Questões de Informática / Microinformática da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)

Lista completa de Questões de Informática / Microinformática da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa CORRETA sobre o MS-Word.

  • A. Os marcadores  , e servem para alinhar o texto à esquerda, centralizado e à direita, respectivamente.
  • B.

    O cabeçalho e rodapé pode ser exibido, no menu "Inserir" e depois selecionando a opção "Cabeçalho e rodapé".

  • C.

    O MS Word possui um recurso chamado "AutoFormatação ao digitar", que tem como exemplo a substituição de dois hífens por um traço, após digitarmos um texto.

  • D.

    O recurso de ortografia e gramática funciona comparando as palavras e frases com um dicionário. Este dicionário não pode ser alterado pelo usuário, não sendo possível incluir novos termos ou palavras.

  • E.

    No menu "Formatar", opção "Fonte" podemos modificar o tipo de fonte, estilo e tamanho, mas não pode ser alterada a cor da fonte.

Marque a alternativa CORRETA sobre o programa Windows Explorer do Microsoft Windows XP.

  • A.

    Permite manipular os arquivos e pastas do Microsoft Windows, mas não serve para navegar em serviços da Internet.

  • B.

    Para compartilhar uma pasta, podemos selecionar a pasta com o botão direto do mouse, escolher a opção "Compartilhamento e segurança" e em seguida selecionar a opção "Compartilhar esta pasta na

  • C.

    Para acessar outro computador ou impressora compartilhada na própria rede, podemos digitar na barra de endereços o nome do compartilhamento, mas este deve estar previamente conectado à Internet.

  • D.

    Os arquivos e pastas podem ser copiados, recortados e colados selecionando o objeto com o botão direito do mouse, clicando sobre a opção "Manipular arquivos e pastas" e depois escolher uma das ações acima.

  • E.

    Não pode ser acessada a "Lixeira" através do Windows Explorer, mas somente no ícone próprio, na "Área de trabalho" ou no menu "Iniciar".

Marque a alternativa CORRETA sobre o MS Word.

  • A.

    Para gerar um índice analítico, deve ser aplicado previamente o estilo "Título 1", "Título 2", etc nos itens que irão compôr o índice, em seguida selecionar o menu "Inserir", opção "Referência", opção "Índice" e por último escolher a aba "Índice analítico".

  • B.

    A quebra de página faz com que o texto seja dividido em várias seções.

  • C. O botão  permite a organização do texto em até 6 colunas.
  • D.

    No menu "Arquivo", sub-menu "Imprimir", opção "Intervalo de páginas", estão disponíveis: "Todas", "Página atual", "Páginas", "Seleção" e "Parágrafo".

  • E.

    Para proteger um arquivo com senha, basta escolher o menu "Ferramentas", sub-menu "Opções", aba "Proteger documento" e escolher o tipo de restrição.

Assinale a alternativa CORRETA sobre Tabelas no MS Word.

  • A.

    Para modificar as propriedades de borda e sombreamento em uma tabela, seleciona-se o menu "Tabela", submenu "Propriedades da tabela", aba "Bordas e sombreamento".

  • B. O botão  é usado para mesclar as células de uma tabela.
  • C.

    As tabelas geradas a partir do MS Word não podem ser aproveitadas copiando e colando no MS Excel, tendo que ser digitado o conteúdo novamente.

  • D. Nas tabelas no MS Word podemos usar várias fórmulas predefinidas através do botão
  • E. Podemos classificar os textos de uma tabela selecionando as linhas necessárias e clicando o botão

Quanto ao MS Excel, marque a alternativa CORRETA.

  • A. Assim como no MS Word, o botão  permite o uso de várias fórmulas predefinida
  • B. O botão  serve para centralizar os textos em mais de uma célula.
  • C.

    Cada arquivo no MS Excel pode conter até 3 planilhas.

  • D.

    Para editar o conteúdo de uma célula, seleciona-se a célula e depois se pressiona a tecla F2 no teclado.

  • E. O botão  permite o usuário navegar na Internet através do MS Excel.

Sobre o MS Excel, marque a alternativa CORRETA.

  • A.

    No MS Excel não é possível usar o recurso "Verificar ortografia".

  • B. O botão  permite a classificação somente de textos nas células, não podendo ser classificado linhas iniciadas por número.
  • C.

    O assistente gráfico permite a criação de vários tipos de gráficos. Para definir qual a melhor opção, o usuário deve clicar sobre o botão "Manter pressionado para exibir exemplo".

  • D. O botão  serve para alinharmos o texto da célula para a parte inferior.
  • E. O botão  converte textos em números.

Ainda sobre o MS Excel, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    A função "SE" trabalha com valores lógicos: verdadeiro e falso. A expressão =SE(E3>0;"sim";"não") é um exemplo disto.

  • B. Os botões servem para diminuir casas decimais e aumentar casas decimais respectivamente.
  • C.

    Para copiar a fórmula de uma célula para outra, deve-se selecionar a célula de origem no canto superior esquerdo e arrastar até a célula de destino.

  • D.

    O MS Excel preenche automaticamente uma série de números, datas, etc. Para isso, basta selecionar a primeira célula da série e arrastar até a última célula desta série

  • E.

    No menu "Dados", sub-menu "Filtrar", opção "Autofiltro" permite que o MS Excel crie filtros, automaticamente, através do título das colunas, mas filtra somente colunas com texto.

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