
  • C. o processador consome corrente da saída de 5 V, já que a maior parte do fornecimento da fonte é destinada à saída de 5V. A fonte se encarrega de reduzir a tensão antes de fornecê-la ao processador. Atualmente, apenas componentes da placa-mãe e pentes de memória utilizam a saída de 12 V.
  • D. as capacidades reais da fonte são 105.6 Watts na saída de 3.3 V, 175 Watts na saída de 5 V e 168 Watts na saída de 12 V. Os 450 Watts prometidos são apenas um arredondamento da soma das capacidades das três saídas.
  • E. pode-se somar o consumo dos componentes que utilizam a saída de 5 V da fonte. Um HD de 7200 RPM consome de 5 a 10 Watts, cada gravador de CD ou DVD consome 5 Watts, cada cooler consome até 100 Watts e um processador dualcore em full load pode consumir até 150 Watts.

Considere o código fonte da página HTML a seguir:

 No bloco CSS3 incorporado, para que

  • A. somente a palavra Texto7 apareça na cor vermelha pode-se utilizar a instrução .um > i {color:red;}
  • B. somente a palavra Texto8 apareça na cor amarela deve-se utilizar a instrução div i {color:yellow}
  • C. somente a palavra Texto5 apareça na cor laranja pode-se utilizar a instrução .um > div > p > i {color:orange;}
  • D. somente a palavra Texto3 apareça na cor amarela deve-se utilizar a instrução div div i {color:yellow}
  • E. todos os textos apareçam na cor azul deve-se utilizar a instrução .um all {color:blue}

Um Técnico de Suporte sempre verifica tudo antes de ligar um microcomputador que está sendo montado. Entre as verdades e os mitos sobre os cuidados e os erros, é INCORRETO dizer que

  • A. se o primeiro boot ocorrer bem, isso quer dizer que o setup e as configurações, principalmente as relacionadas com o clock, as tensões da fonte e as tensões utilizadas pelo processador estão corretas. Ao terminar o boot, deve-se continuar instalando e testando os demais componentes, um de cada vez, sem se esquecer de conectar a fonte na tomada e mantê la ligada para o acionamento do cooler.
  • B. pode ocorrer um estampido instantâneo quando se liga o micro sem instalar o cooler ou quando este está mal encaixado. Quando está corretamente instalado, mas não está ligado na alimentação, o calor é absorvido pelo metal do cooler, fazendo com que o processo de aquecimento seja mais gradual e o processador trave ou desligue, sem realmente queimar.
  • C. um processador sem o heat-spreader pode ser danificado durante a colocação do cooler. Sem a proteção metálica, o que fica em contato com o cooler é o próprio wafer de silício do processador, que é bastante frágil. Ao instalar o cooler em processadores sem o protetor, os cuidados devem ser maiores e deve-se aplicar pressão apenas sobre a presilha de encaixe, evitando exercer força diretamente sobre o cooler.
  • D. na maioria dos casos, tentar ligar o micro com uma placa ou um pente de memória mal encaixado vai apenas fazer com que o boot pare com uma das sequências de bips do BIOS. Mas algumas combinações podem realmente causar sérios danos, sobretudo nas placas AGP ou PCI Express.
  • E. ao montar um micro, o primeiro boot é sempre um momento crucial, já que uma fonte com problemas de fábrica ou algum componente mal encaixado pode causar um desastre. Ligar o micro pela primeira vez é chamado de smoke test.

Considere a interface e a classe bean apresentadas abaixo, que fazem parte de uma aplicação que utiliza EJB.

Para indicar que a classe CalculadoraBean é um bean de sessão sem estado, deve-se

  • A. mudar a declaração da classe para public class CalculadoraBean implements CalculadoraLocal Statefull {
  • B. incluir na linha imediatamente anterior à declaração da classe a anotação @Statefull
  • C. mudar a declaração da classe para public class CalculadoraBean implements CalculadoraLocal Stateless {
  • D. trocar a anotação @Local contida na interface CalculadoraLocal por @Stateless
  • E. incluir na linha imediatamente anterior à declaração da classe a anotação @Stateless
Provas e Concursos

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